BIBLIA ORTODOXA

quinta-feira, 3 de maio de 2012

AS TRÊS NOITES DE SIRACUSA

AS TRÊS NOITES DE SIRACUSA



    • Marilyn Monroe


  •  ·  ·  ·  · há 2 horas

    • Gostas disto.

      • Luís Magalhães http://www.youversion.com/bible/song.1.nvi-por
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        há 2 horas ·  ·  3 · 

      • Solange Ayres Borges obrigada pela dica
        há 2 horas ·  ·  2

      • Solange Ayres Borges Tive uma grande decepção quando meu casamento acabou pois para mim como eu prometi seria para sempre até que a morte nos separe, mas infelizmente não foi o que aconteceu, mas tudo o que prometi eu cumpri, estou de consciência e coração tranquilo
        há 2 horas ·  ·  2

      • Luís Magalhães Ana Santos e Solange Ayres Borges A ECLESIOLOGIA DE ORIGENES NO COMENTÁRIO AO CANTICO DOS CANTICOS

        Por a sua criatividade teológica e cultural, os primeiros séculos da era cristã constituíram um período decisivo para o Cristianismo. E, dentre as várias figuras dessa época, destaca-se Orígenes de Alexandria (185-253). Fundador da crítica ao texto bíblico, profundo conhecedor da literatura e da filosofia, homem da Igreja e pregador, Orígenes expressou-se, originalmente, nesses âmbitos deixando marcas profundas e duradouras no Cristianismo da sua época até os dias de hoje. Nesses dezoitos séculos de história, certamente, não se pode negar a grandeza do gênio Orígenes e a profundidade de sua influência. Pode-se compará-lo somente a Agostinho e a Tomás de Aquino, continuando a ser o maior dos teólogos que a Igreja do Oriente já produziu.

        A eclesiologia de Orígenes é um tema que perpassa séculos e continua atual, já que o tema Igreja continua em permanente discussão. Orígenes fala de Igrejas, comunidades concretas presentes no mundo, estruturadas de fatos segundo as diversas funções dos seus membros em relação de comunhão entre si. O ponto de partida para Orígenes construir sua eclesiologia é o termo Igreja no singular, que expressa uma realidade universal que transcende as Igrejas particulares. Os escritos de Orígenes possuem abundantes informações sobre as condições concretas da comunidade cristã e afirmam que a Igreja daqui debaixo será sempre variada e não se purificará completamente antes do fim do mundo. Orígenes não pensa para esse mundo numa Igreja espiritual distinta da concreta e nem entende pecado e santidade como algo simultâneo e dialético. Para ele, a Igreja é, por si mesma, santa e a perfeição da santidade pertence à condição escatológica.

        É a partir do Novo Testamento que Orígenes refere-se à Igreja no tempo. Para ele, no Antigo Testamento deu-se a Sinagoga construída por um centurião antes dos tempos da vinda de Jesus. A passagem do Antigo ao Novo Testamento corresponde a passagem da sinagoga para a Igreja, que é também passagem da exterioridade para a interioridade. Orígenes também fala da preexistência da Igreja, esta que existe antes da queda, antes da constituição do mundo. Para ele, essa Igreja preexistente é mãe de Cristo, no sentido de que Ele veio abandonando o Alto para buscar a esposa caída no mundo.

        Para Orígenes, a Igreja não se iniciou com Cristo e os Apóstolos, mas existe realmente desde o começo do mundo: compreende aos justos do Antigo Testamento e vive sempre a espera de Cristo; a chegada do esposo na carne, e sua união com a Igreja, faz com esta passe da idade infantil à adulta, da imperfeição da lei à perfeição da graça.

        Quanto aos traços temporais da eclesiologia de Orígenes estão relacionados com a questão dos dois testamentos, ou seja, a passagem da lei ao Evangelho. Assim sendo, esta é uma eclesiologia dos grandes tempos históricos da salvação. Mais do que uma eclesiologia do povo de Deus, Orígenes desenvolve a eclesiologia dos dois povos, tomando como exemplo o texto de Gênesis 25, 23, em que os dois povos do ventre de Rebeca, Jacó, o menor, supera o maior. É assim também a Igreja que sucede a Sinagoga.

        há 2 horas ·  ·  3

      • Luís Magalhães A estrutura da Igreja em Orígenes aparece como dado consolidado no tempo: os bispos, presbíteros e diáconos, freqüentemente citados em algumas obras suas, desenvolvem uma função de guia e de presidência. Os bispos estão no lugar de Jesus, os presbíteros no dos patriarcas e dos apóstolos, os diáconos no dos sete arcanjos. A função diaconal para Orígenes está fundamentalmente ligada à administração dos bens da Igreja. O espiscopado e o presbiterato, ainda que distintos, aparecem conexos. Falta em Orígenes uma doutrina da sucessão apostólica.

        Dentre os vários temas sobre a Igreja em Orígenes, o que mais ganha relevo é o tema da Igreja-esposa e esse tema está na base da sua interpretação do cântico dos cânticos. Aqui, a esposa é muito mais do que uma imagem, é a definição mesma da Igreja, a que se aplica distinta imagens, como, por exemplo, a Igreja-esposa no cosmo – essa imagem pertence ao seu ser lua iluminada por Cristo-sol, tratando-se de uma imagem cósmica. Sol e lua luminárias do mundo. A Igreja é reflexo da luz de Cristo, ou seja, total dependente dele. Assim, é luz destinada a desaparecer quando o sol da justiça resplandecer completamente sobre os homens.

        Da união da Igreja com Cristo, Orígenes traça o paralelo da união do justo com o Senhor, em vista de se tornarem uma só coisa com Ele. Essa união não significa perda da identidade pessoal, mas somente do aspecto terreno e material, sendo conservados e potencializados os aspectos espirituais. Essa iluminação plena, segundo Orígenes, só será possível na escatologia. A Igreja se encontra entre Cristo e o mundo, este representado por aqueles que não se encontram em condições de iluminar a outros. Assim, a Igreja é mediadora de luz.

        Podemos afirmar que Orígenes também tem como referência a Igreja-esposa quando assevera o pecado na Igreja. Ele fala de uma Igreja sem mancha, ou seja, o pecado não pertence à Igreja, mas, até que não se chegue à plena transformação dos crentes, Cristo – mesmo impassível na sua divindade – sofre o que sofre o seu corpo, que é a Igreja. Orígenes, comentando o texto de Ef. 5,27, fala que na primeira vinda, Cristo purifica a Igreja com a água do batismo e, mais em geral, esse texto expressa também o progresso da alma e da Igreja rumo a sua perfeição. Para Orígenes, a pertença à Igreja Imaculada, junto com os Apóstolos, é parte da Igreja de Cristo construída sobre a pedra e é Ele mesmo, Cristo, a pedra que sustenta todo o edifício. Essa pertença dá-se agora e não é exclusivamente escatológica, apesar de que a relação com a escatologia permanece clara, porque a perfeição é sua antecipação.

