BIBLIA ORTODOXA

terça-feira, 3 de maio de 2011

Metropolitan Community Churches e Derivados Totalmente Independentes

Young Adult Retreat - Register Now!
http://www.mccla.org/


Reverend Dr. Neil G. ThomasQueer Theology: The Dissertation of Reverend Dr. Neil G. Thomas
Now you can read the controversial and uplifting dissertation that MCCLA's Senior Pastor completed for his Doctorate of Theology CLICK HERE for PDF of Neil's Dissertation

Ad http://churchdiversity.com/
Higuaín
«Ó Teixeira, diz lá boa-noite aos senhores espectadores!»



A obra está publicada em português pela Gráfica de Coimbra 2 (que parece pouco preocupada em publicitar os seus livros), com o título “Jesus, uma abordagem histórica”.

Com a obra já impressa, surgiram complicações em Espanha (ainda antes da abertura do processo vaticano), pelo que a editora portuguesa distribuiu a obra com um suplemento de 64 páginas intitulado “Uma explicação ao meu livro «Jesus, uma abordagem histórica»”, que inclui um capítulo 15 (o último) totalmente rescrito e algumas novas notas relativas a outras passagens. Numa delas, na primeira versão, Pagola dizia que a expressão “irmãos de Jesus”, como hoje é globalmente afirmado pelos exegetas, refere-se mesmo a irmãos de sangue de Jesus. No suplemento, acrescenta que na cultura bíblica, quando se diz que são irmãos, “a única coisa que se afirma é que têm o mesmo pai”, para salvaguardar a virgindade de Maria.

As principais objecções ao Jesus Cristo de Pagola prendem-se com questões metodológicas e a afirmação de que algumas das instituições e práticas e dogmas da Igreja Católica não remontam a Jesus Cristo.

Em Espanha o livro foi retirado das livrarias, mas encontra-se on-line, na íntegra, em formado PDF, aqui. A nota da Conferência Episcopal Espanhola pode ser lida na Zenit.




 Reverendo Eber Cocareli 
Como seria bom se mais de nós imitássemos o exemplo do Pr Wilkerson, que se incomodou até os ossos da alma com as gangues de jovens em NY.



 «Ó Teixeira, diz lá boa-noite aos senhores espectadores!»

21:37LXFin partido

¡¡FINAAAAAAAAAAAAAAAL!! BARCELONA 1-1 REAL MADRID. LOS DE GUARDIOLA, A LA FINAL DE LA CHAMPIONS

CCNE PORTUGAL

CCNE PORTUGAL
Responsável: Edilson do Nascimento
Rua do Pinheiro, 30 - Parede - Lisboa/Portugal
Código Postal 2775-159
Contato: (351) 214005913 / 96 4996925



http://www.scielo.br/pdf/rs/v30n2/a06v30n2.pdf

UMA HOMOSSEXUALIDADE SANTIFICADA?
ETNOGRAFIA DE UMA COMUNIDADE INCLUSIVA
PENTECOSTAL
Share


CCNE Virtual > DEUS, Internet, Esperança, Vitória


A CCNE é uma igreja evangélica pentecostal que prega a teologia inclusiva, nesta comunidade ... Rua Amaral Gurgel, 292 Vila Buarque - São Paulo/SP - Brasil ...
www.ccne.org.br/  
92'Cambio



CAMBIO EN EL BARCELONA. AFELLAY ENTRA POR PEDRITO
92'Se duele Pedro, tendido en el suelo. Tira el balón fuera el Barcelona
90'Entramos en tiempo de prolongación. Dos más. El Barça se va a cargar al Madrid



90'Va a entrar Abidal en el Camp Nou. SE VIENE ABAJO EL CAMP NOU
89'Dispara Messi, de falta y sin barrera, y para Casillas. Pasa el tiempo en Barcelona...
88'Nueva falta de Carvalho, al que ayudó Albiol para parar a Alves. Esto se acaba... El Camp Nou disfruta del momento Capa do número especial da revista Time sobre a morte de Bin Laden
87'Se le acaba el tiempo al Madrid, que necesita dos goles. El Barça va a estar en Londres salvo milagro de última hora
85'Tarjeta amarillaOTRA DE ADEBAYOR. AMARILLA. UNA BARBARIDAD LO DEL DELANTERO DEL MADRID, QUE ESTÁ DANDO POR TODOS LOS LADOS
83'¡Pffffffff! Plantilla de Lass a Mascherano. Ya no hay medias tintas en el Camp Nou
82'Tarjeta amarillaAMARILLA PARA PEDRO, QUE LE LANZÓ LA PATADA A LASS, AUNQUE NO LE DIO. Era tarjeta igual. Fue muy duro el canario
82'Ovación tremenda del Camp Nou para Abidal, que comienza a calentar. Guardiola piensa en premiar al francés
81'Comienza a pasar de todo el belga, que ahora se tragó una falta de Mascherano y luego otra de Adebayor. El togolés está desatado. Está repartiendo como nadie
79'ENRIQUE ORTEGA: EL Real Madrid acusa el desgaste físico y cada vez le cuesta más llegar al área contraria. El equipo se ha quedado muy partido y no llega en el centro del campo. Guardiola ha metido a Keita por Villa. INiesta se ha adelantado en la banda izquierda. Xavi toma protagonismo según avanzan los minutos buscando contínuamente el balón.
78'Retrata Messi a Carvalho con un caño espectacular. Luego, arriesga Marcelo, pero le sale bien. Balón para el Madrid
76' 
Se queja Casillas, que le dice a los árbitros que tienen mucha cara. Alta tensión. No es para menos
75'Tarjeta amarillaDura entrada de Marcelo a Messi, cerca de la línea de fondo. TARJETA PARA EL LATERAL DEL MADRID
75' 
Cuarto de hora para el final. Espera Wembley...
74'CambioCAMBIO EN EL BARCELONA. SE RETIRA DAVID VILLA Y ENTRA KEITA
73'Remata forzadísimo, de cabeza, Messi. Fuera. Balón para el Real Madrid
71'Impreciso atrás el Barcelona, que está dándole una oportunidad al Madrid. Los blancos están vivos... todavía
69'Tarjeta amarillaAMARILLA PARA XABI ALONSO, QUE PARÓ CON FALTA A MESSI. El vasco sabe lo que hace
68'ENRIQUE ORTEGO: Con los cambios el Madrid mantiene su dibujo táctico, pero Ozil se ha escorado a la derecha y Di María juega por detrás de Adebayor, cambiándose con Cristiano. El equipo se queda partido en un 4-2-4.
68'Más de veinte minutos le quedan al Madrid. Ojo, que el Barça duda
66'Fuera de juegoFuera de juego de Adebayor. El Madrid va con todo. No existe el mañana
65'Pérdida del Barcelona, Di María la manda al palo, recoge el rechace y sirve a Marcelo, que empata con la izquierda. Hay eliminatoria
64'Gol 
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DEL MADRID. GOOOOOOOOOOOL GOOOOOOOOOOOL GOOOOOOOOOOL GOOOOOOOOOOOOOOOOOL DE MARCELO

62'Responder UsuarioLance11 dijo 
Delfín, en resumidad cuentas, ¿Qué opinas del gol anulado? Contesta por favor :-)
Hubo falta de Piqué a Cristiano y luego del luso a Mascherano. Si De Bleeckere da la ley de la ventaja no saca provecho el Madrid. Ronaldo hizo falta porque pierde el equilibrio por culpa de Piqué. Era libre directo para los blancos


