BIBLIA ORTODOXA

sexta-feira, 4 de maio de 2012

INTRODUÇÃO | OBAMA NA CBN | CINA | YAGIL LEVY » FIGHTING TO MAKE ISRAEL INTO A MILITARY THEOCRACY | E TU, BEIT LECHEM EFRATAH - UMA PROFECIA SOBRE O NASCIMENTO DO MASHIACH


INTRODUÇÃO | OBAMA NA CBN | CINA | YAGIL LEVY » FIGHTING TO MAKE ISRAEL INTO A MILITARY THEOCRACY | E TU, BEIT LECHEM EFRATAH - UMA PROFECIA SOBRE O NASCIMENTO DO MASHIACH



retransmisión en directoE TU, BEIT LECHEM EFRATAH - UMA PROFECIA SOBRE 

O NASCIMENTO DO MASHIACH



Shalom chaverim!

Eis aí um texto de difícil interpretação e também muito polémico do תנ"ך, Tanakh, mas para aqueles que têm a iluminação do רוּחַ אֱלֹהִים, Ruach Elohim, Espírito de D'us o mesmo se torna também muito claro e fácil de se entender, vamos investigar o texto:

וְאַתָּה בֵּית-לֶחֶם אֶפְרָתָה, צָעִיר לִהְיוֹת בְּאַלְפֵי יְהוּדָה--מִמְּךָ לִי יֵצֵא, לִהְיוֹת מוֹשֵׁל בְּיִשְׂרָאֵל; וּמוֹצָאֹתָיו מִקֶּדֶם, מִימֵי עוֹלָם

"Vê atah Beit Lechem Efratah, tsair lihyiot be-alfei Yehudah mimchá li yetse lihyiot moshel b’ Israel. Umotsaotav mi-qedem miyemei olam."
 (מיכה פרק ה:א, Mikhah 5:1, Miquéias 5:2).


"E tu, Beit-Lechem (Belém - Casa do Pão) Efratah (frutífera ou fértil), embora sejas pequeno entre os Clãs de Judah, de ti sairá para mim aquele que será líder em Israel. E as suas origens são desde o princípio, desde os dias da eternidade." (Miquéias 5:2). 


Contraditório Decisivo: Uma tese bem defendida por um judeu tradicional: 

E tu (homem), [de nome] Beit Lechem Efratah, pequeno para estar entre os milhares de Judá, de ti (da tua descendência) me sairá o que está para ser Governador em Israel. E as suas origens são desde a antiguidade, desde os dias antigos.

Há dois problemas no texto já conhecido e propagado nas Bíblias, o primeiro é que as cidades no hebraico são sempre tratadas no feminino (V'At) e o texto é todo no masculino (V'Atah), portanto uma simples leitura basta para perceber que este texto fala de um homem chamado Bet-Lehem e não da cidade de Belém, outro problema é o termo erroneamente traduzido como "dias da eternidade" onde é bem sabido que a verdadeira tradução é "dias antigos", poderia até ser uma falha de tradução, mas como acontece em outros textos percebe-se que é uma grosseira adulteração pois a expressão "yemei olam" é traduzida como "dias antigos" em outras partes da mesma Bíblia, confiram:

עָרְבָה, לַיהוָה, מִנְחַת יְהוּדָה, וִירוּשָׁלִָם--כִּימֵי עוֹלָם, וּכְשָׁנִים קַדְמֹנִיֹּת.

Vê-orvah l’HaShem minchat Yehudah, Viyrushaláim kiyemei olam ukheshanim qadmoniot

E será agradável ao S-nhor a oferta de Judá e de Jerusalém, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos.

Naturalmente Jerusalém e Judá não existiram desde os “dias da eternidade”!! Assim a tradução segue a lógica!

Assim, as origens [linhagem, procedência] daquele que viria a ser um Governador em Israel e que descendia de um homem chamado Beit Lechem Efrata (1 Crônicas 2:50-51 e 4:4, ) [Belém] do clã efrateu [Efrata] vinha dos “dias antigos”, pois o mesmo Beit Lechem era ancestral e tronco de toda a linhagem davídica. 







Data e hora local em Israel













Interpretação judaica messiânica supondo que esta profecia também se refira a um homem, conforme a tese acima defendida por o judeu tradicional.

Consideremos então que o profeta se referia a um homem e também a um lugar, conforme segue abaixo: 

Então vamos supor que o Mashiach procederia não apenas do homem chamado Beit Lechem Efratah, mas também da cidade chamada Beit-Lechem. E que o pronome pessoal אַתָּה, Atah (segunda pessoa do singular masculino) tenha sido usado para referir-se ao homem, mas também para referir-se a Beit-Lechem, Casa do Pão (beit - substantivo singular masculino) que nesse caso é Belém, lugar ou local onde nasceria o Mashiach da linhagem davídica.