        Hipólito foi o primeiro a fazer uma leitura eclesiológica do cântico dos cânticos com precedente na exegese hebraica. Porém, é peculiar de Orígenes a passagem da aplicação eclesiológica de alma singular à esposa. O tema esponsal do cântico dos cânticos não consiste somente no Cristo que busca a esposa e, sim, também, na esposa que deseja e espera o Cristo e, toda história desde Adão em diante, não é mais do que uma preparação a esse encontro. “Que me beije com os beijos da sua boca” (Ct. 1,2) segundo Orígenes é a voz da Igreja preparada para as bodas pelo ministério dos profetas. Inflamada de amor, roga ao Pai do esposo que o envie para que ela possa falar a Ele mesmo presente na carne.

        há 2 horas ·  ·  3

      • Luís Magalhães Orígenes começa o seu comentário ao cântico dos cânticos com um grande prólogo, onde trata de questões que considera preliminares para uma interpretação ordenada: expõe a matéria do cântico dos cânticos, a natureza do amor, a relação do cântico dos cânticos com os outros dois livros de autoria atribuída a Salomão (Provérbios e Eclesiastes) e o vínculo do cântico dos cânticos com outros cânticos do Antigo Testamento. O cântico dos cânticos, contendo um conteúdo erótico, foi compreendido pelos judeus como expressão de amor esponsal entre JHWH e Israel. No meio cristão, os esposos começaram a significar Cristo e a Igreja. Essa interpretação apareceu pela primeira vez no comentário de Hipólito ao cântico dos cânticos. Já Orígenes, no seu comentário, usa duas interpretações: uma literal e outra alegórica. Para Orígenes, só se podia dar significado religioso a interpretação literal através da alegoria. Orígenes também observa que, no cântico dos cânticos, além dos protagonistas principais há outros personagens ao seu redor: as companheiras da esposa e os amigos do esposo.

        A interpretação espiritual só é convincente se tiver como base uma exata significação literal. A interpretação espiritual é articulada em duas propostas: uma tradicional ou comunitária, em que os esposos simbolizam Cristo e a Igreja; e, outra, psicológica ou individual, em que o esposo continua sendo o Cristo, mas a esposa é a alma do crente. O tema do amor entre Cristo e a Igreja desenvolve-se a partir de um contraste entre Israel e a Igreja, ou seja, entre a velha economia do Antigo Testamento e a atual economia do Novo Testamento, sendo que os amigos do esposo simbolizam os profetas e as filhas de Jerusalém, o povo Judeu que não aceitou a mensagem de Cristo.

        São Jerônimo (340-420) considerou o Comentário ao Cântico dos Cânticos como obra mestra de Orígenes, afirmando que, nas suas outras obras, Orígenes superou a todos e, no comentário ao cântico dos cânticos, superou a si mesmo.

        Na interpretação desse cântico de amor, Orígenes pode aplicar seus princípios hermenêuticos de modo particularmente acertado. Representou uma novidade para seu tempo. O cântico dos cânticos por si só exige, em sentido cristão, uma interpretação alegórica. Olhando do ponto de vista da letra, o cântico de amor dos esposos reais não traz nada que possa autorizar sua inserção no cânone dos livros divinamente inspirados.

        O único exegeta cristão da antiguidade que impugnou a interpretação alegórica desse livro foi Teodoro de Mopsuesta (séc. V), que se viu obrigado a negar também seu caráter inspirado.

        há 2 horas ·  ·  3

      • Luís Magalhães O Comentário ao Cântico dos Cânticos de Orígenes tem por finalidade responder a questão de como devemos ler o cântico dos cânticos, já que Orígenes o considera como alimento sólido e adequado somente aos perfeitos.

        A interpretação Origeniana do cântico dos cânticos exerceu influência em toda a exegese posterior. Alguns a seguem de perto, outros se inspiram nela com total liberdade. Os místicos preferem dentro da interpretação espiritual, a linha individual, ou seja, o amor entre Cristo-esposo e a alma do crente.

        A atualidade do Comentário ao Cântico dos Cânticos de Orígenes deve muito a eclesiologia nele desenvolvida, pois, muito das visões de Igreja ali encontradas – principalmente da Igreja-esposa, da Igreja na Trindade –, são retomadas na Constituição Dogmática do Vaticano II sobre a Igreja, a Lumen Gentium.

        E, todo o cristão que lê o Comentário ao Cântico dos Cânticos de Orígenes é convidado a sentir a necessidade de progredir sempre na fé para chegar a ser como a esposa, dignos de uma união perfeita com o Esposo, Cristo.

        O Comentario al cantar de los Cantares (1) de Orígenes começa com a exposição de cada versículo por uma breve explicação literal. Porém, na maioria dos casos, começa-se pela Igreja-esposa. Ou pela alma-esposa e, continuando, pelo aspecto literal. Alguns versículos são interpretados somente segundo a uma das interpretações. Em outros casos, estão mais ou menos juntas, mas é perceptível a transição de uma para outra.

        há 2 horas ·  ·  3

      • Luís Magalhães Assim como o ingresso no santo dos santos, o acesso ao Cântico dos Cânticos não é direto. Ele vem ao fim de uma passagem após uma seqüência ascendente de cânticos, presente nas Sagradas Escrituras: o Cântico de louvor após a travessia do Mar Vermelho (Ex. 15.1s), o cântico na fonte (Nm. 21,17-18), o cântico de Moisés (Dt. 32.1s), o cântico de Débora (Jz. 5,2), o cântico de Davi (2Sm. 22) e o cântico da vinha (Is. 5,1s).

        Para Orígenes, cada um desses cânticos assinala um estágio da jornada espiritual. Com efeito, os demais cânticos da lei, e que os profetas cantaram, parecem ter sido cantados a esposa, quando esta ainda não havia penetrado nos umbrais da idade madura. Entretanto, este cântico (Cântico dos Cânticos) parece que foi cantado para a esposa já adulta, pronta para o vigor fecundante do esposo e ao Mistério perfeito.

        Na sua primeira homilia sobre o Cântico dos Cânticos, Orígenes diz que aprendemos de Moisés que não existe somente o santo, mas o Santo dos santos e que as escrituras nos ensina também o Sábado dos sábados e, por meio de Salomão, aprendemos que existe não só o Cântico, mas também o Cântico dos Cânticos. É feliz quem entra no Santo; mais feliz, quem entra no Santo dos santos. É feliz quem observa o sábado; muito mais feliz, quem observa o Sábado dos sábados. Do mesmo modo, é feliz quem canta os cânticos; porém, muito mais feliz, é aquele que canta do Cântico dos Cânticos (2).