FUNDAÇÃO APOSTÓLICA DA IGREJA ORTODOXA DE PORTUGAL

É importante dizer, e duma forma clara afirmar, que a presença da Igreja Ortodoxa em Portugal não é uma novidade surgida nos anos sessenta do século XX. A Igreja Ortodoxa existe em território peninsular ibérico desde a passagem por estas paragens do Santo e Ilustríssimo Apóstolo Paulo, o das Divinas Palavras, que tendo prometido vir ao Extremo Ocidente (cf. Epístola aos Romanos 15,24 e 28), aqui cumpriu a sua palavra (cf. as obras adiante citadas). Ela volta, depois, a Portugal, qual Fénix renascida das cinzas, na segunda metade do séc. XX.
Faz parte da História da Igreja Ortodoxa em Portugal não só a visita do Apóstolo como também a História dos Ilustríssimos Arcebispos Bracarenses e Primazes das Espanhas que, duma forma regular e avisada, combateram heresias e viveram a Ortodoxia.
Entre estes homens que em Braga tiveram o seu Trono Arquiepiscopal, convém distinguir S. Pedro de Rates, seu primeiro Bispo, sagrado por S. Paulo; S. Martinho de Dume, também Arcebispo de Braga, que S. Gregório de Tours louvava como o mais Santo, o mais intrépido Pastor e a maior Luz teológica da Igreja no seu século (VI), no Ocidente; também convém recordar S. Frutuoso de Braga; e o enorme vulto da Igreja, o Senhor Dom João Peculiar, que foi co-fazedor destes Reinos com o seu primeiro Rei, Dom Afonso Henriques.
Por isso tudo afirmamos, sem medo de errar, que a Ortodoxia, em 1968, voltou a uma Casa que fora sua, para se instalar sem falsos preconceitos ecumenistas e nela permanecer, assim Deus a ajude, assim os homens transmitam a sua herança, até à Parusia.
A longevidade da Ortodoxia da Igreja Peninsular (que constatamos ter alcançado o século XII, quando em algumas Igrejas do Ocidente, já no século IX, se perfilhavam algumas heresias) está sem dúvida alguma alicerçada na coragem e na tenacidade que os seus Bispos – ao longo de todo o I milénio – demonstraram ter, pugnando sempre pela salvaguarda da Tradição e Teologia Ortodoxas. Quando afirmamos a veracidade da Fundação Apostólica da nossa Igreja, não somos impelidos, ao fazê-lo, por nenhuma certeza infundada, nem tão-pouco por uma arbitrariedade despropositada; comprovamos unicamente – ao redescobrirmos o passado glorioso desta Igreja – a existência de factos e acontecimentos que, por si só, bastam para legitimar o que temos vindo a afirmar.
São Paulo, cujas idoneidade, seriedade e acção pastoral dispensam considerações, na sua Epístola aos Romanos diz: “tendo já há muitos anos grande desejo de ir visitar-vos, fá-lo-ei quando for às Espanhas [isto é, Península Ibérica, Portugal e Espanha]; pois espero ver-vos de passagem e por vós ser encaminhado para lá, depois de ter usufruído um pouco da vossa companhia... Tendo, pois, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá, passando por vós, irei às Espanhas” (Rm. XV,23-24;28).
Esta viagem do Santo Apóstolo, embora tenha sido programada por volta do ano de 61 da nossa era, só fora concretizada entre os anos 64 e 66. Os Judeus (que haviam morto Sant’Iago, Irmão de Cristo, no ano 42), perseguem São Paulo, conseguindo este salvar-se por milagre: salvo pelos Romanos, é por estes conduzido à prisão em Cesareia, onde fica dois anos. Sendo processado pelo Procurador Pórcio Festo, apela para Roma na qualidade de cidadão romano. A apelação foi aceite, tendo o Santo Apóstolo ido para a Capital do Império, à qual chega após uma viagem atribulada que termina com um naufrágio diante da ilha de Malta. Depois da sua libertação, empreende a viagem às Espanhas, no fim da qual regressa ao Oriente, tendo sofrido o martírio em Roma, segundo a Tradição.
São Paulo – como no-lo atestam as três viagens apostólicas anteriores – viajava de barco (nunca por terra), transporte que utilizou seguramente aquando da sua vinda à Península Ibérica.
É também do conhecimento geral, que nas Espanhas a cidade mais importante, servida por um não muito distante solicitadíssimo porto comercial, era Bracara Augusta (actual Braga), cidade consular onde vivia uma numerosa colónia grega, de cuja existência São Paulo sabia, uma vez que estava familiarizado com a cultura helénica, servindo-se dela para a difusão do cristianismo.
São Clemente, Papa de Roma (88-97) menciona, no ano 96, os exemplos dos Apóstolos Pedro e Paulo, enaltecendo o trabalho missionário deste último, relatando que ele se fez “pregador do Evangelho no Oriente e no Ocidente” e que “tendo ensinado a Justiça do Evangelho a todo o mundo e tendo vindo até ao termo do Ocidente e dado testemunho na presença dos chefes, assim saiu do mundo e foi elevado até ao lugar Santo” (Cf. Epístola de Clemente aos Coríntios V,5-7).
O Santo Bispo de Roma, Clemente, era um homem que havia privado com São Paulo, testemunhando inequivocamente a sua viagem apostólica às Espanhas, razão pela qual ele afirma, lapidarmente, sem hesitações, a efectuação da mesma. Quando São Clemente diz que o Apóstolo veio até ao termo do Ocidente, está implicitamente a referir-se às praias lusitanas do nosso actual Portugal; como dissemos anteriormente, a única cidade verdadeiramente importante e conhecida era a cidade consular (Bracara Augusta), que São Paulo ao vir à Península não deixaria de visitar em primeiro lugar.
Um sábio escritor, de nome Gams, estudou detalhadamente esta questão, demonstrando através do testemunho de autores pagãos e cristãos que em toda a Antiguidade o “termo do Ocidente” ou a “derradeira Hispéria”, designa sempre e exclusivamente a parte Ocidental da Ibéria; como é do conhecimento de todos, esse território é aquele que viu nascer Portugal e onde actualmente nos encontramos.
Outro venerando documento (datado de cerca do ano 150) – o “Cânon de Muratori” – para além de incluir o Cânon Bíblico mais antigo do Novo Testamento que se conhece, refere igualmente a mesma viagem do Apóstolo São Paulo, onde pode ler-se: “Lucas narra ao bom Teófilo aquilo que se sucedeu em sua presença, ainda que fale bem por alto da paixão de Pedro e da viagem que Paulo realizou de Roma até às Espanhas”.
O Canon de Muratori é, indubitavelmente, um documento importante, uma vez que, exprimindo a opinião da Igreja de Roma em meados do séc. II, afirma a realidade da viagem de São Paulo às Espanhas.
Os Bispos sagrados por São Paulo nas Espanhas exerceram uma profícua acção pastoral e, volvido pouco mais de um século sobre a estada do Santo Apóstolo nestes territórios, o crescimento da Igreja era de tal forma perceptível que Santo Ireneu de Lião, por volta do ano 180, invocava o exemplo da Igreja das Espanhas contra os hereges.
Algum tempo depois, pelos anos de 200-206, Tertuliano, afirma que o Cristianismo se estendera até aos lugares mais recônditos da Hispânia (Cf. Adversus Iudaeos, 7.4, p. 1354).
Mais tarde (séc. IV) o intrépido e indomável Santo Atanásio o Grande redigiu o seguinte texto: “… O Santo [Paulo] era zeloso o bastante para ter ido pregar tão longe quanto o Ilírico e não se coibiu de chegar até Roma (Romanos 1,15), ou mesmo de avançar até às Espanhas, de sorte que quanto mais trabalhasse, maior pudesse ser a recompensa pelo seu trabalho” (Cf. Epistula ad Dracontium, 4, col. 528).
No mesmo sentido escreveu o Bem-aventurado Jerónimo (331-420) o seguinte: “Paulo, qual flecha do Senhor... após ter percorrido muitos países, apressa-se a dirigir-se às Espanhas e, como uma «flecha» rápida, subjuga aos pés do seu Mestre o Oriente e o Ocidente” (Cf. “Explicação do Salmo XLIV, em carta dirigida à Virgem Principia”.
O mesmo Autor escreveu, ainda: “Quando este apóstolo [Paulo] atravessa tantos mares para vir às Espanhas, prova o que ele esperava desta província” (Cf. “Carta a Lucinus”, espanhol rico, escrita no mosteiro de Belém, em 394).
A viagem por mar era muito mais rápida do que por terra e está não só na linha de coerência das três viagens anteriores, como em harmonia com o temperamento impaciente de São Paulo.
Ainda no mesmo século (IV) São Cirilo de Jerusalém escreveu: “São Paulo... levou a seriedade da sua pregação até às longínquas paragens das Espanhas” (Cf. Catequeses 17,26).
Pouco depois (séc. IV-V) o Divino São João Crisóstomo dá testemunho da mesma realidade, afirmando: [Paulo] esteve dois anos cativo, em Roma, após o que foi liberto; depois, tendo ido às Espanhas aí viu igualmente Judeus e então regressou a Roma, onde foi morto por Nero” (Cf. Comentário à Epístola aos Hebreus, Prefácio, col. II).
O florescente estado da Igreja da Península, que já nos finais do século II se encontrava completamente evangelizada, quando a Igreja da Gália (actual França) ainda nem sequer estava em formação, denota ter recebido um impulso que vislumbramos em todas as Igrejas de Fundação Apostólica.
Somente nos séculos IX e X, altura em que Roma tentou, de uma forma mais visível, conglomerar em torno do seu Pontífice a força política requerida para com êxito poder hegemonizar as restantes Igrejas de Europa Ocidental, é que a Fundação Apostólica da Sé Bracarense, e por conseguinte da Igreja das Espanhas, fora posta em causa. Entende-se bem a razão que terá levado Roma a agir neste sentido; reclamando-se a única Sé de Fundação Apostólica Ocidental, pretendia que lhe fosse reconhecida uma particularidade que (segundo Roma) iria conferir-lhe uma Primazia, não de Honra (como até então), mas de Jurisdição efectiva sobre as outras Igrejas, pondo termo à Autocefalia de cada uma. Roma tentava legitimar, em parte, as suas pretensões hegemónicas, pelo simples facto de se proclamar, em todo o Ocidente, a única Igreja fundada pelos Apóstolos. Quanto à Igreja da Hispânia, no período que se seguiu à invasão dos Moiros, em 711, ficou assaz debilitada, conseguindo no entanto permanecer fiel à Ortodoxia até ao século XII.
A Fundação Apostólica da Igreja de Portugal e das Espanhas é, antes de mais, um motivo de profundo regozijo e sentida alegria, porque esteve há 2.000 anos, no meio deste povo, um Apóstolo; depois, trata-se de uma Justiça Histórica que não pode nem deve ser escamoteada.
Para todos aqueles que com sinceridade se abeirarem da História da Igreja Peninsular no I milénio, a sua Fundação Apostólica não pode, de forma alguma, ser questionável; ela é-lhe outorgada pelo Santo Apóstolo Paulo, havendo sido testemunhada por todas as Igrejas do Ocidente, suas irmãs, estando nelas incluída a Igreja de Roma, como o testemunha São Clemente (88-97), logo no século I, confirmada por inúmeros Padres da Igreja, quer Ocidentais quer Orientais, como o demonstram seguramente os exemplos supracitados.
A viagem de São Paulo às Espanhas era uma realidade aceite, igualmente, por todas as Igrejas do Ocidente, e disto nos dá testemunho uma carta do Papa Gregório VII (1073-1085), dirigida aos Reis Afonso VI de Castela e Sancho II de Navarra, da qual citamos o seguinte extracto: “Como o Apóstolo Paulo dê a entender que veio às Espanhas e depois se afirme que foram sagrados sete bispos pelo mesmo Apóstolo para instruírem os povos desse País, os quais, destruída a idolatria, fundaram a cristandade, plantaram a religião”, etc.; e mais abaixo: “E assim como não duvidais que daqui (isto é, de São Paulo e dos discípulos por ele sagrados) recebestes o princípio da Religião Católica”, etc.
Donde se infere que Gregório VII afirma o que é por Roma tido como certo; os dois Reis de Castela e Navarra, Afonso e Sancho, não ignoravam, nem ainda duvidavam, que de São Paulo e dos seus discípulos receberam as Espanhas os princípios da Fé e da Religião Católica, o que demonstra que esta era no seu tempo a Tradição das Igrejas do Ocidente; demais, dizendo que a missão dos Sete Bispos fora dada por São Paulo, não só precisa a data do nascimento, mas esclarece também que o trabalho do Apóstolo fora continuado e que as Igrejas por ele fundadas desde logo se expandiram por toda a Península Ibérica.
O mesmo é veiculado numa obra de grande envergadura, em cinco volumes, encomendada por Afonso X de Castela e Leão, o Sábio e compilada por Bernardo de Brihuega na 2ª metade do séc. XIII, da qual sobreviveu tão-somente um volume, em tradução portuguesa, num códice alcobacense de 1442-1443 onde (depois de mencionar os dois anos em que São Paulo viveu em Roma em residência guardada) pode ler-se: “...desde esses anos adiante, viveu ele dez anos mais, a seu talante e à sua vontade, sem guarda alguma, pois andou por Roma, pela Itália e pelas Espanhas pregando o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo” (Cf. Vidas e Paixões dos Apóstolos, f. 191c-192a, Vol. II, pág. 100, ed. crítica e estudo por Isabel Vilares Cepeda, série Textos Medievais Portugueses-1, Inst. Nac. Investig. Científica, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Lisboa 1982).
Por último resta-nos citar o Cónego J. Augusto Ferreira (sécs. XIX e XX), que na sua obra intitulada “Memórias para a História dum Cisma” afirma lapidarmente que “São Paulo, livre das suas cadeias, fez a viagem às Espanhas, com o fim certamente de completar a missão que havia recebido, de pregar o Evangelho a todos os gentios. Esta viagem marca o apogeu da sua vida, depois da qual o Apóstolo poderia terminar os seus trabalhos, porque a palavra de Deus tinha chagado às colunas de Hércules, limite do Império Romano e do mundo conhecido.
São Paulo não veio às Hespanhas de arribada ou por uma destas contingências da sorte inerentes à fatalidade das cousas.
São Paulo projectou e calculou serena e deliberadamente esta viagem. Sobre a realização da viagem de São Paulo às Hespanhas não pode, pois haver dúvidas algumas”.
Desde o tempo do Imperador Diocleciano (284-305) que a Igreja das Espanhas, aproveitando as divisões administrativas do Império, ficou dividida em cinco províncias eclesiásticas: Cartaginense, (capital Cartagena); Tarraconense, (capital Tarragona); Bética, (capital Sevilha); Lusitânia, (capital Mérida); e a Galécia, (com a capital em Braga).
Cada uma destas cinco províncias eclesiásticas era presidida por um Metropolita, sendo o Metropolita Primaz das Espanhas o de Braga.
No actual território português encontravam-se as províncias eclesiásticas da Galécia e da Lusitânia, conhecendo-se desta época (séc. IV) os Bispos Vicente (300) e Itácio (380-386) de Ossónoba (actual Faro); o Bispo Quinciano (300) de Évora e o Bispo Potâmio (357) de Lisboa.
Dois séculos depois, em pleno domínio suevo, a Metrópole de Braga contava ao seu interior perto de vinte dioceses, das quais citamos apenas algumas: Lugo, Orense, Astorga, Iria, Tuy, Britónia, Conímbriga, Viseu, Dume, Lamego, Porto, Egitânia, etc. A metrópole de Mérida tinha como dioceses sufragâneas: Pax Julia (actual Beja), Lisboa, Ossónoba, Caliábria, Cória, Évora, Ávila e Salamanca.
Os pormenores em relação às várias vertentes da vida cristã nesta época não são muito abundantes. Podemos não obstante afirmar que, em princípio do século V, toda a população hispano-romana se tinha convertido ao cristianismo.
Em meados do século VI, todo o povo suevo, mercê da profícua acção pastoral de São Martinho de Dume, Metropolita Primaz das Espanhas, entra na Igreja Cristã. Ainda no mesmo século, Recaredo rei dos visigodos, com todo o seu povo, graças ao trabalho missionário de São Leandro, Bispo de Sevilha, recebe o Baptismo.
No início do século V, devido à debilidade das estruturas do Império Romano do Ocidente, os povos bárbaros, que se haviam acantonado ao longo das suas fronteiras, fazem diversas incursões em território imperial. De todos esses povos bárbaros, os primeiros a transpor os Pirinéus e a entrar na Península, após haverem assolado as Gálias, são os Alanos, os Vândalos e os Suevos (409). Ao fim de algum tempo de indescritível violência à qual submeteram o povo hispano-romano, decidiram partilhar entre si as várias províncias das Espanhas, nelas vivendo pacificamente a partir do ano 411: os Alanos ocuparam a Lusitânia e a Cartaginense; os Vândalos e os Suevos instalaram-se na Galécia; os Silingos (uma tribo dos Vândalos) decidiram-se pela Bética. A Tarraconense, que então ficara na posse dos Hispano-Romanos, em 416 era ocupada pelos Visigodos, chefiados por Ataúlfo.
Em breve sobrevieram lutas entre os invasores determinando o afastamento de alguns. Os Alanos e os Silingos foram aniquilados no ano 418 pelos Visigodos, tendo os escassos sobreviventes encontrado refúgio junto dos Vândalos, os quais, por sua vez, se deslocaram da Galécia para a Bética, passando em 429, sob o comando de Geiserico, para a África. Na Península Ibérica ficaram então três povos: os Hispano-Romanos, os Visigodos e os Suevos.
Quando chegaram à Galiza, os Suevos eram praticamente todos pagãos e o seu estabelecimento no Noroeste da Espanha perturbou profundamente a vida dos cristãos, sendo muitos dos membros do clero obrigados a abandonar as suas paróquias. São Toríbio de Astorga, regressando de uma peregrinação ao Oriente, surpreendeu um recrudescimento da heresia priscilianista na província da Galécia por essa altura.
Santo Isidoro de Sevilha e Santo Idácio de Chaves informam-se que Requiário fora o primeiro Rei Suevo a converter-se ao cristianismo mas, apesar deste acontecimento, novos motivos de dissidência religiosa surgiram no reinado de Remismundo, pelo ano 465, quando um bispo ariano de nome Ajax, sob a protecção dos Visigodos, entrou nas Espanhas, arrastando o Rei e todo o seu povo para o arianismo, onde permaneceu perto de um século.
Desde o início da invasão dos povos bárbaros até ao fim da primeira metade do século VI, a província da Galécia atravessou uma grande crise político-religiosa, desde a perseguição dos cristãos pelos fanáticos arianos até à profanação dos templos e mosteiros; a própria liturgia ressentiu-se profundamente com toda esta desordem.
De todos os povos bárbaros que invadiram a Península, os Visigodos eram os que haviam tido um maior contacto com o cristianismo. Contudo, no século IV vieram a decidir-se pelo arianismo, devido à acção do bispo ariano Ulfila (311-383) que havia sido sagrado por Eusébio de Nicomédia. Ulfila traduziu toda a Sagrada Escritura e textos litúrgicos para a língua goda, exercendo uma enorme influência sobre os povos godos. Em 414, ao passarem para as Espanhas, os visigodos traziam consigo muito clero ariano, o qual, sob a protecção dos príncipes bárbaros, organizou o culto e edificou igrejas. A guerra que se desencadeara entre os Visigodos e os Suevos teve como consequência imediata o saque e a destruição dos templos cristãos, como se verificara em Braga e em Astorga em 456. As perseguições abrandaram um pouco sob os reinados de Eurico (466-484) e de Alarico (484-507). Seguiram-se à morte do Rei visigodo Alarico alguns anos de paz, que a Igreja peninsular aproveitou para reorganizar a distribuição e colocação do clero, dedicando-se também a um profundo trabalho litúrgico que São Martinho de Dume viria impulsionar. Fora esta a tarefa encetada pelos Concílios locais de Tarragona (516), Gerona (517), Lérida, Valência (524) e Toledo (527).
Os visigodos até ao ano 550 não tinham capital fixa nas Espanhas. É o Rei Atanagildo (544-572) que a vai estabelecer pela primeira vez em Toledo. Com este Rei tem início a época de esplendor da monarquia visigótica. É igualmente com este Rei que Bizâncio retoma parte dos territórios da Península, principalmente junto do litoral, com cidades como Cartagena, Málaga, Cádis, Sevilha e Ossónoba, entre outras, que desde então ficam sob a jurisdição do Império Romano do Oriente, assim permanecendo até o século VII.
Atanagildo continuou com a sua política de tolerância e pensa-se mesmo que terá recebido o baptismo secretamente.
Quando o seu irmão Leovigildo (572-586) sobe ao trono, nova crise político-religiosa eclode nas Espanhas. Casara Leovigildo com Teodósia, a qual, segundo se pensa, seria tia de São Leandro. Leovigildo teve dois filhos: Hermenegildo e Recaredo. Pela morte da Rainha, o Rei casara com Gosvinta, viúva de Atanagildo e fanática ariana. Para evitar dissensões familiares, uma vez que Hermenegildo, seu filho, havia casado com uma princesa cristã, Ingonda, a qual desde logo incorreu no desagrado de Gosvinta, Leovigildo decidiu associar os seus dois filhos ao governo, ao mesmo tempo que os afastava da Corte, enviando-os para outras províncias.
São Leandro baptizou o príncipe Hermenegildo, que imediatamente declarou guerra a seu pai. Este por sua vez instaurou uma nova era de perseguições, enviando bispos para o exílio, favorecendo a apostasia e confiscando os bens da Igreja. Durante um período de seis anos os visigodos cindiram-se em dois reinos, até que Hermenegildo, cercado em Córdova, fora por seu pai destituído de todas as dignidades, despojado das suas funções e enviado para Valência. Depois da sua transferência para Tarragona, é encerrado na prisão onde, após se terem revelado infrutíferas todas as pressões e torturas para que de novo aceitasse o arianismo, foi assassinado a 13 de Abril do ano de 585. A Igreja venera-o, desde então como Mártir.
Nesse ano de 585, seu pai, Leovigildo, conquista a Galiza, procurando que os Suevos aceitem a heresia ariana, tendo provido as Sés de Lugo, Tuy, Porto e Viseu com bispos arianos. À morte de Leovigildo (em 586) toda a Península estava sob domínio visigótico, com excepção dos territórios que dependiam directamente de Bizâncio.
Nesse mesmo ano sobe ao trono o Príncipe Recaredo (586-601). Dez meses depois receberia o baptismo, chamando todos os bispos exilados, entre os quais figurava São Leandro, que de 579 a 586 se tinha refugiado em Constantinopla, onde privou de perto com o Imperador Maurício (539-602). De seguida Recaredo exortou os bispos arianos a abandonarem a heresia, reintegrou os bispos cristãos nas suas Sés e devolveu à Igreja todos os bens dos quais havia sido espoliada.
Em 589, após ter reprimido todas as rebeliões fomentadas por Gosvinta, o Rei Recaredo achou por bem fazer proclamação oficial da sua adesão ao Cristianismo. A 4 de Maio de 589 reunia-se em Toledo aquele que viria a ser o III Concílio daquela cidade, onde estiveram presentes 62 bispos, além dos representantes de outros 5. Presidiu o Concílio o Metropolita Massona de Mérida da província da Lusitânia. Recaredo inaugurara a abertura do Concílio com um discurso e uma declaração de fé, na qual, infelizmente, estava inserida a heresia do Filioque, que nos séculos futuros alastraria por todas as Igrejas do Ocidente. Neste Concílio foi condenado o arianismo e redigiram-se 23 cânones disciplinares. O Rei fora o primeiro a subscrever as actas conciliares, dando foros de lei às decisões do Concílio. O discurso de encerramento foi pronunciado por São Leandro de Sevilha.
Depois do III Concílio de Toledo e dos sete que o precederam no século VI, inúmeros outros viriam a ter lugar durante a monarquia visigótica. No século VII reúnem-se em Toledo 14 Concílios, sendo 12 nacionais e 2 provinciais e 1 Concílio provincial em Braga sob a presidência do Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas Leodecísio, que fora o III bracarense. A presidência dos Concílios reunidos em Toledo repartiu-se entre os Metropolitas de Braga, de Mérida e de Sevilha.
Os Concílios acima mencionados trataram essencialmente de questões disciplinares, tendo redigido perto de 200 cânones, na medida em que as graves heresias que careciam de uma apreciação teológica haviam sido debeladas no século VI.
Bom será realçar que desde a Fundação Apostólica da Igreja Peninsular por São Paulo no século I até à invasão dos Moiros em 711, a Autocefalia das Espanhas é incontestável, não se vislumbrando em nenhum acto eclesial desta Igreja subordinação alguma face a Roma. Desde a nomeação dos seus Metropolitas no princípio do século IV e da divisão da Península em Províncias eclesiásticas, até à sagração dos seus Bispos, convocação e presidência dos Concílios nacionais ou provinciais e eleição dos seus Primazes, age sempre de acordo com os princípios subjacentes a uma Igreja Autocéfala. No decorrer de toda a fase de ocupação moira, as relações que a Igreja das Espanhas mantinha, não só com Roma como com Constantinopla, são interrompidas. Quando no início do século XII estas relações são reatadas, as Espanhas descobrem uma Igreja de Roma separada das Igrejas Orientais, completamente diferente daquela que haviam conhecido até ao século VIII, autocrática e despótica, utilizando o poder secular como meio para atingir os seus objectivos hegemónicos.
Após a morte de Maomé (632), os Árabes empreenderam uma guerra de conquista que em menos de um século lhes granjearia um imenso império, estendendo-se este desde o oceano Índico até ao Atlântico.
Depois de submetidos a Pérsia, o Egipto e a Síria, voltaram-se para o Norte de África, conquistando todo esse extenso território.
Terminada esta empresa, os seus olhos galgaram o Mediterrâneo e avistaram as Espanhas. Motivados pelos sucessos das campanhas anteriores, logo esboçaram planos para a anexação da Península. No ano de 711, entre Abril e Maio, desembarcaram na margem Sul da Ibéria 7.000 mouros e berberes, chefiados por Taric, que imediatamente se apoderaram de Gibraltar, Carteia e Algeciras, prosseguindo até Córdova.
Dom Rodrigo, sucessor do Rei Vitiza (694-709), apesar de não haver conseguido sanar as dissensões internas que o opunham a um outro filho de Vitiza (que se havia proclamado pretendente ao trono visigodo), conseguiu contudo reunir um poderoso exército, indo ao encontro dos invasores.
Entretanto, Taric recebera reforços consideráveis. A batalha entre ambos os exércitos travou-se nas margens do rio Guadibeca, ou Barbate, a 19 de Julho do ano 711.
Dom Rodrigo – traído por parte dos seus homens – desapareceu. Os restantes soldados morreram em combate ou fugiram.
No ano seguinte um reforço de 18.000 combatentes viria engrossar as hostes invasoras e em 7 anos – com excepção de uma pequena região montanhosa no extremo Norte – onde se refugiou Pelágio com alguns sobreviventes do exército de Dom Rodrigo – toda a Península ficava submetida aos Mouros.
Desde a data da conquista até 755, toda a Ibéria passou a constituir uma província (emirato) do califado de Damasco, sendo dirigida por um governador.
Com a anexação da Península, os Cristãos sofreram sérios revezes, sendo privados da sua antiga liberdade. Doravante, humilhados pelos Mouros, foram espoliados das suas terras, os seus bens confiscados, as suas igrejas e mosteiros destruídos, com excepção de alguns, aos quais aprouve concertar pactos com os invasores. A estes, mediante uma dupla contribuição (territorial e pessoal) era-lhes permitido o “livre exercício de culto”, não sem frequentes intromissões e exigências dos conquistadores.
Em 755, chega à Península o príncipe omíada Abderramão I, inaugurando em Córdova a dinastia dos príncipes omíadas, independentes de Damasco, que continuaram a chamar-se Emires, até que Abderramão III (912-961) tomou o título de Califa.
O Califado de Córdova foi extinto no ano de 1031.
Exceptuando os reinados de Abderramão II e de Mohamede I – ambos ligados a violentas e sangrentas perseguições – os Cristãos usufruíram de um período de relativa tolerância.
Todavia, a forçada vizinhança com muçulmanos e judeus permitiu que entre os cristãos moçárabes (cristão em território ocupado pelos muçulmanos) se criasse um ambiente propício à lassidão dos costumes e ao desrespeito do dogma. Assim, no século VIII, propagaram-se nas Espanhas algumas heresias concernentes à Santíssima Trindade.
Durante esta época difícil da existência da Igreja das Espanhas, apraz-Nos registar a acção de Santo Eulógio, que serviu de barreira intransponível aos crescentes atropelos de vária ordem que assolavam a vida da Igreja. Combateu os erros doutrinais servindo-se duma intrépida apologia enaltecendo a multissecular Tradição da Igreja. Tendo sido eleito Arcebispo de Toledo, não fora no entanto entronizado, sofrendo o martírio a 11 de Março do ano 859.
Além de Santo Eulógio, muitos outros cristãos selaram com a vida a sua fidelidade à Igreja. É disto exemplo São Sezinando, martirizado em Córdova a 16 de Julho de 851 (era natural da cidade de Beja).
Com a subida ao trono de Hixeme II, em 976 (com apenas 10 anos de idade) o poder passou a ser exercido na prática pelo general Almançor, o qual viria a morrer em 1002, altura em que entra em declínio o Califado de Córdova. Em 1031 dividia-se em pequenos principados autónomos, até que de 1100 a 1145 os Almorávidas, oriundos de África, impuseram o seu domínio aos vários príncipes dissidentes; era, todavia, tarde demais para conter o avanço dos cristãos. É no tempo dos Almorávidas que a Monarquia Lusitana vai nascer.
Os Cristãos Moçárabes Lusitanos
Em 713, Abde Alaziz, filho de Muça, conquistava as cidades de Viseu, Coimbra e Santarém. Mas os Moçárabes desta faixa peninsular eram dos mais inconformados e insubmissos, tendo protagonizado várias insurreições, uma das quais no tempo de Abderramão I (763-764), que se estendera de Santarém e Lisboa, a Beja e a Évora, tendo ainda alcançado todo o Algarve. A desagregação do Califado de Córdova deve-se, sem dúvida alguma, na sua maior parte, à temeridade e vontade indómita que caracterizaram estes cristãos.
Uma das nefastas consequências da ocupação árabe fora a crescente arabização dos moçárabes, a qual permitiu fosse possível descortinar cristãos participando nos exércitos invasores na conquista de cidades como Coimbra, combatendo os seus irmãos do Norte empenhados na Reconquista.
Passados alguns anos sobre a subjugação da Península Ibérica, perde-se o traço dos Bispos que teriam porventura permanecido sob domínio muçulmano no actual território português. A Igreja fora totalmente desarticulada na sua organização eclesiástica: os seus bispos perseguidos e martirizados; o seu clero disperso: os templos destruídos; os mosteiros saqueados e os fiéis oprimidos sob o jugo férreo dos invasores. A Igreja em territórios moçárabes só sobreviveu graças à fé inabalável desses temerários cristãos que por Ela deram a vida, jamais pactuando com a temível força invasora.
A Igreja no Território Libertado
O espírito que alentou os homens da Reconquista está magistralmente expresso num episódio narrado na “Crónica de Afonso III de Leão de Castela”. Havendo os Sarracenos mandado um exército às Astúrias (Noroeste da actual Espanha) com o fim de desalojar os cristãos, Pelágio – sabendo da sua presença – refugiou-se na Cova de Santa Maria, no monte Auseva. Ao emissário que da parte dos Sarracenos lhe foi enviado com o intuito de o convencer a inutilidade da resistência, respondeu Pelágio da seguinte forma: “– Não me alio aos Mouros nem me sujeito ao seu próprio império. Não sabes que a Igreja se compara à lua, que por algum tempo parece diminuída e depois logo volta ao seu antigo esplendor? Confiados na misericórdia do Senhor, esperamos que neste pequenino monte nasça a salvação da Hispânia”. Após o regresso do emissário ao acampamento moiro. Foi dada a ordem de começar o ataque. Mas Deus protegeu os cristãos e deu-lhes milagrosamente a vitória. Logo a seguir à batalha, Pelágio foi proclamado Rei, tendo-se edificado um santuário à Virgem Maria Mãe de Deus, no lugar em que havia tido lugar o confronto.
As circunstâncias que presidiram à ocupação do Noroeste da Península pelos Muçulmanos permanecem bastante obscuras. A Reconquista foi demorada e cheia de vicissitudes. Afonso I, no ano de 753, tomou as cidades de Braga, Porto, Viseu e Chaves. Mas como não pôde consolidar e manter estes territórios, matou os ocupantes muçulmanos, levando os cristãos para as Astúrias. Somente no reinado de Afonso III, retomada da cidade do Porto pelo conde Vimara Peres em 868, fora possível restabelecer definitivamente nessa região o domínio dos Cristãos. A Igreja em território libertado rapidamente se desenvolveu. As paróquias rurais surgiram às centenas. Em relação aos mosteiros, calcula-se que nas regiões libertadas existiriam à volta de 2.000 com uma média de 30 monges cada, o que perfaz um total de cerca de 60.000 monges para uma população que não iria além de 1.000.000. Esta apreciação permite-nos, com alguma exactidão, ajuizar a vitalidade da Igreja nestes tempos. Por volta do ano 880 eram restauradas e repovoadas as cidades de Braga, Porto, Chaves, Viseu e Lamego.
Posteriormente a esta data, o território entre Douro e Mondego foi frequentemente devassado pelas invasões mouras que pretendiam conquistar a Galiza, tendo caído em posse dos muçulmanos nos finais do século X. Fernando Magno, Rei de Leão e Castela (1037-1065) vai novamente trazer os limites dos territórios dominados pelos Cristãos até ao Mondego, tomando em seguida Seia (1055) Lamego (1057), Viseu (1058) e Coimbra (1064). Trinta anos volvidos sobre estes episódios, Afonso VI avança até ao Tejo, conquistando Lisboa, Sintra e Santarém (1095), cuja posse não logrará manter, e organiza a administração dos territórios ocupados.
Os restantes sucessos militares decorrem já dentro da Monarquia Portuguesa, desde a altura em que Dom Afonso Henriques toma definitivamente Lisboa, em 1147, até Dom Afonso III, que em 1249 conclui a conquista do Algarve.
Impõe-se ainda uma palavra sobre aquele que fora, sem dúvida alguma, um dos últimos defensores (e dentro eles o maior) da Primazia de Braga na Igreja das Espanhas – Dom João Peculiar.
Foi um dos 12 Cónegos Regrantes fundadores do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Sagrados Bispo, ocupou a Sé do Porto, da qual passou à de Braga, por morte de Dom Payo, na qualidade de Metropolita de Braga e Arcebispo Primaz das Espanhas.
Muito cedo se viu confrontado com a questão da pseudo-primazia de Toledo, que os Arcebispos desta cidade reclamavam invocando a posição singular que Toledo teve enquanto centro administrativo de Império Visigodo. Como Dom Afonso VII, Rei de Leão e Castela, se intitulava ser o legítimo herdeiro do ideal visigótico, almejando concretizar a unificação política da Hispânia, a Sé Toledana achou oportuno – escudada pelo poder régio – reivindicar um direito que nunca lhe assistiu.
Felizmente as pretensões de Toledo encontraram em Dom João Peculiar um acérrimo e indomável opositor.
Furtou-se sempre as vontades dos Bispos de Roma – como Eugénio III (1145-1153), o qual lhe ordenara prestasse homenagem ao Primaz de Toledo, posto que naquele tempo os Bispos de Roma viam nos prelados daquela cidade o meio mais eficaz de contornar e influenciar o poder político na Península – e quando Papas como este Eugénio III, Adriano IV (1154-1159) ou Alexandre III (1159-1181) o admoestaram e ameaçaram, o temerário Metropolita de Braga partiu para Roma (onde fora não menos de 7 vezes) resistindo a todas as tentativas de coacção, removendo todas as sanções – consolidando a Autocefalia da Igreja Hispânica e salvaguardando a ancestral Primazia da mui nobre e cristã cidade de Braga. Pena foi que os seus sucessores no Sólio Metropolitano Bracarense não soubessem esgrimir com a mesma destreza – que o notabilizara – a espada inquebrantável da temeridade e da justiça, às quais jamais se eximira.
Dom João Peculiar consegue no tempo do seu pontificado restaurar as Instituições canónicas da Igreja, conferindo-lhes operacionalidade, mesmo face às constantes tentativas de ingerência exterior que já então visavam transferir para Roma o poder decisório próprio à Igreja Autocéfala das Espanhas. É ele (com o seu Sínodo) quem decide da oportunidade da abertura das dioceses; quem sagra os Bispos; quem legitima a fundação dos mosteiros – um acto por ele praticado já no fim do exercício do seu múnus episcopal é indesmentivelmente demonstrativo do seu perfil de Primaz plenamente assumido. Passado que era um ano sobre a partida para os Céus de São Theotónio, reuniu Dom João Peculiar os seus prelados diocesanos, entre os quais referimos a presença dos Bispos Dom Miguel de Coimbra, Dom Odório de Viseu, Dom Pedro de Porto e Dom Mendo de Lamego. No dia do seu aniversário a 18 de Fevereiro, fosse dos anos de 1163 ou de 1167, glorificando (canonizando) São Theotónio, que em virtudes a todos excedeu em seus dias.
O período que medeia do princípio do século IX até ao século XII foi determinante para o futuro da vida da Igreja das Espanhas. No espaço de tempo abrangido por estes três séculos, as relações assíduas da Igreja Hispânica com as demais Igrejas Cristãs Ortodoxas, são interrompidas. Entretanto, o Ocidente presenciava a metamorfose da Igreja de Roma, cujos atropelos à Tradição, deturpação dos dogmas e improvisação eclesiológica, a iriam conduzir à separação das Igrejas Orientais, em 1054.
A Imagem que a Igreja das Espanhas guardava da Igreja de Roma dos primeiros sete séculos, não foi encontrar correspondência naquela que no final do século XII lhe foi oferecer. Destruídas que começavam a ser as Instituições canónicas próprias à Igreja Hispânica no respeitante ao seu poder deliberativo local, em breve Roma iria colher os frutos do seu plano centralizador, que visava erguer em todo o Ocidente a voz incontestável do seu Bispo, o que acabaria por conseguir em parte, graças à inércia e inoperância dos Bispos diocesanos de Portugal e da Espanha e à tibieza dos seus Primazes.
 http://www.igrejaortodoxa.pt/historia-fundacao_apostolica.html