E os dias antigos ou as origens do homem chamado Beit Lechem Efratah falariam também dos dias antigos (eternidade), da procedência do Mashiach, porque Yeshua antes de ser gerado fisicamente no ventre de sua mãe מִרְיָם, Miriam, ele foi gerado metafisicamente pelo Eterno numa determinada era da eternidade. (Mishlei, Provérbios 30:4 – Yochanan, João 1:1-3,10,14,18; 17:1-8).

Portanto, ainda que essa profecia falasse do advento de alguém que surgiria da descendência do suposto homem chamado Beit Lechem Efratah, para governar Israel durante um certo período, ela também falaria principalmente do advento maior, o do nascimento do Mashiach, o qual ocorreria no מקום, macom, lugar ou local, em Beit-Lechem, conforme foi demonstrado acima. 

Interpretação judaica messiânica refutando a tese defendida por o judeu tradicional de que essa profecia se refira a um homem e não a cidade de Belém.


Tradução do texto do Tanakh 
de Miquéias 5:1 
ou 5:2 em outras Bíblias:



"E tu, Beit-Lechem (casa do pão) Efratah (frutífera ou fértil), embora sejas pequeno entre os Clãs de Judah, de ti sairá para mim aquele que será líder em Israel. E as suas origens são desde o princípio, desde os dias da eternidade."(Miquéias 5:2).


Nota: 

Em hebraico todas as letras são iguais, isto é, não há dois tipos de letras - maiúsculas e minúsculas, como no nosso idioma. Por isso mesmo o termo "beit-lechem efratah" não dá margem nenhuma para se interpretar como sendo o nome próprio de um homem, mas ao ser traduzido para o português obviamente se usou letras maiúsculas por se tratar do nome próprio da cidade de Belém.

O profeta Miquéias estava se referindo mesmo a בֵּית-לֶחֶם, Beit-Lechem, Casa do Pão, a cidade de Belém, local ou lugar onde o Mashiach nasceria, porque בֵּית, BEIT (casa) em hebraico é um substantivo singular masculino. E por isso mesmo foi usado o pronome pessoal אַתָּה, Atah (segunda pessoa do singular masculino) para referir-se a Belém, Casa de Pão, ao מקום, "MACOM" (substantivo singular masculino), LUGAR ou LOCAL, o qual está nas entrelinhas a nível de סוד, Sod, segredo ou mistério descrito na קבלה, Kabalah, que nesse caso é Beit-Lechem, lugar ou local onde nasceria o Mashiach da linhagem davídica.

Exemplo bíblico de uma cidade sendo mencionada pelo substantivo masculino מָּקוֹם, macom:


בראשית פרק כח:יט 



"E chamou aquele lugar (מָּקוֹם - macom) Betel; porém o nome da cidade antes era Luz."


(Gênesis 28:19).

Nota:

"Sod - É o nível mais profundo de compreensão da Torah, e consiste de buscar os segredos mais profundos por trás dos textos bíblicos. É a kabalah propriamente dita, ou seja, a revelação mística da Bíblia, verdades que mudam vidas de forma sobrenatural. Também pode ser usado na guematria, que consiste de utilizar os valores numéricos das letras hebraicas (pois antigamente as letras hebraicas serviam de números também)."

Eis aí o texto de Micah, Miquéias 5:1 na Septuaginta:


"E tu Belém, casa de Efratah embora sejas pequeno entre os clãs de Judah, de ti sairá para mim Aquele que será Líder em Israel. E as suas origens são desde o princípio, desde os dias da eternidade."

É interessante notar que os 72 (setenta e dois) cohanim, sacerdotes tradutores do Tanakh para o grego usaram neste texto a expressão "καὶ σύ *βηθλεεμ οἶκος τοῦ Eφραθα" [e tu, Belém Casa de Efratah], ou seja, eles traduziram o texto hebraico como sendo o nome da cidade e não como o nome de um homem. Além disso o termo [οἶκος - casa] é um substantivo singular masculino em grego. E mais interessante ainda é o fato de que a tradução da Septuaginta terminou antes do nascimento de Yeshua. 

"The King Messiah... from Where does he come forth? From the royal city of Bethlehem in Judah." [Jerusalem Talmud, Berakoth 5a]

Tradução:

"O Rei Messias... de onde ele vem? Da cidade real de Belém em Judá." 

Além disso há quem diga que a tese sobre a referência a uma pessoa e não a cidade, no texto de מיכה פרק ה:א, Mikhah 5:1, Miquéias 5:2 foi disseminada na Internet por um professor universitário norteamericano chamado Dr. Vilson, que se apresenta como expastor de uma igreja cristã.