        A interpretação tipológica do Cântico dos Cânticos põe em equilíbrio a distância existencial que separa os dois modos de amar, tornando possível a assunção da linguagem do Cântico dos Cânticos no discurso cristão.

        Orígenes, no prólogo ao comentário do Cântico dos Cânticos, afirma que Salomão escreveu esse livro como drama e cantou como a noiva que vai se casar e está inflamada de amor celeste por seu esposo que é o verbo de Deus. E todo o livro nos ensina as palavras utilizadas por esse magnífico esposo ao dirigir-se ao seu cônjuge, a alma ou a Igreja.

        há 2 horas ·  ·  3

      • Luís Magalhães A causa principal de Salomão ter escrito este livro foi o amor em si mesmo, pois deste amor fala a escritura. Nele, arde e se inflama pelo Verbo de Deus a alma bem-aventurada e canta o Cântico de bodas movida pelo Espírito Santo, por Quem a Igreja enlaça-se e se une ao seu celeste esposo, Cristo; ansiosa de juntar-se a Ele por meio da palavra, para conceber Dele e, assim, poder salvar-se, graças a essa casta maternidade. Sobre esse amor, deve-se dizer tanta coisa quanto se diz de Deus, já que o mesmo é amor.

        Orígenes comentando o segundo versículo do capítulo primeiro do Cântico dos Cânticos nos concede uma visão geral de como fará a interpretação dos outros capítulos. Afirma que o livro está escrito em forma de drama. E, por isso, frequentemente existe uma mudança de personagem em todo livro.

        “Que me beije com os beijos de sua boca” (Ct. 1,2). Orígenes faz uma interpretação histórica desse versículo, em que a esposa recebeu do nobilíssimo esposo digníssimos regalos esponsais. E, na espera de seu esposo, que demora bastante tempo, a esposa sente-se atormentada pelo desejo de seu amor e faz tudo para que algum dia possa ver seu esposo e desfrutar de seus beijos. E, percebendo a demora do seu amor, não podendo conseguir o que deseja, a esposa recorre a Deus, o Pai do Esposo, levantando as suas mãos puras sem ira e vestida convenientemente, abrasada pelo desejo do esposo e atormentada por uma ferida interna de amor lança sua oração a Deus, falando de seu esposo: que me beije com os beijos de sua boca. Na interpretação espiritual desse versículo, Orígenes fala da Igreja, que está ansiosa para se unir a Cristo e dirige sua oração a Deus: Pai do meu Esposo, eu te peço que tenhas compaixão do meu amor e me envie-O para que eu não fale mais a Ele por meio de seus servidores, anjos e profetas, mas que o mesmo venha em pessoa e me beije com os beijos de sua boca e infunda em minha boca as palavras de Sua boca e que eu Lhe escute a falar pessoalmente e O veja ensinar. Depois que Orígenes expõe a oração da noiva, ele comenta, que os beijos que Cristo ofereceu a Igreja quando veio na Sua carne foram as palavras de fé, de amor e paz, segundo o que Ele já havia prometido pelos profetas.

        A terceira interpretação desse versículo (Ct. 1,2), a espiritual no sentido individual, Orígenes fala de uma alma de uma única vontade: a de unir-se estreitamente ao Verbo de Deus e penetrar no interior dos mistérios de Sua sabedoria.

        Assim a esposa fala de sua cor: sou negra mais formosa, filhas de Jerusalém como as tendas de Cedar e as peles de Salomão (Ct. 1,5). Aqui, Orígenes fala mais uma vez da esposa colocando em sua boca a resposta às filhas de Jerusalém, que a criticam; sou negra, filhas de Jerusalém, porém formosa, também eram negras as peles de Salomão e nem por isso eram indecorosas a negritude de suas peles a um rei tão grande em sua glória, por isso filhas de Jerusalém não me reproveis pela cor, pois ao corpo não falta formosura. Essa seria a interpretação literal do relato em questão. Quanto à interpretação espiritual, segundo Orígenes essa esposa que fala representa a Igreja congregada entre os gentios, as filhas de Jerusalém são almas que graças a eleição dos pais se acham queridíssimas, e quando olham a Igreja dos gentios, que carece de nobreza, não podendo atribuir a si a nobreza de Abrão, Isaac e Jacó, mas esquece o seu povo e a casa de seu pai e chega até Cristo. As filhas de Jerusalém a enegrecem de ultrajes por falta de nobreza em sua linhagem. Então a esposa dá-se conta que o motivo das filhas de Jerusalém chamarem-lhe de negra é por não considerá-la como detentora da claridade da instrução de seus pais. Em resposta a tudo isso, a esposa diz: sou negra filhas de Jerusalém, por não descender da linhagem de varões ilustres e nem por ter recebido a iluminação da lei de Moisés, porém tenho comigo a minha própria beleza. Efetivamente em mim, está aquela primeira criação que em mim se fez a imagem de Deus. E, agora, ao aproximar-me do Verbo de Deus, recebi-Lhe em minha beleza. Sou negra, realmente, pela condição plebéia de minha linhagem, porém formosa pela penitência e pela fé, pois eu escolhi o Filho de Deus, o Verbo feito carne.

        há 2 horas ·  ·  3

      • Ana Santos ‎... a noiva que vai se casar está inflamada de amor celeste pelo seu esposo... Que expressão! Digo, em relação ao homem e a mulher... Que felicidade! Gente, tudo o que D'us fez é infinitamente maravilhoso, além daquilo que pensamos.
        há 2 horas ·  ·  3

  • O tema da Igreja-esposa, em destaque, no Comentário ao Cântico dos Cânticos de Orígenes é sempre 
    ressaltado por muitos que se aproximam do Livro Sagrado: o Cântico dos Cânticos, na tentativa de uma 
    nova compreensão ou releitura atualizada no mesmo.

    Neste diapasão, podemos citar como exemplo Henri Crouzell – na obra Orígenes, uno teólogo
     controvertido (3) – analisando a pessoa de Orígenes enquanto exegeta e comentando a sua
     interpretação à Sagrada Escritura, principalmente no sentido espiritual, no mais profundo do termo,
     afirma que, no Comentário ao Cântico dos Cânticos de Orígenes, percebe-se uma posição equilibrada
     entre o coletivo e o individual. A Redenção não é somente um assunto coletivo e nem só um assunto 
    individual e, sim, ambos, indissociavelmente. A salvação é pessoal e eclesia...Continuar a ler:O tema da Igreja-esposa, em destaque, no Comentário ao Cântico dos Cânticos de Orígenes é sempre ressaltado por muitos que se aproximam do Livro Sagrado: o Cântico dos Cânticos, na tentativa de uma nova compreensão ou releitura atualizada no mesmo.