FÉ ORTODOXA
Os ensinamentos da Fé Ortodoxa estão resumidos no texto inicial e inalterável do Símbolo da Fé (chamado Credo de Niceia), formulado no séc. IV pelos dois primeiros Concílios Ecuménicos (Niceia e Constantinopla), confessando "o Pai o Filho e o Espírito Santo, Trindade Consubstancial e Indivisível" (Liturgia de São João Crisóstomo).
ELA CRÊ em "um só Deus, PAI TODO-PODEROSO, Criador dos Céus (mundo real mas invisível e imperceptível aos nossos sentidos, mundo angélico) e da Terra (mundo visível). Esta Criação deve ser compreendida no sentido mais forte do termo, não como uma organização a partir de elementos caóticos preexistentes mas como Criação PURA, do nada (ex nihilo) da vontade única da Trindade.
ELA CRÊ em "um só Senhor , Jesus Cristo, Filho Único de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos, gerado, não criado, consubstancial ao Pai (da mesma essência que Ele, logo Deus), por Quem tudo foi criado...
ELA CRÊ na Encarnação do Filho de Deus (o Verbo) que por nós homens (Deus fez-se Homem para que o Homem fosse deificado) e para a nossa salvação, desceu dos Céus e encarnou pelo Espírito Santo no seio de Maria Virgem, e Se fez Homem (quer dizer que assumiu, no Seu Amor, a totalidade da natureza humana, exceptuando o pecado).
As duas naturezas, a divina e a humana, subsistem em Cristo "sem confusão nem separação" (segundo o dogma do 4º Concílio Ecumênico de Calcedônia, séc. V).
ELA CRÊ na crucifixão, na morte e na ressurreição de Cristo, acontecimentos anunciados nas Escrituras pelos Profetas e ocorridos 'sob Pôncio Pilatos" momento histórico central da nossa salvação.
ELA CRÊ na "subida aos Céus" do Senhor, na Sua Humanidade glorificada. Sentado à direita do Pai, fonte de tudo para todos, Ele virá dos Céus em Glória (visivelmente, Todo-Poderoso) para "julgar os vivos e os mortos" (no dia final da História do Mundo).
ELA CRÊ no "ESPÍRITO SANTO, Senhor e fonte de Vida, que procede do Pai – e não do Pai e do Filho. Cláusula Filioque – e com o Pai e o Filho recebe a mesma adoração e a mesma glória. Foi Ele que falou pelos profetas" (por Profetas a Igreja, entende os do Antigo Testamento e igualmente os Padres da Igreja, os Santos inspirados por Deus, os Concílios Ecumênicos, até aos nossos dias).
[Pergunta: "O que é a Cláusula filioque?"