E o Mashiach é desde a eternidade sim, porque Yeshua antes de ser gerado fisicamente no ventre de sua mãe מִרְיָם, Miriam, ele foi gerado metafisicamente pelo Eterno numa determinada era da eternidade. (Mishlei, Provérbios 30:4 – Yochanan, João 1:1-3,10,14,18; 17:1-8).

Saibam mais sobre esta e outras profecias referentes ao Mashiach acessando os links abaixo:

Rabino Rashi, (midrashim) Miquéias 5:1: 


“E tu Belém Efrata – Pois David saiu como lemos (I Samuel 17:58): ‘seu servo Jessé de Belém.’ E Belém é chamada Efrata, como é dito (Gênesis 48:7): ‘no caminho de Efrata, que é Belém.’ E ‘Tu Belém Efrata és a menor no clã de Judá’ – Isto é dito por causa do estigma de Rute, a Moabita (conversa). ‘E de ti sairá o que governará (Rei Messias) Israel, cujas saídas são desde os tempos antigos, desde a Eternidade. – O Messias Filho de David. Como é dito: (Salmos 118:22): ‘a pedra que os construtores rejeitaram se tornou a pedra fundamental’. E a sua origem é muito antiga - como é dito: ‘antes do sol existir seu nome é יִנּוֹן, Yinon’ (Salmos 72:17).”



O QUE SE PODE ENTENDER SOBRE LEIS DE KASHRUT?


Do hebraico כַּשְׁרוּת, cashrut ou kashrut é o nome dado ao conjunto de leis dietéticas dentro do judaísmo. Segundo as leis judaicas, o alimento que pode ser ingerido é chamado de כָּשֵׁר , casher, em inglês escreve-se normalmente kosher, portanto, esta última denominação é mais comum.






Data e hora local em Israel


Kosher significa apto ou apropriado para se comer. E o alimento inapropriado é chamado de טְרֵפָה, terefah ou treifah. A determinação de um produto como apto ou não é baseado nas diversas exigências estabelecidas na Torah e na halachá. Nos tempos modernos, um produto vendido possue geralmente uma identificação que o estabelece como produto kosher.

As leis dietéticas de kashrut se encontram na תורה, Torah, no livro de ויקרא, Vayikra, Levítico 11.

Mas o que significam exatamente essas leis nas dimensões psicológicas e espirituais?
Num outro tópico desse mesmo blog se fala da criação do ser humano e o propósito do Eterno em criar dentro do homem o sangue e os órgãos, para que dentre outras coisas simbolizassem verdades psicológicas e espirituais.

Com relação as leis de kashrut, o Eterno também ao criá-la teve esse mesmo objetivo, isto é, de revelar ao ser humano o significado simbólico da mesma.

O ser humano é composto de três essências:

Uma física (corpo) e duas metafísicas (alma e espírito).

Pois bem, cada uma dessas três essências se alimenta de alguma coisa.

Exemplo:

- O corpo se alimenta daquilo que é físico.

- A alma se alimenta daquilo que é psicológico.

- E o espírito se alimenta daquilo que é espiritual.

Alimentos que suprem as necessidades das três essências do ser humano:

Do corpo: Tudo que é nutritivo e saudável no campo físico - carne de animais, frutas, legumes, leite, ovos, etc.

Da alma: Tudo aquilo que é bom no campo psicológico - emoções afetivas, alegria, boas lembranças, bons sentimentos, bons pensamentos, amor a D'us e ao próximo, etc.

Do espírito: Tudo aquilo que é bom no campo espiritual - tzedakah (caridade), justiça, honestidade, bondade, altruísmo, filantropia, etc.

Sendo assim, quando o Eterno criou as leis de kashrut, Ele tinha em mente revelar ao ser humano verdades psicológicas e espirituais, das quais tanto a alma como o espírito do homem se alimentam.

O Eterno deseja que todos valorizem mais o psicológico e o espiritual ao invés do físico. Mas infelizmente a maioria das pessoas não consegue entender o propósito Divino para com as leis psicológicas e espirituais, as quais têm maior valor para o Eterno, pois as mesmas são leis morais, enquanto as leis de kashrut, referentes aos alimentos para o nosso corpo são leis cerimoniais. Por isso essas pessoas permanecem cegas e bitoladas naquilo que são apenas leis cerimoniais ou simbólicas quanto aquilo que é psicológico e espiritual, muito embora também sejam leis do Eterno, porém de menor valor do que as leis morais d'Ele.