    Neste diapasão, podemos citar como exemplo Henri Crouzell – na obra Orígenes, uno teólogo 
    controvertido (3) – analisando a pessoa de Orígenes enquanto exegeta e comentando a sua interpretação à Sagrada Escritura, principalmente no sentido espiritual, no mais profundo do termo, afirma que, no Comentário ao Cântico dos Cânticos de Orígenes, percebe-se uma posição equilibrada entre o coletivo e o individual. A Redenção não é somente um assunto coletivo e nem só um assunto individual e, sim, ambos, indissociavelmente. A salvação é pessoal e eclesial. Assim sendo, Orígenes passa sem problemas e, às vezes, até sem transição da Igreja-esposa à alma-esposa. Para Orígenes, não existe oposição entre ambas, sendo uma dependente da outra. A alma fiel é a esposa de Cristo, porque forma parte da Igreja-esposa. E a Igreja é tanto mais esposa, quanto mais a alma se comporta como esposa pela perfeição de sua vida cristã.

    Quando Henri Crouzell passa do Orígenes exegeta ao espiritual, ele comenta os temas
     nupciais desenvolvidos por Orígenes e destaca novamente o tema da Igreja-esposa, falando das núpcias de Cristo com a Igreja como também com as núpcias de Cristo com a alma. Tais núpcias compreendem toda uma história, que se inicia na preexistência, quando a alma unida ao Verbo. Ou em outras palavras, a humanidade preexistente de Cristo é o esposo da Igreja da preexistência, constituída por todas as inteligências que a queda original as transformou em anjos, homens e demônios. Esta queda separa o esposo da esposa. Na encarnação, o esposo que não havia pecado, reveste-se de um corpo de carne para igualar-se por amor a sua esposa, que havia pecado na carne. Porém, essa união perfeita só acontecerá nas bem-aventuranças.

    Juan Esquerda Bifete, em seu livro Hemos Conocido El Amor (4), em que desenvolve meditações sobre
     cada capítulo do Cântico dos Cânticos, trabalha mais a linha individual da interpretação espiritual que Orígenes faz do Cântico dos Cânticos. Contudo, não deixa de fazer referência de forma completa ao termo Igreja-esposa, destacando sempre mais o individual, principalmente quando se refere a comentários do Cântico dos Cânticos feito por algum grande santo místico, como São João da Cruz e Tereza D`ávila, dentre outros.

    Assim se explica o amor esponsal de Cristo pela sua Igreja e por cada um dos chamados a ser Igreja. 
    Cristo amou a sua Igreja e se entregou por ela (Ef. 5,25), adquiriu-a com seu sangue (At. 20,28). Cristo me amou e se entregou por mim (Gl. 2,20). Quem experimentou em si mesmo este amor esponsal de Deus por meio de seu Filho sente um profundo respeito ante o mistério de cada homem. O chamado definitivo às bodas já ressoou em nossos corações. O beijos amoroso de Deus fez-se mais sensível e profundo por meio de Cristo. A esposa, ou seja, a Igreja já entendeu que se trata de uma doação pessoal e de uma união definitiva de vontades. Por isso, decide-se a começar o caminho e pede o beijo definitivo de Deus, seu Verbo encarnado, como doação pessoal. Já não lhe basta mais os dons de Deus. A Igreja quer a Ele mesmo.



    Frei José de Ribamar Gomes



    1. ORIGENES. Comentario al cantar de los Cantares. Tradução: Argimiro Velasco Delgado. Madri: Ciudad 

    Nueva, 1986

    2. Orígenes e o Cântico dos Cânticos. Atualização, Belo Horizonte, n. 315, jul/ago, 2005.

    3. CROUZEL, Henri. Origene uno teólogo controvertido. Madri: BAC, 1998.

    4. BIFET, Juan Esquerda. Hemos conocido el Amor. Meditaciones sobre el Cantar de los Cantares. Madri: BAC, 1987.

    http://www.promapa.org.br/2006/index.php?pag=artigos&exibartigo=66

    www.promapa.org.br
    Site da Província Nossa Senhora do Carmo - OFM Cap - MA, PA e AP

     ·  ·  ·  · há 2 horas

    • Tu e Ana Santos gostam disto.

      • Luís Magalhães http://www.facebook.com/groups/257058474387534/permalink/277612745665440/


        TUDO O PROVOQUE O ATO DE APREENDER...
        há 2 horas ·  ·  1 · 

      • Luís Magalhães Ana Santos
        há 2 horas ·  ·  2

      • Luís Magalhães Cantares e o Jogo do amor: Erotismo e protagonismo feminino no harém do rei Salomão

        Cântico dos cânticos: livro poético do Antigo Testamento, tradicionalmente atribuído a Salomão. Reúne uma coleção de diálogos amorosos entre um homem e uma mulher, nos quais se exaltam a beleza e a paixão. Os judeus interpretaram a obra como a expressão do amor de Deus pelo povo de Israel e, muitos cristãos, a viam como a representação do amor de Deus pela igreja. No entanto, tais visões religiosas acabam por deflagrar contra o político e o erótico – essenciais na leitura deste texto - um golpe fatal.
        Há uma predominância explícita da voz feminina. Voz carregada de erotismo e paixão evocando imagens tão ricas e díspares que vão desde os prazeres do vinho, os jardins orientais até a força dos sepulcros. Como diz o teólogo francês LaSor:
        o cântico é a expressão adequada para sentimentos intensos, prazer arrebatador, compromisso profundo. Dominados pelo desejo de dar-se para o outro e de receber dele o que não se pode pedir, não inventam fórmulas, não preparam receitas, não escrevem rituais, não desenham mapas, não elaboram gráficos. Cantam...(LASOR, 1999).
        O Cântico pode ser dividido em seis porções:
        a. Cânticos descritivos: onde se descreve a beleza do outro. Forma literária antiga encontrada em literatura egípcia, babilônica e árabe no mundo atual. Cap.4.
        “Como você é bonita, meu amor. Seus olhos são como os olhos das pombas. Os seus cabelos caem sobre o seu rosto como um rebanho de cabras descendo pelos morros de Gileade...Os seus lábios são feitos de mel. Sim, debaixo de sua língua, querida, há mel e leite. Os seus seios são como filhotes gêmeos de uma gazela, que se alimentam no meio das flores. Antes de o dia anoitecer eu irei à montanha de mirra e ao monte que tem o cheiro de incenso...” (BÍBLIA, 2000).
        b. Auto-descrições: onde os amantes tecem comentários sobre seus dotes amorosos e sensuais;(1:1-7).
        Sunamita - “Eu sou morena, mas sou bela, minha pele queimada pelo sol é da cor das cortinas escuras de Quedar”
        Rei Salomão - “Mas sua pele é macia como as cortinas de seda do rei. Você é a mulher mais bonita do mundo.”