Resposta: 
A cláusula filioque era, e ainda é, uma controvérsia na igreja em relação ao Espírito Santo. A pergunta é: de quem o Espírito Santo procedeu, do Pai, ou do Pai e Filho? A palavra "filioque" significa "e filho" em Latim. É chamada de cláusula filioque porque a frase "e filho" foi adicionada ao Credo Niceno, indicando que o Espírito Santo procedeu do Pai "e Filho". Houve tanta controvérsia por causa desse assunto que acabou culminando na separação das Igrejas Católica Romana e Ortodoxa em 1054 D.C. As duas igrejas ainda hoje não chegaram a um acordo sobre a cláusula filioque.

João 14:26 nos diz: "mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome.... ". João 15:26 nos diz: "Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim." Veja também João 14:16 e Filipenses 1:19. Essas passagens aparentam indicar que o Espírito é enviado pelos dois: Pai e Filho. O assunto que realmente importa é que a cláusula filioque é um desejo de proteger a divindade do Espírito Santo. A Bíblia ensina claramente que o Espírito Santo é Deus (Atos 5:3-4). Aqueles que se opõem à cláusula filioque acreditam que o Espírito Santo é procedente do Pai e Filho; fazendo dEle "subserviente" ao Pai e Filho. Aqueles que defendem a cláusula filioque acreditam que o Espírito Santo procedendo do Pai e Filho não tem nenhuma influência no fato de que Ele é igualmente Deus, assim como o Pai e Filho.
A controvérsia da cláusula filioque provavelmente é um aspecto da pessoa de Deus que nunca poderemos compreender completamente. Deus, sendo um ser infinito, é essencialmente incompreensível a nós, seres humanos e finitos. O Espírito Santo é Deus.... e Ele foi enviado por Deus como a "substituição" de Cristo aqui na terra. Quer o Espírito Santo tenha sido enviado pelo Pai, ou pelo Pai e Filho – isso provavelmente não pode ser respondido, nem há uma necessidade de ser respondido. A cláusula filioque provavelmente vai continuar a ser uma tremenda controvérsia. » http://www.gotquestions.org/portugues/clausula-filioque.html]
ELA CRÊ na "Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica". Desde sempre, desde os Apóstolos até hoje, a IGREJA ORTODOXA viveu sob forma "colegial", à imagem e semelhança da Divina Trindade, donde a existência, em perfeita sintonia de Fé, de Igrejas canónicas e Administrativamente Independentes, mas ligadas entre si pela mais estrita observância Dogmática, sem nenhum outro Chefe senão o Senhor Jesus Cristo.
IGREJA ORTODOXA, fiel à Tradição milenar e doutrina evangélica, não aceita uma "Primazia Universal" seja de que Bispo for sobre todos os outros. Só o Senhor é a Cabeça da Igreja e o Único Pastor Universal.
ELA CONFESSA "um só Baptismo para a remissão (perdão) dos pecados e espera a Ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir".

Destes Fundamentos Dogmáticos seguem-se algumas formas essenciais de ensinamento e piedade Ortodoxa:
  • VENERAÇÃO DA VIRGEM MARIA E SANTÍSSIMA MÃE DE DEUS, Toda Santa e Toda Pura, Obra-Prima da Criação, Representante da humanidade transfigurada e Mãe de Deus. Para a Igreja Ela está acima dos Querubins e dos Serafins, pois, tendo nascido herdeira das consequências do pecado original, por Sua vontade livre NUNCA PECOU.
  • VENERAÇÃO DOS SANTOS, imagens de Deus, chegados pelos esforços e pela Graça (vontade livre do homem aderente à vontade de Deus) à Semelhança Divina.
  • VENERAÇAO DOS SAGRADOS ÍCONES, que nos leva, pela contemplação da imagem do Protótipo, ao Arquétipo representado. Não se trata de uma representação imitativa mas de uma significação e actualização simbólicas: O Iconógrafo não deve inventar por si mesmo (para respeitar a imagem ontológica tradicional) nem decalcar sobre outros ícones já existentes (para poder ser preservada e respeitada a liberdade da arte Inspirada por Deus e a sua diversidade).

A veneração dos Ícones está ligada à esperança da transfiguração da natureza visível. O 2º Concílio de Niceia (7º Concílio Ecumênico), em 787, aprovou contra os Iconoclastas (destruidores de imagens) a veneração dos Ícones que enraízam a sua existência no mistério da Encarnação, condenando toda a veneração a estátuas que imitassem a natureza visível (a volumetria das imagens dos Santos) como idolatria.
  • ORAÇÃO LITÚRGICA, PESSOAL, FAMILIAR: a oração é louvor, ação de graças ou imploração que sobe até Deus.

oração litúrgica é o sangue que alimenta a Igreja., "Corpo de Cristo" (São Paulo). Nela se manifesta, de uma forma sensível, pelo canto e atitudes, a unidade deste Corpo.
Ela não exclui a oração pessoal, expressão individual e escondida desta mesma unidade. A oração pessoal encontra a sua plenitude na oração do coração ou do "rosário".
oração familiar vivifica, une e santifica os lares pela celebração doméstica de Laudes, de manhã, e de Vésperasou Completas, à noite.
A Vida dos Cristãos Ortodoxos é santificada, ainda, por orações com intenções diversas, por exemplo, a bênção dos lares, das colheitas, dos animais domésticos, dos instrumentos de trabalho, na ocasião próxima de nascimento (bênção da futura mãe), dos doentes, de procissões , etc.


INFERNO:

http://magcalcauvin.wordpress.com/2011/05/03/catequese/

An Image Slideshow
Foto del mensaje

Twitter

Mensagens populares

Número total de visualizações de página

A minha Lista de blogues

Twitter

A minha Lista de blogues

OS MEUS GAMES

http://olamha-batheworldtocome.tumblr.com/tagged/blogue-pessoal Quem Sou Eu? Sou judeu sefardita e… Sou católico, apostólico, romano/ortodoxo e monárquico (como Salvador Dalí, https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grande_Masturbador). Também, católico calvinista, florentino, renascentista, aristotélico-tomista e pessimista…. logo ateu/agnóstico/humanista. Acrescento, epicúrio e do Real Madrid e do Futebol Clube do Porto. Ecologista não fanático, vegetariano muitas vezes não praticante, flâneur infatigável, anarquista de direitas e de esquerdas (sinistras) e “frívolo”, mas não superficial.

Pesquisar neste blogue

A carregar...

A minha Lista de blogues

KSS As Favoritas

KSS: LINKS

  • literário calvinista inclusivo do arminiano MEDITAÇÕES SOBRE A VIDA PRIVADA E A MORTE Há 20 minutos
  • Magcalcauvin's Blog, Católico Reformado - Calvinista inclusivo A QUARESMA E O RISO Há 1 hora
  • This Black Sista's Page » Christmas Songs: “Merry Christmas, Baby,” Otis Redding, 1968 Saturday Night Music, March 19, 2011: Sting, “Sister Moon,” 1987 Há 3 horas
  • Últimas atividades em Uniao de Blogueiros Evangelicos Lu Rodrigues agora é amigo de Ana Paula Silva e wagner barros Há 4 horas
  • Urban Dictionary/Word of the Day pillow lust Há 8 horas
  • Actualité Musicale Adam et Eve... La seconde chance ! Há 19 horas
  • Eleitos de Deus Valorizando a Literatura Cristã Há 20 horas
  • Fim dos Tempos.Net-2012 Nsra: O propósito de Meu adversário é destruir a fé de todos, ele procura levar ruína e destruição a todos os lares que puder , Há 1 dia
  • adragononfire.com La parrilla de Telemadrid TV dedicará este sábado al Atlético de Madrid-Real Madrid más de diez horas (de 14:00 a 0O:00 LX). La programación especial comenzará a las 14:00 LX con Telenoticias 2 desde el Vicente Calderón Há 1 dia
  • Convite à Valsa Crucifixo nas escolas não viola direito à educação Há 1 dia
  • Convite à Valsa 2 ANTENA 3 TV E TELE MADRID | EU SOU UM DISSENTER Há 1 dia
  • MyHasbara's Blog » Frei Bento Domingues: O sofrimento dos cristãos e muçulmanos palestinianos Colonização judaica de uma área de 45000 Km2 no planalto de Benguela, Angola. Há 1 dia
  • A Tunisian Girl /بنيّة تونسية La Révolution Tunisienne S'invite au Salon du Livre de Paris Há 1 dia
  • iLeaks.com | Your Daily Music Fix. New Track: Britney Spears – Don’t Keep Me Waiting Há 1 dia
  • End of days » FIM DA ERA DE PEIXES OU DOS TEMPOS ESPECIAL JAPÃO Há 2 dias
  • JOb+ Eu quero um prof assim!!! Há 2 dias
  • Eliana Sá - Blog Misericórdia Gotas de Misericórdia Há 2 dias
  • Guardiã da Meia Noite Quick Bite Especial: Destaques da Editora iD Há 2 dias
  • La Catapulta El patético, inepto y anticatólico Carlos Berzosa Há 2 dias
  • GOOM Radio: Music News Rihanna is still mad at her father Há 3 dias
  • Jesus in Love Blog Rainbow cross lights the way for all Há 3 dias
  • Kehilah.Net Parashah – TZAV Há 4 dias
  • RHEMA DIZENTE - UM BLOG ANTINOMIANO E INCLUSIVO SAFISMO - PURA POESIAhttp://recantodasletras.uol.com.br/poesiaseroticas/1831199 Há 4 dias
  • PDS - PASTORAL DA DIVERSIDADE SEXUAL CAFÉ COM CINEMA Há 1 semana
  • oxysgenos news Maior sismo de sempre no Japão Há 1 semana
  • FERRaN BaRDOLET RIFà - Violoncel CONCIERTO BP Há 1 semana
  • gustavovidalmanzanares MALDICIONES JUDÍAS Y CRISTIANAS, EJEMPLO DE TOLERANCIA Há 1 semana
  • oxysgenos.com Kylie Minogue > All The Lovers (Video) Há 2 semanas
  • NOSSA ALMA O GUIA RAP ENTREVISTA O RAPPER "C.E.L.A" Há 2 semanas
  • Armando's Blog, Os Bailundos, O Evangelho, Angola kids playground 4 leisure and Education | ÌNDICE DESTE BLOGUE Há 2 semanas
  • NOTÍCIAS DE ISRAEL Há 3 semanas
  • TELECINCO - Página Jimdo de tocho1974 CINE--PELICULAS 1 actualizado Há 3 semanas
  • oxysgenos movies Singularity Há 4 semanas
  • Shalom Serra da Estrela em Israel Há 5 semanas
  • Entrepernas & Entrelinhas Furacão Há 2 meses
  • RicardoNetwork.com Britney Spears > Hold It Against Me Há 2 meses
  • A Rick Thing No Pants Day Há 2 meses
  • Ricardo Network Asia Tigarah > Girl Fight Há 2 meses
  • ..........................ABC ASL Animated Video Há 3 meses
  • Rumination Advent Há 3 meses
  • História, Doutrinas e Heresias das Religiões Por Que Aprender Sobre Outras Expressões de Fé? Há 3 meses
  • ANGLICANVM SCRIPTORIVM Há 6 meses
  • As Opiniões Desportivas de Miguel Sousa Tavares O FUTEBOL NÃO É ASSIM TÃO COMPLICADO (09 MARÇO 2010) Há um ano
  • Blogue de Martin Rivas Martín Rivas para Elle Há um ano
  • Os Mormons Acreditam Morôni Rolim Há 2 anos
  • VALORIZAÇÃO MORAL DE FILMES
  • Los 40 Principales Chile
  • Películas - CENSURA ECLESIAL
  • Los 40 - CHILE - Britney, 2011
  • KSS Hemeroteca