        há 2 horas ·  ·  2

      • Luís Magalhães c. Cânticos de admiração: difere dos cânticos descritivos por tecer comentários e elogios das vestes e ornamentos do ser amado (jóias, perfumes, roupas, etc.).(7:5-9).
        d. Cânticos de anseio. O desejo ardente dos amantes, especialmente quando separados, trazendo sempre um lembrete que a saudade pode tornar mais afetuoso o coração.(2:3-13).
        e. Narrativas de busca. Raras vezes encontramos na literatura antiga uma iniciativa, um protagonismo tão característico do sujeito poético feminino, dessa personagem que é capaz de sair pela cidade e mobilizar vizinhos, amigas e conhecidos para encontrar seu amor. (5:2-3.)
        f. Jogos de amor. Um tipo de descontinuidade da interlocução amorosa, mostra o bom humor da amante quando encontra suas amigas. (Cap. 5:2-9; 6:1-14).
        Vimos que o espaço da política é marcado por cenas d violência, manipulação e mortes em diversos trechos bíblicos, mas não somente isso. O Erotismo passa a funcionar também como ferramenta, como um discurso ou estratégia em que a mulher assume um protagonismo importante. O sujeito poético feminino desse Cântico iguala-se ao masculino em seu discurso, quando lhe é permitida uma abertura espacial, da e na cidade. Uma cena rara no contexto oriental é uma mulher em busca explícita do seu amor perambulando pelas ruas e praças.
        O cântico é permeado por uma linguagem pastoril, simbólica e altamente erótica. O erótico é legitimador dessa mulher agente do seu destino e objeto do amor do rei. Amparada pelo jogo de sedução que assume, exerce seu poder de voto, de escolha, define seu caminho. Os versos da puertorriqueña Julia de Burgos poderia ser cantado por esse sujeito poético:
        Me conocí mensaje lejos de la palabra.
        Me sentí vida al reverso de una superficie de colores y formas.
        Y me vi claridad ahuyentando la sombra vaciada en la tierra desde el hombre[3]
        (…)
        Te esperaré la vida. Levántame el ensueño.
        Mírame toda en ascuas. Recuéstate en mis labios.
        ¡Tan simple, que en mitades iguales de armonía,
        se rompieran a un tiempo tus lazos y mis lazos!

        Vuélvete la caricia. No quiero que limites
        tus ojos en mi cuerpo. Mi senda es el espacio.
        Recorrerme es huirse de todos los senderos...
        Soy el desquilibrio danzante de los astros.[4]

        Um sujeito poético, portanto, capaz de tomar consciência de si, dos seus espaços, do seu caminho, das cores e formas – um trajeto feito pela sensibilidade – e fazer com que se afugentem as sombras escuras da subserviência e da opressão. Mas, que não escapa ao seu sentimento íntimo e amoroso pelo seu amado, o convida a um jogo amoroso de sedução de busca e demonstrações de afetos e desejos. Ela conduz seu amado ao seu caminho, à sua senda, ao seu espaço de segurança: não permite que limites seus olhos ao seu corpo – uma redução do desejo é uma banalização do erótico, do amor, da vida.
        O rompimento dos laços, das cadeias opressoras que na narrativa do levita ou de Bateseba não se dá, é aqui celebrado como a apoteose do amor: Venha depressa, meu amado, correndo como um a gazela, como um filhote de corço, que salta sobre os montes perfumosos, pois o seu amor, sendo forte como a morte, e a paixão como a sepultura, explodem em chamas e queimam como um fogo furioso.Imagens essas extremamente eróticas e que denotam a igualdade e a força dos dois amantes e não de um sobre o outro.

        há 2 horas ·  ·  2

      • Luís Magalhães Quando o erotismo passa a ser o lugar de protagonismo da personagem feminina o centro do poder parece se deslocar gerando um nivelamento de posições, uma descontinuidade do poder e da ação masculina passam a dar o ritmo da trama. A mulher torna-se assim protagonista. O foco da narrativa passa a ser heterogêneo, biunívoco – ele e ela. Se houvesse espaço aqui, poderíamos ter analisado essa emergência do oral, do cênico, no livro de Cantares, por exemplo, como Edourd Glissant caracterizaria como irrigação do oral: uma poética que rejeita a dominação e a conquista preferindo a universalização do outro, e não sua dissolução. Um deslocamento portanto da centralidade do Ser. A relação emerge como o mais importante.
        O personagem de Cantares encerra sua parte com uma nota de grande significação: Minha querida, os meus companheiros estão querendo ouvi-la. Eu também quero ouvir sua voz do jardim. É isto que estas narrativas nos trazem: ouvir o outro para que o silenciamento da voz não seja também o apagamento do corpo, do nome e de sua dignidade.
        Nossa época perturbada seria bem mais pobre sem a “antropologia” vivida da Bíblia, sem os dramas político-literários de sua milenar narrativa. Entretanto, entre todos os sons, lugares onde o feminino é defrontado, o de Cantares na Bíblia parece ser o mais humano e literário, o que se expressa mãos à vontade à luz do jardim das relações humanas. Nesse ar frio e fresco, as verdadeiras presenças são desfrutadas.
        Por isso, voz que se fez ouvir no jardim do rei, o desfecho pode ter sido algo fechado, desconhecido. Para nós, ele permanece em aberto. Maria Ines Siracusa

        há 2 horas ·  ·  2

      • Luís Magalhães http://www.letras.ufscar.br/

        www.letras.ufscar.br
        Joomla! - O sistema dinâmico de portais e gerenciador de conteúdo
        há 2 horas ·  ·  2 · 

  • É o quinto de sete vídeos. Neles o padre apresenta uma reflexão bíblico-teológica para ajudar maieuticamente a libertar as pessoas e os Povos do Medo que certos pastores de igrejas e as testemunhas de Jeová lhes andam impunemente a meter.http://youtu.be/sfgZtUVrP4U

    www.youtube.com
    É o quinto de sete vídeos. Neles apresento uma reflexão bíblico-teológica para ajudar maieuticamente a libertar as pessoas e os Povos do Medo que certos past...

     ·  ·  ·  · há 4 horas

  • Bo noite...
     ·  ·  · há 20 horas


  •  ·  ·  · há 3 horas

  • Confesso que a minha ambição era a mais louca de todas: revelar os segredos de um casamento feliz. Tendo descoberto que são desaconselháveis os conselhos que ia dar, sou forçado a avisar que, quase de certeza, só funcionam no nosso casamento.