    KSS Etiquetas

    .ROD LAVER (1) "Spousal Mystery" (1) [Canal Livre] Jesus realmente existiu? (1) [TRU:]TV (4) #SpanishRevolution (5) 10 most dangerous toys this holiday season (1) 11-S (2) 15 Maio »» Manifestación 15m. Madrid (1) 2011 - Ano do Pentecostes (1) 2012 (1) 2012 AD (1) 2017 (1) 23 + LINKS (1) 25 de Abril (1) 31 de outubro (1) 5 TOOLS OF CHRISTIAN GROWTH (1) 80 Exits Radio (1) A BODA REAL INGLESA (1) A Cabana (1) A CIDADE DOS MORTOS (1) A Cruz e o Punhal - David Wilkerson on Scribd (1) A Cura Gay - Hélio Schwartsman (1) A DOR MÍSTICA (1) A Igreja Católica admite a predestinação? (1) A Lei do Talião (1) A Mosca (1) A NOITE ESCURA E MÍSTICA DA ALMA (1) A ORIGEM DO MAL (2) A PERVERSÃO DA SOCIEDADE (1) A Rabbi looks at Jesus of Nazareth (1) A Religião e o Exército (1) A Ressurreição não aconteceu num domingo (1) A RITUALIZAÇÃO DAS PASSAGENS DA VIDA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA (2) A Última Ceia/Banquete (2) A VIDA EM UM DIA (1) A3 TV (1) Abolição da Monarquia (1) Aborto (3) Absoluta Depravação (9) Absurdos (2) Academia Yeshiva (1) ACAMPAMENTOS (2) Acidente de trânsito que envolveu 14 carros de luxo (1) Acidentes (1) Acordo Ortográfico (1) Adam (1) Adão (1) Adele – Turning Tables (Live) iTunes Festival 2011 (1) Adorar Jesus (1) Adventistas (1) AFETOS SINCEROS (1) After Life (1) Alauitas (1) Alemães (1) ALIENS (3) Alimentos (1) Alma (7) Alma judaica (1) Amar (1) Amor (5) Amor à primeira vista (1) AMOR AOS INIMIGOS (1) An introduction to 2012 from They Might Be Giants. (1) Anarquistas (7) And there is no life after death (1) ANDALUCIA TV (1) Anders Behring Breivik (1) ANGLO – CATOLICISMO (2) Animais (1) ANO NOVO (1) Anselmo Borges (6) ANTENA 3 E TELE MADRID (2) ANTENA 3 LIVE (1) ANTENA 3 TV (3) AntiCristo (2) ANTICRISTOS (1) ANTINOMISMO (1) António dos Santos Queirós (1) Antropologia (1) Anuradha Koirala (1) Apaixonar-se pelo seu noivo judeu (Yeshua) (1) Aparições Marianas (1) APLAUSOS (1) APOCALIPSE (1) APOCALYPSE (2) Apologética (2) Ariel Álvarez Valdés (1) Arrebatamento (1) Arte (1) ARTE E UFOS (1) Artigos (1) As freiras e monges tibetanos (1) AS SANTAS DE ELEIÇÃO E A POLÉMICA MITIGADA (1) ASSEXUAIS (1) Assexualidade (1) ASSIS (1) Ateus (1) ATO DE FÉ. ATO DE CARIDADE (4) Aura Dione (1) AUSTIN MAHONE (1) Autismo (1) AUTORIDADE (1) Avé Maria (1) AVISO UTÓPICO AOS INTERNAUTAS (1) AVISO: Booty Shakin' in Pittsburg | Aviso do blogger aos inernautas (1) Bad English (1) BAPTISMO (2) Batismo (2) BATISMO PELO ESPÍRITO SANTO (1) Batistas Primitivos (1) BEASTIE BOYS 1998 AD RIP (1) Beatificação de João Paulo II (1) Beleza (1) Bem (1) BENTO DOMINGUES (3) Bento Domingues: A Bíblia sob investigação (1) Bento Domingues: Cidadania em tempo de crise (1) Bento XVI (1) Bento XVI 'versus' Joseph Ratzinger (1) BERLIN FESTIVAL (1) Best Seder in the USA (The Passover Song) (1) BETEL TV (1) Betty Millan (2) BÍBLIA (4) BÍBLIA CONTRA DARWIN: NUNCA FOMOS MACACOS (1) BIBLIOTECA DE TEOLOGIA E EXEGESE ECUMÉNICAS - LINKS (1) Bin Laden (2) Blogue de Frei Bento Domingues (1) BLOGUE SOBRE ANIMAIS E OUTROS BICHOS (1) Blogues da Casa (2) Breast Feeding (1) BRITNEY LOUNGE (8) Britney Spears To Play Free Show In Mexico City (1) Britney's Lounge (1) Budismo (1) Bullying (2) BUZZWORTHY (2) CAB (1) Cabalat Shabat (1) Caim e Abel (1) Caio Fábio (1) Calacús (2) Calvin's Commentaries on the Whole Bible (1) Calvinismo (3) CAMINHOS (1) CAMPOS DE FÉRIAS (1) CANAL + LIVE (1) Capela Ortodoxa Online (1) capitalismo (2) Carabanchel (1) Caridade (2) Carnaval (1) Carreira das Neves (1) Casamento (2) Casamento Ortodoxo (2) Casher (1) CATEQUESE (4) Catholics (1) CATÓL INTEGRISTAS (1) Católicos Ultra Integristas (4) CBN NEWS (1) CEBAPES E DAVID STERN (1) CEGOS (1) Celebração (1) Celibato (1) Censos (1) Censos 2011 AD (3) CENTENÁRIOS (1) Cérebro (2) Chávez (1) Child Sex Abuse (1) Christian Side Hug (1) CHRISTIAN ZIONISM (1) Christimas 2011 Did You Know? (1) CHUECA (1) Ciência (1) Ciência Espírita (1) Ciétologia (1) CINA (2) Cinema (1) Cinzas (1) Circuncisão (1) Cláusula Filioque (1) Coca-Cola FM Radio (1) Coerência Cristã (1) COLUNISTA (1) COM QUEM ME DEVO CASAR (1) Comentários Calvinistas da Bíblia (1) Compaixão (1) Comportamento (1) COMUNA (1) Comunhão (1) Comunistas (1) Concílio Vaticano II (1) CONCILIUM E COMMUNIO (1) Condoms (1) Conferências (1) Constantino (2) Consultório sexual Para Crentes (1) Conversão (1) Copic (1) corpóreo da ciência (1) cremação (1) Crenças (1) Criacionismo (2) Crime (1) Crise (2) Crise económico-financeira (1) Crisma (1) Cristianismo Emergent (2) Cristianismo Emergente (2) Cristianismo Tradicional (3) Cristo (2) Cristo no Hades (1) CRISTO REI (1) Crucifixão (1) Cruz (1) CULÉS (2) Culto (1) Cultura (1) Cura (5) CURA E LIBERTAÇÃO (1) Curta Metragem (1) D-us Nos Bailundos (1) D'US E O MAL (1) D'US ELA ELE (1) Dalai Lama (1) Dalai Lama in Australia (1) das abordagens e dos resultados (2) David Wilkerson (1) DEFICIÊNCIA OPTIMISTA (1) degelo polar (1) DEIDADE (9) Democracia não se vinga (1) Demonstre o seu apoio a uma mulher como todas as outras (1) Depressão Pós-parto (1) Desenvolvimento Mediúnico (1) Desjejum de Oração da Páscoa (1) desporto (1) Deus autem unus est (1) DEUS ELE-ELA (1) DEUS O Criador Tweeter (1) Dez Mandamentos (1) Dia da Criação (1) Dia da Reforma: uma aproximação pentecostal (1) DIA DAS MÃES (1) DIA DO PAI (1) Dia dos Inocentes (1) Dia dos Namorados (1) DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE (1) Diácono (1) DIANTE DO TRONO (1) Diaulas Ribeiro (1) direitos (2) Direitos Humanos (3) Disciplinar Crianças (1) divinity.es (1) DIVINIZAÇÃO (1) Divórcio (1) DÍZIMO (3) Do You Ever Think About Death? (1) Dom António Couto (1) Dominación vs Sumisión (1) Domingo (1) Dominical (1) DOR (2) Dormição (1) DUBSTEP (1) É permitido aos não judeus consultar os astros? (1) é uma alma (1) Easter (1) Economia (3) Ecumenismo (4) Educação (2) El monje Leonard Cohen (1) ELjudio sionista radical Dominique Strauss-Kahn Pdte de FMI fue arrestado por cargos de agresión sexual (1) Em que Consiste este blogue (1) Emergent Christianity (2) Emergent Church (1) Enciclopédia Judaica (1) Encontrada tumba com referência direta a Yeshua como D-us (1) Encontros (2) ENRIQUE IGLESIAS (1) Entre o ateísmo e a Crença (1) Entrevista a Eric Frattini: DEUS NÃO ESTÁ NO VATICANO (1) Erotismo (3) ERROS CONSTANTES DA BRIT HADASHAH NA VERSÃO GOYM (1) Escatologia (17) escatologia bíblica (3) Escola (1) ESCOLA SABATISTA/DOMINICAL (1) Eskup (4) Espírito Santo (1) Espritismo (1) ESTAR APAIXONADO (1) Esteta (1) Estudante da Faculdade de Direito do Largo S. Francisco zomba de mendigo e prostituta em cartaz de festa de formatura (1) ESTUDO SOBRE IDENTIDADES RELIGIOSAS (1) ETA (2) Ética (4) ETIQUETA E BOAS MANEIRAS (1) ETIQUETAS (1) EUA (1) EUCARISTIA (1) EUTANASIA (3) Evangelho de João (1) Evangelical Demonstrators Rally (1) Evolução (5) Exegese (1) Existência de Jesus como D'us (1) EXTRATERRESTRES (1) Eye OS (1) Ezequiel 28 (1) F (1) Facebook (2) Facundo Cabral en 10 canciones (1) Falemos das nossas origens e evolução (1) Falo (1) Família (2) Fariseus (1) FASHION 4 GIRLZ (1) Fátima (3) FÁTIMA NUNCA MAIS (1) faz justiça (1) (1) Fé nos Mortos (1) FEAR (2) FEBRE DE SÁBADO À NOITE (1) Feitiçaria (1) FELICIDADE (2) Feliz Aniversário (1) FÉRIAS (2) Festas (1) FESTAS JUDAICAS E CRISTÃS (1) Festival Aéreo (1) Fighting to make Israel into a military theocracy (1) Filantropia (1) Filhos adultos processam pais para serem sustentados (1) FILOSOFIA (1) Fim (2) Fim do Mundo (1) FLASHMOBS (2) FORMULA GOL NEWS (2) FORMULA GOL TV (1) Fotos (2) FOTOS DA REFORMA (1) four Reformed bodies to recognize each other's baptisms (1) Fraternizar (1) Freiras (1) FRIDAY PARTY (1) From Roman Catholic To Geirim in Orthodox Judaism (1) Fundamentalism (1) FUNDAMENTALISTAS (2) G-D ON THE ROAD (1) G-D'S ANNUAL FALL HOLY DAYS (1) G1 – Dicas de Português – Sérgio Nogueira (1) GAIS (1) GALICIA ES TRILINGÜE (1) Games (1) GAYS (1) Génese (1) Génesis (1) GLBT (15) GLBTI (9) GOD ON THE ROAD (2) GOD TUBE (1) GOL TV (1) Governo Sombra (1) Graça (1) GREEK ORTHODOX CHAPEL ONLINE E LITURGIAS REFORMADAS E CATÓLICA (1) Grupos (1) GTA Bracara Augusta (1) GTV (1) Guerra (1) Guilgul Neshamot (2) HA Satan (1) Hajj (1) HALA MADRID (1) Halloween (1) Hanukkah (2) HAROLD CAMPING (1) Hashem » He-Vau-He-Yod (1) Hélio Schwartsman - Conflito de egos (1) HEMEROTECA (7) HEMEROTECA 2 (1) Hemeroteca 3 (1) Hemeroteca 4 (1) Hermann Tertsch (1) HETEROSEXUAIS (1) Hijab (1) Hindus (1) Hits FM Madrid (1) Holy Days Calendar (1) Homossexual (2) Homossexualidade é doença? (1) Homossexualidade não é opção sexual (1) Horas (1) Hour of Power TV (1) How to Shake Hands (1) Humanitários (1) Humor (4) I am out of control and at times hard to handle. (1) I'm selfish (1) IBREVIARY (1) Ícones (1) Idosos (1) Ignorar a Lei (1) igreja católica (4) IGREJA DE DEUS (1) Igreja e Bíblia (1) IGREJA ORTODOXA DE PORTUGAL (1) Igreja Presbiteriana (2) Imaculada Conceição (2) Imagens que chocaram o Povo de Deus - Especial Britney no Brasil (1) impatient and a little insecure. I make mistakes (1) Imperialistas e humanitários (1) Incidentes (1) inclusive o amor e o respeito de terceiros (1) Inclusivo (1) Índice (1) Índice dos meus blogues (2) INFERNO (3) INRI CRISTO (2) Intimidade Teen em Diferentes Grupos étnicos (1) Intro e Salvação (1) Introdução (3) Introdução a este blogue (Cav by X) (1) IPB LIVE EVENTS (1) IPB TV (2) Islão (4) ISRAEL'S SECRET MESSIAH (1) Jared Leto (1) Jejum (1) Jennifer Knapp (1) Jesus (5) Jesus Cristo (2) Jesus Cristo existiu ou é um mito (zeitgeist)? William Lane e Rodrigo Silva respondem (1) Jesus Cristo resolveu o enigma do século (1) Jesus e o Seu sacrifício ou não sacrifício (2) Jesus nasceu em Belém ou em Nazaré? (1) Jesus realmente existiu? (1) JESUS SIM CRISTO NÃO (1) Jesus was just a man (1) JEW TV (1) Jewish Voice Ministries International (1) JIN (2) JMJ2011 (1) JOÃO PAULO II (3) Jogos (1) José Mourinho (1) José Rodrigues dos santos (1) JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA (1) Jovem escritora fica milionária (1) jóvenes antisociales (2) Jovens (1) Judaísmo (7) Judaismo - Moré Ventura revela o verdadeiro Moises | MAZAL (2) Judaísmo e Islão 101 - Inclui Sechita e Halal | A Partícula de Deus - Anselmo Borges | Aminata - Um caso de Mutilação Genital | O caso da Circuncisão na Alemanha (1) JUDAÍSMO E O ALCOOL (1) Judaísmo Humanista (1) Judaísmo Liberal (1) Judaísmo Tradicional Anti-Zionista (1) JUDAS (3) Julgamento de Jesus (2) JUSTIÇA (1) Justin Bieber (3) JUSTIN BIEBER LOUNGE (3) Justin Timberlake (1) Kaká (1) Kalumbonjambonja (the PDF Edition) - Os Bailundos (1) KCA 2011 (1) Kids (7) Klezmer (1) L'OSSERVATORE ROMANO (1) LA 10 (1) Lady gaga (1) Las mujeres más bellas muestran su lado solidario (1) LDS (1) LEFREVIANOS (1) Lei do Talião (1) Leis Xenófobas (1) Leonard Cohen - "Hallelujah" (1) Leonardo Boff (2) Letra kuf e correção da alma (1) Ley Sinde (1) LGBT (2) LGBTI (4) Liberalismo (2) Liberdade (1) Liga Europa (13) LILITH (2) Língua Portuguesa (1) Literatura Nova (1) Liturgia (1) LIVE (1) LIVE CHAT (1) LIVE SOCCER (1) LIVE TV AND SOCCER (3) LIVING ROOM (1) Livre de doença (1) LIVROS (1) logo (1) Los bebés tienen sentido de la justicia con 15 meses (1) Los profesionales más felices (1) Lúcifer (1) Luto (1) M.FACEBOOK (1) M.PUBLICO.PT (1) M.TSF.PT (1) Maçonaria (1) Mãe/Nai Nossa (1) Magreza (1) Mahdi (1) Mal (1) MANIFS TEENS (3) Manual de Segurança no Trabalho (1) MARCA TV (2) Marcos Andrade Abrão (1) Marcos XVI (1) Marte (1) MASSIACH (1) MASTURBAÇÃO (3) MATEUS 2:23 (1) MAZAL (20) MAZAL PASSOVER | ESCATOLOGIA (1) MAZAL | CINA | O QUE É UM MOSTEIRO | AMOR CONJUGAL (1) MAZAL | CINA | O QUE É UM MOSTEIRO | AMOR CONJUGAL | É permitido aos não judeus consultar os astros? | SIGNIFICADO DE MAZAL (1) Mc Donalds (1) MEDITAÇÃO DO REFORMADOR ALEMÃO MARTINHO LUTERO SOBRE O MAL (1) Megritude (1) Melki-Tsedek (1) MEMORIAL AO MEU AMOR SIRACUSA (1) Menú para Navidad clásico (1) Menú para o Natal (1) MERENGUES (6) Metempsicose (1) Mikvah. Menorah (1) Milagre do Perdão (1) Miley Cyrus (1) Ministério Hora Final (1) Ministrar (1) Mística Paulina (1) Miuda (1) Momento (1) MOMENTOS TEEN - BRITNEY (1) Mona Prince (1) Monoteísmo Original (1) Moré Yossef Felix (1) Mórmones (2) Mormonismo (1) Mórmons (1) Morte (5) Mou (1) Mulheres (1) Mulheres no Poder (1) Musica (3) Música (2) MÚSICA ESPECIAL (1) MÚSICA POPULAR PORTUGUESA (1) MY BUTTON COLLECTION (1) Nacionalismo (1) Nadal (1) Namorar (1) Não cobices D-us a Mulher do Próximo (1) não suje a sua imagem com atitudes duvidosas. (1) Natal (2) Neo-ortodoxia (1) Neurociência da Espiritualidade (1) Neutrinos (1) News (2) Niqabs (1) No es guarra (1) NOÉ NOAH (1) Nojo (1) NOTÍCIAS RELIGIOSAS (1) novidades de 2011. ano de 2011 (1) Números Bíblicos (1) NUTRIÇÃO (1) O AMOR - NA VISÃO DOS MEDIEVAIS (1) o Dinheiro e o Mundo (1) O FEMININO (1) O futuro do planeta (1) O homem não tem uma alma (1) O Judaísmo Nazareno crê que não existem duas noivas do Messias (1) O mal (2) O Maligno (2) O Método da Evangelização Puritana (1) O meu ego prefere (livre agência) ser uma metamorfose ambulante e inclusiva de ÉLDER (1) O MEU LIVRO DA VIDA (2) O MEU SIGNO (1) O MUNDO FEMININO ÀS AVESSAS (1) O PADRE DA LIXA (1) O pecado de copiar coisas da Internet (1) O que a Bíblia permite e a igreja proíbe (1) O que é ser uma pessoa inteligente? Ou não ser? (1) O SACERDÓCIO E A BOA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA (1) O SEXO DOS ANJOS (1) O TEMPO (1) O Último Segredo (1) Obama (1) Obama entrega alimentos por Acción de Gracias (1) OIEV (1) Online Jewish community (1) Opus Dei (1) Organograma (1) Ortodoxos (3) Os 4 Maiores (1) OS DEMÓNIOS E OS MABULIANOS (1) Os grandes Super Dragões (1) OS IRMÃOS EM BRAGA (1) OS MEUS ARTIGOS DISTANTES (1) Os meus livros (2) OS NOVOS DEZ MANDAMENTOS (1) OS POPULARES DA SEMANA II (1) Oswaldo Payá (1) oXysgenos Network (1) Padre Apeles (1) Padre da Lixa (3) Padre Javier Alonso (1) Padre José Tolentino Mendonça (1) PADRE LÉO (1) Padre Mário da Lixa (1) Padre Mário de Oliveira (4) Pai Nosso (1) Palavrões (1) PALESTINA y los PALESTINOS (1) Palestine and the Palestinians (1) PALESTRAS (1) Pamela (1) Papa (4) Papa Francisco I (2) Parkinson (1) Partículas subatômicas com massa viajando em velocidades superiores à da luz (1) Páscoa (3) Pastor (1) Pastor Adúltero (1) Pastor Vítor (1) Pátria (1) PAULO COELHO (2) Paulo no Tribunal Judaico (1) Pause For Thought (1) PDF (1) Pecado Original (3) Pecados Capitais (1) Pederastia (4) Pedobatismo (3) Pedofilia (3) Pedro Abrunhosa (1) Pedro J. Ramírez (1) Pedro Passos Coelho no Fórum TSF (1) Pedro Sukeyiro (1) Pena de Morte (1) PEÑA MADRIDISTA (2) Pentecostalismo (1) Pentecostes (2) People I follow (1) Pepsi AD (1) Perdão (1) Perdidos nas Tribos (1) Person of Interest (1) Pesach (1) Pessach (4) Pessach (Páscoa Judaica) (2) Pessoas que sigo (1) PICARETA SÉNIOR (1) Playground (2) Pluralidade dos métodos (2) Pluralismo Judaico (2) PMS (1) Poder (2) Polémica (1) Polémicas (1) Política (4) Pop + (2) POP ISRAEL RADIO (1) Por que o calendário maia trouxe tanta inquietação aos evangélicos (1) Poreotix - Friday (Rebecca Black) HD (1) Porque é que os judeus não acreditam em Jesus (1) PORQUE OLHAMOS PARA OUTRA MULHER SENDO CASADOS (1) Posições Oficiais deste blogue: entre o liberalismo e a neo-ortodoxia. E a sombra de Karl Barth (1) Possessão (1) Predestinação (5) Predestinação TV (1) Prefácio (1) Preparando otro genocidio Lo típico y lo verosímil: el atentado contra Companys (1) Preservativos (1) Prince William and Catherine Middleton's Wedding: Video Highlights (1) processo de rotação de almas (2) Procissão Ateia (1) Profecia (1) Programa Israelita (1) Programa Israelita 2 (1) Prophets (1) PROSTITUIÇÃO (5) Protestant Churches in the Netherlands G-d doesn’t exist (1) PSICIGRAFIA (1) Punto Pelota (4) Punto Pelota Real a toda velocidade (2) Pure Joy - Hour of Power Eps. 2134 and 2132 - Full Hours (1) Quaresma (2) Queer Theology (1) Question: Why do Jews in America have two Passover Seders? (1) Racialismo no Inverso (1) Racionalismo (1) Racismo (2) Racismo Anti-Semita (1) RÁDIO CADENA SER (1) Rádio Gospel FM (1) RÁDIO H7 (1) RADIO SUL AMÉRICA PARADISO - Regina Navarro Lins (1) Radios (2) RAP-CORE (1) Razão (1) Razões para D´us permitir o mal ou ficar em modo de Teismo Aberto (1) Real Madrid News (6) REBECCA BLACK (3) Recreio (2) Rectidão (1) Reencarnação (2) Reforma Protestante (1) Refutação do Protestantismo (2) Refutação dos Ortodoxos Orientais (1) Reggae (1) Regina Navarro Lins (3) RELAÇÕES UNISSEXUAIS HODIERNAS (1) Religião (1) Religião Estável e Religião Itinerante (1) Religiões Várias (2) RELIGIOSIDADE (1) Ressurreição (7) Restauração (1) REV RUN (1) Revolução (1) Revueltas en el mundo islámico (1) Rezar a Avé-Maria faz bem e muito para lá de todos os preceitos religiosas e de fé inerentes ao acto. (1) Ricardo Araújo Pereira e a questão de Deus (1) Ricardo Araujo Pereira e a Questao do HaShem (D'us) (1) Ricardo Gondim (1) Rihanna (2) Riso (1) RIT TV (2) Ritos (1) Ritos Cristãos (1) Romance (2) Rosh Hashanah: The Start of the Jewish New Year (2) Rosto de Jesus (1) Rostos de Jesus (1) Rouco Varela bendice a Rajoy (1) Roupa (1) Ruah (1) RUM (1) Sabbath (1) Sabedoria (1) Sacerdotes y bomberos (1) SADS (1) SAINT OR SINNER (1) SALTOS ALTOSDEFICIÊNCIA OTIMISTA (1) Samhain (1) Santa Maravillas (1) SANTA PAGE (1) SANTO É O ETERNO (1) Santo? Críticos de João Paulo II duvidam (1) santos (1) Satanismo (1) SATURDAY PARTY (1) Scott Anderson (1) Scriptures Metal "Books" (1) se eles têm a Bíblia? (1) Seitas (2) Semana Santa (1) Semântica (1) Ser que se aparece encarnado en animales y personas (1) Sermão da Montanha Versão Moderna (1) Sermons (1) Serviços Religiosos (3) Sete Leis de Noé (1) Sete Mandamentos para atravessarmos a crise (1) SEVENTH DAY SLUMBER (1) Sexualidade (4) Sexualidade Evangélica (2) Shabbat (4) Shavuot (1) Shmuley Boteach (1) Shroud of Turin (2) SIESTA (1) Sincretismo (1) Sindicalistas (1) Sinto nojo de machistas (1) SIRACUSA (1) SITE 4 JESUS (1) Sítio Pessoal (1) Só Jesus Salva (1) SOCCER (1) SOCCER RADIO (1) Socialistas (1) Software livre (1) Solidariedade (1) Somos responsáveis por tudo o que conquistamos (1) Sonhos (1) Sou um Dissenter (1) Spiritual Growth and Academic Performance (1) SPORTS (1) STATS (2) STATS E LINKS DE QUASE TODOS OS MEUS BLOGUES | A MINHA HEMEROTECA VIDEO (1) STATS E LINKS DE QUASE TODOS OS MEUS BLOGUES | HEMEROTECA VIDEO (1) STRAUSS-KAHN (1) Stress (1) SUD (3) SUDS (1) Suicídio (1) SUICÍDIO BULLYING RACISMO VIOLÊNCIA DE GÉNERO (1) Sunset Airshow FAV 2012 Samil (1) Super Tuesday (1) SuperCrise (2) TAGS (2) TAMBÉM ODEIAS (1) Tanya (1) Tatuagens (1) TEEN CHAT (1) Teens (3) Teísmo Aberto (1) TELE 5 LIVE (1) TELEMADRID (1) Tempo (2) TEOLOGIA (1) Teologia da Presperidade (1) TEOLOGIA FEMININA (1) TERAPIA DA TRISTEZA (1) Terapia de Orientação Sexual (1) Teresa de Ávila (1) Tese - Judeus (1) Tese Sobre Homossexualismo (1) Teshuvá (1) Testemunho de um casal (1) texto de Lutero (1) TEXTOS BÍBLICOS SOBRE O DÍZIMO E OUTRAS OFERTAS (2) The 700 Club (1) THE CERN COLLIDER: DEMONIC PORTALS (1) THE END (1) THE GOLDEN CALF (1) THE MACCABEATS (1) THE VATICAN (1) The Wanted (1) The World Reformed Fellowship Statement of Faith (1) The World's Sexiest Book (1) Tikkun ha-Olam (1) TO BE ONE (1) tolerância (1) Tom Cruise (1) TOM HORN (1) Tools (1) TORAH COMPLETA (1) Trabalho (1) TRADICIONALISTAS (1) Trance (1) TranceFM DJ (1) Transfusão de Sangue (1) Tratado da Verdadeira Devoção - Predestinação Marista (1) TRINDADE (13) TRINDADE - DEBATE (1) Tristeza (1) Tu B’Shevat (1) Tulisa - Young (1) Tumblr (1) TV (5) TV Cancão Nova (1) TV CRISTÃ (1) Tweets (7) TWITLONGER (1) Twitter Pessoal (1) Twitters de Regina Navarro Lins (1) TWWW.TV LIVE (1) Una doble de Justin Bieber arrasa en YouTube (1) Unção (1) Uncharted3 na Jordânia - Curto Circuito (1) UNIÃO CARNAL DE PAULO COM CRISTO (1) UNICISTA (9) Uniões Conjugais fora do Matrimónio (1) UNITÁRIOS (9) Universalismo (1) VERBETES (1) Vermes (1) VERNÁCULO (1) Véu (1) VEVO (1) Vida depois da vida (1) Videos (1) Vigo (1) VIGO VIDEO LIVE WEBCAM (1) VIOLÊNCIA DOMÉSTICA (1) VIRGIN (1) Virgindade de Maria (1) Virtudes Teologais (1) VOCÊ E AS SUAS PARTES PARASHÁ VAYIKRÁ | MAZAL (1) Volta de Jesus (1) WEIRD IN A “GOD” WAY (1) Weird por o Reverendo Craig Groeschel (1) What's that crazy Jew been up to? (1) Women and the NIV Bible (1) Xmas (4) Y la plaza de Chueca no se puso los auriculares (1) Ya somos 7.000 millones (1) Yeshua (2) Yom Huledet Sameach (1) Yoshke of Nazareth (1)