    Mas vou dá-los à mesma, porque nunca se sabe e porque todos nós somos muito mais parecidos do que gostamos de pensar.

    O casamento feliz não é nem um contrato nem uma relação. Relações temos nós com toda a gente. É uma criação. É criado por duas pessoas que se amam.

    O nosso casamento é um filho. É um filho inteiramente dependente de nós. Se nós nos separarmos, ele morre. Mas não deixa de ser uma terceira entidade.

    Quando esse filho é amado por ambos os casados - que cuidam dele como se cuida de um filho que vai crescendo -, o casamento é feliz. Não basta que os casados se amem um ao outro. Têm também de amar o casamento que criaram.

    O nosso casamento é uma cultura secreta de hábitos, métodos e sistemas de comunicação. Todos foram criados do zero, a partir do material do eu e do tu originais.
     ·  ·  · há 23 horas

  • Oh,quem viu o Luis MAGALHÃES por aí.tô morrendo de saudades dele.
     ·  ·  · há 5 horas

  • pq vc não fala com sua cunhada...
     ·  ·  · há 4 horas

  • oxysgenos no Twitter
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     ·  ·  ·  · há 4 horas

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http://olamha-batheworldtocome.tumblr.com/tagged/blogue-pessoal Quem Sou Eu? Sou judeu sefardita e… Sou católico, apostólico, romano/ortodoxo e monárquico (como Salvador Dalí, https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grande_Masturbador). Também, católico calvinista, florentino, renascentista, aristotélico-tomista e pessimista…. logo ateu/agnóstico/humanista. Acrescento, epicúrio e do Real Madrid e do Futebol Clube do Porto. Ecologista não fanático, vegetariano muitas vezes não praticante, flâneur infatigável, anarquista de direitas e de esquerdas (sinistras) e “frívolo”, mas não superficial.

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    KSS: TWITTER TRENDS IN SPAIN | KLEZMER MUSIC

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    http://amesadecafe.wordpress.com/2008/09/21/musica-klezmer-feita-em-portugal/ http://worldmusic.about.com/od/europeanjudaica/p/Klezmer.htm
    Concelho de Braga, Portugal »» Abro uma frente contra o individualismo liberal, que reduz tudo o que envolve a Humanidade à mera economia, e contra o totalitarismo que faz desaparecer o individuo dentro da máquina absorbente do Estado e da Religião, proclamo que somente numa sociedade com vida própria pode desenvolver-se a liberdade concreta a que a humanidade tem direito. O moto “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est” (“Igreja Reformada e sempre reformando-se”) continua vigente. Quero reforçar a sociedade como travão ao Estado e à Religião, a fim de proteger e promover a liberdade do Indivíduo. Corresponde ao Estado a função de coordenador político, para manter a unidade teológica e orgánica do corpo social, dirigindo, vigiando e impulsionando a vida colectiva. Through the grace of our Lord YAOHÚSHUA (Jesus), the love of G-d, and the communion of the ‘Rukha Hol-Hodshúa (Holy Spirit), I trust in the one triune G-d (YÁOHU ULHÍM), the Shúam (Name), the Holy One of Yaoshorúl (Israel), whom alone I worship and serve (http://gamc.pcusa.org/ministries/pda/). God comes to us in free and undeserved favor in the person of YAOHÚSHUA who lived, died, and rose for us that we might belong to G-d and serve Mehushkhay (Christ) in the world. Following YAOHÚSHUA, Presbyterians are engaged in the world and in seeking thoughtful solutions to the challenges of our time. Presbyterians affirm that G-d comes to us with grace and love in the person of YAOHÚSHUA, who lived, died, and rose for us so that we might have eternal and abundant life in him. As Mehushkhay’s (Christ’s) disciples, called to ministry in his name, we seek to continue his mission of teaching the truth, feeding the hungry, healing the broken, and welcoming strangers. G-d sends the ‘Rukha Hol-Hodshúa (Holy Spirit) to dwell within us, giving us the energy, intelligence, imagination, and love to be Mehushkhay’s (Christ’s) faithful disciples in the world. More than two million people call the Presbyterian Church, http://www.pcusa.org/, (in the U.S.A.) their spiritual home. Worshipping in 10,000 Presbyterian congregations throughout the United States (also in other countries and cities like the city of Braga, Portugal [NOT DIRECTLY CONNECTED BUT INSPIRED BY]: Apresento-vos, amados santos (consagrados) do D-us Ela-Ele/Ele-Ela Eterno, formalmente a MINHA AMADA IGREJA/OHOLYÁO/CONGREGAÇÃO OFICIAL, no meu magnífico site/sítio: http://www.wix.com/ViktorMoreno/conviteavalsa: IGREJA BAPTISTA (PRESBITERANA) PENTECOSTAL – Vias Prebendas dignas duma lauda ou de um asteísmo: Rua de S. Martinho, 9 / Rua Manuel Álvares, 9, Braga; Horários: Terça: 20:30/21:00 (Verão: 21:00); Sábado: 19:00 hrs (Abaixo dos Bombeiros Municipais; em frente da gasolineira “BP” – Sapadores) C.P./Cidade: 4700 Braga; Telemóvel oficial do Pastor: 964 803 540, “ESCRITURAS OFICIAIS”: http://verdadesquelibertam.wordpress.com/as-escrituras-na-versao-yaohushua-clique-aqui/), they engage the communities in which they live and serve with G-d’s love. IGREJA EVANGÉLICA CONSERVADORA FUNDAMENTALISTA EM BRAGA Endereço Rua da Cruz da Pedra, 39 Sítio e contacto Ceia do Senhor Domingo, 10:00 Escola Dominical Domingo, 10:45 Preg. Evangelho Domingo, 10:45 Estudo Bíblico Quarta, 21:00 Oração Sexta, 21:00 Jovens Sábado, 20:30 Senhoras Último Domingo, 15:30 Anciãos Samuel Antunes Vieira, Ernesto da Silva Vieira e David Antunes Vieira Observações Início da presença da Igreja na localidade: Junho de 1957 Data de comemoração de aniversário: 4 de Junho

    Kids Shabbos School

    Esta semana oramos por:

    BÍBLIAS EM VÁRIOS IDIOMAS E TODOS OS MEUS POSTS




    Tags: MTV Shows
    Estudo alerta para ingestão de peixes contaminados com mercúrio A ingestão de peixe contaminado com mercúrio é a principal via de exposição ao metal tóxico e uma ameaça para a saúde no mundo todo, segundo um relatório publicado na revista científica sueca "Ambio". O estudo, elaborado a partir de cinco artigos de especialistas e divulgado hoje pela imprensa britânica, indica que, atualmente, o grau de contaminação com mercúrio industrial é três vezes maior que antes da Revolução Industrial. A poluição de oceanos, lagos, rios e mares deixou alguns peixes com altos níveis tóxicos de mercúrio, cuja ingestão é especialmente prejudicial para grávidas, recém-nascidos e crianças. Os danos causados, inclusive pelos baixos níveis de mercúrio, no desenvolvimento do cérebro são conhecidos há décadas, mas os cientistas do estudo ressaltam que ainda não foi feito o suficiente para reduzir a exposição ao mínimo. O relatório, aprovado por mais de mil cientistas na Conferência Internacional sobre a Contaminação do Mercúrio, realizada no segundo semestre do ano passado, em Madison (Estados Unidos), destaca que os efeitos tóxicos do mercúrio também aumentam o risco de ataques cardíacos, especialmente entre os homens adultos. Apesar da redução das emissões de mercúrio registradas nos países desenvolvidos nos últimos 30 anos, os níveis continuaram elevados por causa das emissões dos países em desenvolvimento. Segundo o professor da Universidade de Wisconsin James Wienes, as implicações políticas da descoberta "são claras". Nos Estados Unidos, a fim de reduzir a exposição ao mercúrio, o Governo lançou uma campanha para alertar as mulheres grávidas para o consumo limitado de peixes, especialmente de pescado branco e mariscos, que devem ser ingeridos em quantidades inferiores a 340 gramas por semana. Uma medida similar é promovida pela agência sanitária britânica, a Food Standards Agency, que aconselha as grávidas a evitar o consumo de tubarão e peixe-espada, e limitar o de atum, já que estes são os peixes com os níveis de mercúrio mais elevados. No entanto, pesquisadores britânicos da Universidade de Bristol descobriram que o pescado também contém ácidos ômega 3 e outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento do cérebro, apesar da ameaça que supõe para a saúde sua contaminação com mercúrio. A partir de um estudo com 9.000 famílias, o relatório, publicado na revista britânica "The Lancet", concluiu que os riscos do consumo de peixes são superados por seus benefícios. Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2007/03/08/ult1766u20692.jhtm
    Thaeme e Thiago - Apocalipse (Part. Marcos e Belutti).mp3
    Força Jovem Brasil
    Vancouver Riots 2011
    Hour of Power 2158 (Full Episode) from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    Kalumbonjambonja (the PDF Edition) – Versão Revista em Junho 2011http://www.scribd.com/embeds/58688769/content?start_page=1&view_mode=list&access_key=key-98b01xvklntkfrsftp0 Os Meus Posts
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    Religion Blogs
    blog sites
    Festa da Taça já começou, siga aqui!



    Rapture aside, America's evangelical Christians deserve a little respect
    Tim Stanley - The Telegraph - 22 May 2011          
    Thanks to Vaal for the link Last week I went to a small evangelical church in West Los Angeles to test the mood pre-Rapture. This particular congregation did not buy the prediction by...
    CBS News - CBS - 22 May 2011          
    An aspect of religion that intrigues me is its capacity to con money out of a seemingly endless supply of gullible idiots. Is there anything so stupid that, if you put it out there, you can't find...
    The Thinking Atheist - YouTube - 21 May 2011
    This is worth watching
    Leonard Susskind - TED - 21 May 2011          
    Thanks to weavehole for the link What's it like to be pals with a genius? Onstage at TEDxCaltech, physicist Leonard Susskind spins a few stories about his friendship with the legendary Richard...
    TAGGED: PHYSICS, SPEECHES
    Ben Goldacre - Guardian - 21 May 2011
    Here's no surprise: beliefs that we imagine to be rational are bound up in all kinds of other stuff. Political stances, for example, correlate with various personality features. One major review in...
    Eric MacDonald - Choice in Dying - 21 May 2011          
    This is the second instalment of (former Reverend) Eric MacDonald's replies to reviews of The God Delusion , following the one we posted yesterday. He promises more, and I, for one, look forward to...
    Greta Christina - AlterNet - 20 May 2011          
    Atheists, by definition, don't think any religion has any reasonable likelihood of being true. And yet, for some weird reason, we're often asked to choose between them. Believers often accuse us...
    TAGGED: RELIGION, WINGNUTS
    David Silverman - CNN - 20 May 2011          
    Let nobody doubt that religion hurts people. Good, intelligent, caring people suffer every day and everywhere at the hands of religion, the happy lie. Religion is used by dishonest people who...
    Jerry Coyne - WEIT - 20 May 2011
    I’m so glad that Eric’s website, Choice in Dying, has taken off in a big way. He regularly posts thoughtful commentaries, and, unlike most of us, can’t be accused of theological naivité (he was,...
    Eric MacDonald - Choice in Dying - 20 May 2011
    I’ve been reading reviews of Richard Dawkins’ The God Delusion over the last few days. There are a surprising number of them. Most of them, as is to be expected, no doubt, are written by religious...
    ASHLEY PARKER - The New York Times - 20 May 2011          
    Abby Haddad Carson and Robert Carson say Saturday is Judgment Day; the children, Joseph, Faith and Grace, do not The Haddad children of Middletown, Md., have a lot on their minds: school...
    TAGGED: RAPTURE, WINGNUTS
    - - RDF Store - 20 May 2011          
    Evolution Fun for Kids! Award winning evolution activity playmat, poster and activity guide Special introductory prices, click here to buy
    Bang goes the theory - BBC - 19 May 2011          
    We've already posted a brief, edited version of this conversation, and promised that the full version would come along later. Here, now, is the full version. Link to original post and comments ...
    Ruth Gledhill - The Times - 19 May 2011          
    Religion should not be allowed to “hijack” the great cultural resource of the Bible, according to the atheist scientist Professor Richard Dawkins. Asked by the Labour MP Frank Field, chairman...
    Michelle Boorstein - Washington Post - 19 May 2011          
    UPDATE (thanks to Miranda Celeste for the link): a pdf of the 143-page report itself is here . The largest study ever done on youth sexual abuse by Catholic clergy concludes that the scandal...
    British Humanist Association and RDFRS - BHA website - 18 May 2011          
    Date: 9th June 2011 Start time: 7:00pm for 7:30pm start - 8:30pm Venue: Logan Hall, Institute of Education, 20 Bedford Way, London WC1H 0AL Tickets: Non-members £6.00; £4.00 for BHA members...
    Bart Erhman - YouTube - 18 May 2011          
    This is a very nice – and witty – little vignette by Bart Ehrman. The central Christian dogma of the Trinity, it turns out, occurs in only one place in the bible, in the first epistle of John,...
    TAGGED: RELIGION