    KSS: TWITTER TRENDS IN SPAIN | KLEZMER MUSIC

    Twitter Trends in Spain

    Twitter Trends, Spain - Trendsmap

    http://amesadecafe.wordpress.com/2008/09/21/musica-klezmer-feita-em-portugal/ http://worldmusic.about.com/od/europeanjudaica/p/Klezmer.htm
    Concelho de Braga, Portugal »» Abro uma frente contra o individualismo liberal, que reduz tudo o que envolve a Humanidade à mera economia, e contra o totalitarismo que faz desaparecer o individuo dentro da máquina absorbente do Estado e da Religião, proclamo que somente numa sociedade com vida própria pode desenvolver-se a liberdade concreta a que a humanidade tem direito. O moto “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est” (“Igreja Reformada e sempre reformando-se”) continua vigente. Quero reforçar a sociedade como travão ao Estado e à Religião, a fim de proteger e promover a liberdade do Indivíduo. Corresponde ao Estado a função de coordenador político, para manter a unidade teológica e orgánica do corpo social, dirigindo, vigiando e impulsionando a vida colectiva. Through the grace of our Lord YAOHÚSHUA (Jesus), the love of G-d, and the communion of the ‘Rukha Hol-Hodshúa (Holy Spirit), I trust in the one triune G-d (YÁOHU ULHÍM), the Shúam (Name), the Holy One of Yaoshorúl (Israel), whom alone I worship and serve (http://gamc.pcusa.org/ministries/pda/). God comes to us in free and undeserved favor in the person of YAOHÚSHUA who lived, died, and rose for us that we might belong to G-d and serve Mehushkhay (Christ) in the world. Following YAOHÚSHUA, Presbyterians are engaged in the world and in seeking thoughtful solutions to the challenges of our time. Presbyterians affirm that G-d comes to us with grace and love in the person of YAOHÚSHUA, who lived, died, and rose for us so that we might have eternal and abundant life in him. As Mehushkhay’s (Christ’s) disciples, called to ministry in his name, we seek to continue his mission of teaching the truth, feeding the hungry, healing the broken, and welcoming strangers. G-d sends the ‘Rukha Hol-Hodshúa (Holy Spirit) to dwell within us, giving us the energy, intelligence, imagination, and love to be Mehushkhay’s (Christ’s) faithful disciples in the world. More than two million people call the Presbyterian Church, http://www.pcusa.org/, (in the U.S.A.) their spiritual home. Worshipping in 10,000 Presbyterian congregations throughout the United States (also in other countries and cities like the city of Braga, Portugal [NOT DIRECTLY CONNECTED BUT INSPIRED BY]: Apresento-vos, amados santos (consagrados) do D-us Ela-Ele/Ele-Ela Eterno, formalmente a MINHA AMADA IGREJA/OHOLYÁO/CONGREGAÇÃO OFICIAL, no meu magnífico site/sítio: http://www.wix.com/ViktorMoreno/conviteavalsa: IGREJA BAPTISTA (PRESBITERANA) PENTECOSTAL – Vias Prebendas dignas duma lauda ou de um asteísmo: Rua de S. Martinho, 9 / Rua Manuel Álvares, 9, Braga; Horários: Terça: 20:30/21:00 (Verão: 21:00); Sábado: 19:00 hrs (Abaixo dos Bombeiros Municipais; em frente da gasolineira “BP” – Sapadores) C.P./Cidade: 4700 Braga; Telemóvel oficial do Pastor: 964 803 540, “ESCRITURAS OFICIAIS”: http://verdadesquelibertam.wordpress.com/as-escrituras-na-versao-yaohushua-clique-aqui/), they engage the communities in which they live and serve with G-d’s love. IGREJA EVANGÉLICA CONSERVADORA FUNDAMENTALISTA EM BRAGA Endereço Rua da Cruz da Pedra, 39 Sítio e contacto Ceia do Senhor Domingo, 10:00 Escola Dominical Domingo, 10:45 Preg. Evangelho Domingo, 10:45 Estudo Bíblico Quarta, 21:00 Oração Sexta, 21:00 Jovens Sábado, 20:30 Senhoras Último Domingo, 15:30 Anciãos Samuel Antunes Vieira, Ernesto da Silva Vieira e David Antunes Vieira Observações Início da presença da Igreja na localidade: Junho de 1957 Data de comemoração de aniversário: 4 de Junho

    Kids Shabbos School

    Esta semana oramos por:

    BÍBLIAS EM VÁRIOS IDIOMAS E TODOS OS MEUS POSTS




    Tags: MTV Shows
    Estudo alerta para ingestão de peixes contaminados com mercúrio A ingestão de peixe contaminado com mercúrio é a principal via de exposição ao metal tóxico e uma ameaça para a saúde no mundo todo, segundo um relatório publicado na revista científica sueca "Ambio". O estudo, elaborado a partir de cinco artigos de especialistas e divulgado hoje pela imprensa britânica, indica que, atualmente, o grau de contaminação com mercúrio industrial é três vezes maior que antes da Revolução Industrial. A poluição de oceanos, lagos, rios e mares deixou alguns peixes com altos níveis tóxicos de mercúrio, cuja ingestão é especialmente prejudicial para grávidas, recém-nascidos e crianças. Os danos causados, inclusive pelos baixos níveis de mercúrio, no desenvolvimento do cérebro são conhecidos há décadas, mas os cientistas do estudo ressaltam que ainda não foi feito o suficiente para reduzir a exposição ao mínimo. O relatório, aprovado por mais de mil cientistas na Conferência Internacional sobre a Contaminação do Mercúrio, realizada no segundo semestre do ano passado, em Madison (Estados Unidos), destaca que os efeitos tóxicos do mercúrio também aumentam o risco de ataques cardíacos, especialmente entre os homens adultos. Apesar da redução das emissões de mercúrio registradas nos países desenvolvidos nos últimos 30 anos, os níveis continuaram elevados por causa das emissões dos países em desenvolvimento. Segundo o professor da Universidade de Wisconsin James Wienes, as implicações políticas da descoberta "são claras". Nos Estados Unidos, a fim de reduzir a exposição ao mercúrio, o Governo lançou uma campanha para alertar as mulheres grávidas para o consumo limitado de peixes, especialmente de pescado branco e mariscos, que devem ser ingeridos em quantidades inferiores a 340 gramas por semana. Uma medida similar é promovida pela agência sanitária britânica, a Food Standards Agency, que aconselha as grávidas a evitar o consumo de tubarão e peixe-espada, e limitar o de atum, já que estes são os peixes com os níveis de mercúrio mais elevados. No entanto, pesquisadores britânicos da Universidade de Bristol descobriram que o pescado também contém ácidos ômega 3 e outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento do cérebro, apesar da ameaça que supõe para a saúde sua contaminação com mercúrio. A partir de um estudo com 9.000 famílias, o relatório, publicado na revista britânica "The Lancet", concluiu que os riscos do consumo de peixes são superados por seus benefícios. Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2007/03/08/ult1766u20692.jhtm
    Thaeme e Thiago - Apocalipse (Part. Marcos e Belutti).mp3
    Força Jovem Brasil
    Vancouver Riots 2011
    Hour of Power 2158 (Full Episode) from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    Kalumbonjambonja (the PDF Edition) – Versão Revista em Junho 2011http://www.scribd.com/embeds/58688769/content?start_page=1&view_mode=list&access_key=key-98b01xvklntkfrsftp0 Os Meus Posts
    Visitar-me em Twix.com

    Religion Blogs
    blog sites
    Festa da Taça já começou, siga aqui!



    Rapture aside, America's evangelical Christians deserve a little respect
    Tim Stanley - The Telegraph - 22 May 2011          
    Thanks to Vaal for the link Last week I went to a small evangelical church in West Los Angeles to test the mood pre-Rapture. This particular congregation did not buy the prediction by...
    CBS News - CBS - 22 May 2011          
    An aspect of religion that intrigues me is its capacity to con money out of a seemingly endless supply of gullible idiots. Is there anything so stupid that, if you put it out there, you can't find...
    The Thinking Atheist - YouTube - 21 May 2011
    This is worth watching
    Leonard Susskind - TED - 21 May 2011          
    Thanks to weavehole for the link What's it like to be pals with a genius? Onstage at TEDxCaltech, physicist Leonard Susskind spins a few stories about his friendship with the legendary Richard...
    TAGGED: PHYSICS, SPEECHES
    Ben Goldacre - Guardian - 21 May 2011
    Here's no surprise: beliefs that we imagine to be rational are bound up in all kinds of other stuff. Political stances, for example, correlate with various personality features. One major review in...
    Eric MacDonald - Choice in Dying - 21 May 2011          
    This is the second instalment of (former Reverend) Eric MacDonald's replies to reviews of The God Delusion , following the one we posted yesterday. He promises more, and I, for one, look forward to...
    Greta Christina - AlterNet - 20 May 2011          
    Atheists, by definition, don't think any religion has any reasonable likelihood of being true. And yet, for some weird reason, we're often asked to choose between them. Believers often accuse us...
    TAGGED: RELIGION, WINGNUTS
    David Silverman - CNN - 20 May 2011          
    Let nobody doubt that religion hurts people. Good, intelligent, caring people suffer every day and everywhere at the hands of religion, the happy lie. Religion is used by dishonest people who...
    Jerry Coyne - WEIT - 20 May 2011
    I’m so glad that Eric’s website, Choice in Dying, has taken off in a big way. He regularly posts thoughtful commentaries, and, unlike most of us, can’t be accused of theological naivité (he was,...
    Eric MacDonald - Choice in Dying - 20 May 2011
    I’ve been reading reviews of Richard Dawkins’ The God Delusion over the last few days. There are a surprising number of them. Most of them, as is to be expected, no doubt, are written by religious...
    ASHLEY PARKER - The New York Times - 20 May 2011          
    Abby Haddad Carson and Robert Carson say Saturday is Judgment Day; the children, Joseph, Faith and Grace, do not The Haddad children of Middletown, Md., have a lot on their minds: school...
    TAGGED: RAPTURE, WINGNUTS
    - - RDF Store - 20 May 2011          
    Evolution Fun for Kids! Award winning evolution activity playmat, poster and activity guide Special introductory prices, click here to buy
    Bang goes the theory - BBC - 19 May 2011          
    We've already posted a brief, edited version of this conversation, and promised that the full version would come along later. Here, now, is the full version. Link to original post and comments ...
    Ruth Gledhill - The Times - 19 May 2011          
    Religion should not be allowed to “hijack” the great cultural resource of the Bible, according to the atheist scientist Professor Richard Dawkins. Asked by the Labour MP Frank Field, chairman...
    Michelle Boorstein - Washington Post - 19 May 2011          
    UPDATE (thanks to Miranda Celeste for the link): a pdf of the 143-page report itself is here . The largest study ever done on youth sexual abuse by Catholic clergy concludes that the scandal...
    British Humanist Association and RDFRS - BHA website - 18 May 2011          
    Date: 9th June 2011 Start time: 7:00pm for 7:30pm start - 8:30pm Venue: Logan Hall, Institute of Education, 20 Bedford Way, London WC1H 0AL Tickets: Non-members £6.00; £4.00 for BHA members...
    Bart Erhman - YouTube - 18 May 2011          
    This is a very nice – and witty – little vignette by Bart Ehrman. The central Christian dogma of the Trinity, it turns out, occurs in only one place in the bible, in the first epistle of John,...
    TAGGED: RELIGION

    AVISO DO BLOGUE:
    Abro uma frente contra o individualismo liberal, que reduz tudo o que envolve a Humanidade à mera economia, e contra o totalitarismo que faz desaparecer o individuo dentro da máquina absorbente do Estado e da Religião, proclamo que somente numa sociedade com vida própria pode desenvolver-se a liberdade concreta a que a humanidade tem direito. O moto "Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est" ("Igreja Reformada e sempre reformando-se") continua vigente. Quero reforçar a sociedade como travão ao Estado e à Religião, a fim de proteger e promover a liberdade do Indivíduo. Corresponde ao Estado a função de coordenador político, para manter a unidade teológica e orgánica do corpo social, dirigindo, vigiando e impulsionando a vida colectiva. Through the grace of our Lord YAOHÚSHUA (Jesus), the love of G-d, and the communion of the 'Rukha Hol-Hodshúa (Holy Spirit), I trust in the one triune G-d (YÁOHU ULHÍM), the Shúam (Name), the Holy One of Yaoshorúl (Israel), whom alone I worship and serve (http://gamc.pcusa.org/ministries/pda/). God comes to us in free and undeserved favor in the person of YAOHÚSHUA who lived, died, and rose for us that we might belong to G-d and serve Mehushkhay (Christ) in the world. Following YAOHÚSHUA, Presbyterians are engaged in the world and in seeking thoughtful solutions to the challenges of our time. Presbyterians affirm that G-d comes to us with grace and love in the person of YAOHÚSHUA, who lived, died, and rose for us so that we might have eternal and abundant life in him. As Mehushkhay's (Christ’s) disciples, called to ministry in his name, we seek to continue his mission of teaching the truth, feeding the hungry, healing the broken, and welcoming strangers. G-d sends the 'Rukha Hol-Hodshúa (Holy Spirit) to dwell within us, giving us the energy, intelligence, imagination, and love to be Mehushkhay's (Christ’s) faithful disciples in the world. More than two million people call the Presbyterian Church, http://www.pcusa.org/, (in the U.S.A.) their spiritual home. Worshipping in 10,000 Presbyterian congregations throughout the United States (also in other countries and cities like the city of Braga, Portugal (Observation: My Church is not directly connected but inspired by): Apresento-vos, pois, formalmente a MINHA AMADA IGREJA OFICIAL, http://www.wix.com/ViktorMoreno/conviteavalsa: IGREJA BAPTISTA (PRESBITERANA) PENTECOSTAL - Vias Prebendas dignas duma lauda ou de um asteísmo: Rua de S. Martinho, 9 / Rua Manuel Álvares, 9, Braga; Horários: Terça/Quinta: 20:30/21:00 (Verão: 21:00); Sábado: 19:00 hrs (Abaixo dos Bombeiros Municipais; em frente da gasolineira "BP" - Sapadores) C.P./Cidade: 4700 Braga; Telemóvel oficial do Pastor: 964 803 540, "ESCRITURAS OFICIAIS": http://verdadesquelibertam.wordpress.com/as-escrituras-na-versao-yaohushua-clique-aqui/), they engage the communities in which they live and serve with G-d’s love. To ilustrate read the blog's article about women's leadership in Church: http://supralapsarianismo.wordpress.com/2010/10/11/damasio-%e2%80%9co-signo-o-tempo-e-a-consciencia%e2%80%9d-maria-a-mae-de-yaohushua-era-hermafrodita-como-o-afirmam-alguns-muculmanos/
    Também temos uma reflexão democrática com o contraditório: http://conviteavalsa.blogspot.com/2010/09/yaohushua-e-o-nosso-sumo-bem-da.html

    Bento Domingues: Os partidos na Igreja

    No "Público" de 22 de Maio de 2011 AD


    USA DENOMINATIONS LINKS
      DENOMINATIONS
      • Link to denominations | Portuguese Denomination: Metodistas de Portugal
      • Circuito de Braga
        alt BRAGA
        Morada: Travessa Dr. Francisco Machado Owen, 45 (Bairro Social St.ª Tecla) 4710 - 322 Braga Telefone: 253 271 266 Horário das Reuniões: Domingo - 10:00 Escola Dominical Domingo - 11:00 Culto 5ª Feira - 21:00 Estudo Bíblico Pastor responsável: Revª. Eunice Alves Telemóvel: 963 107 631
    ANTENA3 TV
    Fluir.tv
    edsom on livestream.com. Broadcast Live Free
    Watch live streaming video from apliveroyalwedding at livestream.com
    Fernanda Henriques, da Universidade de Évora, constatando que D'us se tornou um ídolo masculino patriarcal - se D'us é masculino, o masculino é D'us e, então, como é que as mulheres se pensam quando se dirigem a D'us figurado no masculino -, afirmou que as teologias feministas devem ser um braço da teologia da libertação, fundamentais para a renovação da Igreja (independente da denominação cristã) e decisivas para equilibrar as representações do homem e da mulher no seu valor na sociedade.
    Documento Final – Compromisso da Cidade do Cabo - Parte I PDF Imprimir E-mail
    Seg, 16 de Maio de 2011 AD
    Documento Final – Parte 2/4
    Congresso Lausanne III
    Compromisso da Cidade do Cabo
    5. Nós amamos o Espírito Santo
    Nós amamos o Espírito Santo na unidade da Trindade, juntamente com o Deus Pai e o Deus Filho. Ele é o Espírito missionário enviado pelo Pai missionário e pelo Filho missionário, que sopra vida e poder na Igreja missionária de Deus. Nós amamos e oramos pela presença do Espírito Santo, pois sem que o Espírito testemunhe de Cristo, o nosso testemunho é inútil. Sem a obra de convencimento do Espírito, é vã nossa pregação. Sem os dons, a direção e o poder do Espírito, nossa missão é mero esforço humano. E sem o fruto do Espírito, nossas vidas desinteressantes não conseguem refletir a beleza do evangelho.
    A) No Antigo Testamento vemos o Espírito de Deus ativo na criação, em obras de libertação e de justiça, enchendo pessoas do Espírito e capacitando-as para todo tipo de serviço. Profetas cheios do Espírito aguardavam ansiosamente a vinda do Rei e Servo, cuja Pessoa e obra seriam capacitadas pelo Espírito de Deus. Os profetas também aguardavam a era que seria marcada pelo derramamento do Espírito de Deus, trazendo nova vida, obediência renovada e dons proféticos para todo o povo de Deus, jovens e velhos, homens e mulheres.[17]

    Leia mais...
    Follow me on Twitter!
    [TRU:] YOUNG TELEVISION
    TV IPB
    Follow me on TwitLonger! Clique no http://www.twitlonger.com/index.php/main_new The Lord's Prayer by Huntley Brown - 2147 from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    Hour of Power Ep. 2153 - Full Hour from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    Amazing Grace performed by Crystal Cathedral Choir & Worship Team - 2153 from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    Hour of Power EP. 2154 - Full Hour from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    [TRU:] YOUNG TELEVISION
    TV IPB
    Watch live streaming video from tvbetel at livestream.com

    KSS: SHABBOS/SHABBAT

    CATEGORIAS FUNDAMENTALISTAS NÃO INCLUSIVAS E INCLUSIVAS | A ESPERANÇA DOS DEFICIENTES

    2120 Full Hour from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.

    The Fundamental Top 500


    The Baptist Top 1000 


    IFB1000
    http://unisinos.br/blog/ihu/category/juventude/ » Estudo do Ibase mostra como pensa a juventude sul-americana A juventude perdida da América Latina Uma selvagem celebração da liberdade, da juventude, do excesso » http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=34669 A fé da juventude. Estudos inéditos apontam um descrédito das religiões ‘Hoje não há geração, há tribo’. A diferença entre a juventude de 1968 e hoje. Entrevista com Zuenir Ventura ||| http://magcalcauvin.files.wordpress.com/2011/05/dc3adzimo.pdf »»»» DÍZIMO PDF ESPECIALMENTE A PÁGINA 5 » http://magcalcauvin.wordpress.com/2011/05/10/dizimo-uma-ideia-de-genio-de-agostinho/

    The Expanded Bible New Testament | Youthworks Bible Studies - Sex, Relationship & the Bible