    AVISO DO BLOGUE:
    Abro uma frente contra o individualismo liberal, que reduz tudo o que envolve a Humanidade à mera economia, e contra o totalitarismo que faz desaparecer o individuo dentro da máquina absorbente do Estado e da Religião, proclamo que somente numa sociedade com vida própria pode desenvolver-se a liberdade concreta a que a humanidade tem direito. O moto "Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est" ("Igreja Reformada e sempre reformando-se") continua vigente. Quero reforçar a sociedade como travão ao Estado e à Religião, a fim de proteger e promover a liberdade do Indivíduo. Corresponde ao Estado a função de coordenador político, para manter a unidade teológica e orgánica do corpo social, dirigindo, vigiando e impulsionando a vida colectiva. Through the grace of our Lord YAOHÚSHUA (Jesus), the love of G-d, and the communion of the 'Rukha Hol-Hodshúa (Holy Spirit), I trust in the one triune G-d (YÁOHU ULHÍM), the Shúam (Name), the Holy One of Yaoshorúl (Israel), whom alone I worship and serve (http://gamc.pcusa.org/ministries/pda/). God comes to us in free and undeserved favor in the person of YAOHÚSHUA who lived, died, and rose for us that we might belong to G-d and serve Mehushkhay (Christ) in the world. Following YAOHÚSHUA, Presbyterians are engaged in the world and in seeking thoughtful solutions to the challenges of our time. Presbyterians affirm that G-d comes to us with grace and love in the person of YAOHÚSHUA, who lived, died, and rose for us so that we might have eternal and abundant life in him. As Mehushkhay's (Christ’s) disciples, called to ministry in his name, we seek to continue his mission of teaching the truth, feeding the hungry, healing the broken, and welcoming strangers. G-d sends the 'Rukha Hol-Hodshúa (Holy Spirit) to dwell within us, giving us the energy, intelligence, imagination, and love to be Mehushkhay's (Christ’s) faithful disciples in the world. More than two million people call the Presbyterian Church, http://www.pcusa.org/, (in the U.S.A.) their spiritual home. Worshipping in 10,000 Presbyterian congregations throughout the United States (also in other countries and cities like the city of Braga, Portugal (Observation: My Church is not directly connected but inspired by): Apresento-vos, pois, formalmente a MINHA AMADA IGREJA OFICIAL, http://www.wix.com/ViktorMoreno/conviteavalsa: IGREJA BAPTISTA (PRESBITERANA) PENTECOSTAL - Vias Prebendas dignas duma lauda ou de um asteísmo: Rua de S. Martinho, 9 / Rua Manuel Álvares, 9, Braga; Horários: Terça/Quinta: 20:30/21:00 (Verão: 21:00); Sábado: 19:00 hrs (Abaixo dos Bombeiros Municipais; em frente da gasolineira "BP" - Sapadores) C.P./Cidade: 4700 Braga; Telemóvel oficial do Pastor: 964 803 540, "ESCRITURAS OFICIAIS": http://verdadesquelibertam.wordpress.com/as-escrituras-na-versao-yaohushua-clique-aqui/), they engage the communities in which they live and serve with G-d’s love. To ilustrate read the blog's article about women's leadership in Church: http://supralapsarianismo.wordpress.com/2010/10/11/damasio-%e2%80%9co-signo-o-tempo-e-a-consciencia%e2%80%9d-maria-a-mae-de-yaohushua-era-hermafrodita-como-o-afirmam-alguns-muculmanos/
    Também temos uma reflexão democrática com o contraditório: http://conviteavalsa.blogspot.com/2010/09/yaohushua-e-o-nosso-sumo-bem-da.html

    Bento Domingues: Os partidos na Igreja

    No "Público" de 22 de Maio de 2011 AD


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        Morada: Travessa Dr. Francisco Machado Owen, 45 (Bairro Social St.ª Tecla) 4710 - 322 Braga Telefone: 253 271 266 Horário das Reuniões: Domingo - 10:00 Escola Dominical Domingo - 11:00 Culto 5ª Feira - 21:00 Estudo Bíblico Pastor responsável: Revª. Eunice Alves Telemóvel: 963 107 631
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    Fernanda Henriques, da Universidade de Évora, constatando que D'us se tornou um ídolo masculino patriarcal - se D'us é masculino, o masculino é D'us e, então, como é que as mulheres se pensam quando se dirigem a D'us figurado no masculino -, afirmou que as teologias feministas devem ser um braço da teologia da libertação, fundamentais para a renovação da Igreja (independente da denominação cristã) e decisivas para equilibrar as representações do homem e da mulher no seu valor na sociedade.
    Documento Final – Compromisso da Cidade do Cabo - Parte I PDF Imprimir E-mail
    Seg, 16 de Maio de 2011 AD
    Documento Final – Parte 2/4
    Congresso Lausanne III
    Compromisso da Cidade do Cabo
    5. Nós amamos o Espírito Santo
    Nós amamos o Espírito Santo na unidade da Trindade, juntamente com o Deus Pai e o Deus Filho. Ele é o Espírito missionário enviado pelo Pai missionário e pelo Filho missionário, que sopra vida e poder na Igreja missionária de Deus. Nós amamos e oramos pela presença do Espírito Santo, pois sem que o Espírito testemunhe de Cristo, o nosso testemunho é inútil. Sem a obra de convencimento do Espírito, é vã nossa pregação. Sem os dons, a direção e o poder do Espírito, nossa missão é mero esforço humano. E sem o fruto do Espírito, nossas vidas desinteressantes não conseguem refletir a beleza do evangelho.
    A) No Antigo Testamento vemos o Espírito de Deus ativo na criação, em obras de libertação e de justiça, enchendo pessoas do Espírito e capacitando-as para todo tipo de serviço. Profetas cheios do Espírito aguardavam ansiosamente a vinda do Rei e Servo, cuja Pessoa e obra seriam capacitadas pelo Espírito de Deus. Os profetas também aguardavam a era que seria marcada pelo derramamento do Espírito de Deus, trazendo nova vida, obediência renovada e dons proféticos para todo o povo de Deus, jovens e velhos, homens e mulheres.[17]

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    Follow me on TwitLonger! Clique no http://www.twitlonger.com/index.php/main_new The Lord's Prayer by Huntley Brown - 2147 from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    Hour of Power Ep. 2153 - Full Hour from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    Amazing Grace performed by Crystal Cathedral Choir & Worship Team - 2153 from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    Hour of Power EP. 2154 - Full Hour from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    [TRU:] YOUNG TELEVISION
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    KSS: SHABBOS/SHABBAT

    CATEGORIAS FUNDAMENTALISTAS NÃO INCLUSIVAS E INCLUSIVAS | A ESPERANÇA DOS DEFICIENTES

    2120 Full Hour from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.

    The Fundamental Top 500


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