E por isso mesmo Yeshua disse que estas duas mitzvot (ordenanças) da Torah são as mais importantes:

שמע ישראל יהוה אלהינו יהוה אחד׃ ואהבת את יהוה אלהיך בכל לבבך ובכל נפשך ובכל מדעך ובכל מאדך זאת היא המצוה הראשנה׃ והשנית הדמה לה היא ואהבת לרעך כמוך

"...Shema Yisrael adonai eloheinu adonai echad. Veahavta et adonai eloheikha bekhol-levavkha uvekhol-naphshkha uvekhol-madaekha uvekhol-meodekha... Veahavta lereakha kamokha..." (Marcos 12:29-31).

"Ouve Israel Adonai nosso D'us é o único Senhor. Amarás pois ao Senhor teu D'us, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças: esta é a primeira mitzvah (ordenança). E a segunda semelhante a esta, é: Amarás a teu próximo como a ti mesmo. Não há outra mitzvah maior do que estas."(Marcos 12:29-31).

Mas infelizmente alguns religiosos se preocupam mais em cumprir a lei cerimonial do que mesmo as leis psicológicas e espirituais ou leis morais do Eterno. Essas pessoas pensam que cumprindo tudo da lei cerimonial já é suficiente. Elas nem sabem distinguir o que vem a ser alimento não kosher para a alma e para o espírito. São pessoas que não se alimentam jamais de comida não kosher ou que jamais pronunciam o NOME, Adonay sem cobertura do kipá, se tratando de homem, mas quando termina o oficio religioso passam logo a participar da "roda dos escarnecedores" descrita em Tehilim, Salmos 1:1, onde se pode ouvir piadas imorais, blasfêmias, לשון הרע, lashon hará (fofoca), etc., pecando contra D'us e o seu semelhante e alimentando assim a sua alma e o seu espírito com aquilo que não é kosher.

Não quero com isso que pensem que sou contra as leis de kashrut. E sim que aquelas pessoas que estão enquadradas nessa mensagem valorizem mais as leis de kashrut para a alma e o espírito e não apenas as leis de kashrut para o corpo.

Abaixo cito quatro links sobre as leis de kashrut:





Vejam também esses dois vídeos com cinco lições sobre as leis de kahrut:

Primeira parte


Segunda parte



O único alimento com poder nutritivo triplico:

O único alimento que tem poder nutritivo ao mesmo tempo, para as três essências (corpo, alma e espírito) do ser humano é a Palavra do Eterno.

Quando Moshe, Moisés subiu ao Monte Sinai e lá permaneceu durante 40 (quarenta) dias sem comer e sem beber coisa alguma, durante todo aquele período ele foi alimentado única e exclusivamente do poder de D'us em sua vida. E quando ele desceu do monte o seu rosto brilhava tanto que os israelitas não conseguiram se quer olhar para ele.

Yeshua também jejuou o mesmo número de dias que Moisés, isso para provar aos israelitas que nele se cumpria a promessa do Eterno de enviar um profeta semelhante a Moisés:

"Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E de qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu exigirei contas." (Devarim, Deuteronômio 18:18,19).

Yeshua falou que as palavras que ele dizia não eram suas, mas do Eterno e que eram espírito e vida, isto é, verdadeiro alimento para nossa vida triplica - para o corpo, para a alma e para o espírito:

"Porque eu não falei por mim mesmo; mas o Eterno, que me enviou, esse me deu mandamento quanto ao que dizer e como falar. E sei que o seu mandamento é vida eterna. Aquilo, pois, que eu falo, falo-o exatamente como o Eterno me ordenou." (Yochanan, João 12:49,50).

"O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida."
(Yochanan, João 6:63).

E por último Yeshua nos diz: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra."(Yochanan, João 4:34).

Conclusão:

Na verdade o ser humano deveria ser vegetariano (Bereshit, Gênesis 1:29), pelo menos a permissão para que os animais fossem mortos para servir de alimento (Bereshit, Gênesis 9:3,4) para ele só foi dada após o mesmo ter pecado contra D'us. E essa permissão só veio após o Dilúvio. Mas o conhecimento dessas leis de kashrut já se tinha no tempo de Noé, porque quando as águas do Dílúvio baixaram e Noé e sua família saíram da arca, então Noé ergueu um altar e ofereceu um sacrifício a D'us, mas o texto diz que os animais (Bereshit, Gênesis 8:20) sacrificados eram limpos. Mas não se tem certeza de que o homem já tivesse conhecimento de todas as leis de Kashrut como foram dadas mais tarde aos filhos de Israel.

Por causa do pecado, o homem teria de morrer sem salvação, porém para que ele sobrevivesse alguém teria que morrer em seu lugar. E sabemos que esse alguém não é outro senão o próprio Mashiach. Por isso mesmo o cordeiro de Pêssach simboliza o corpo do Mashiach sendo sacrificado em favor do ser humano. E o próprio Yeshua disse na sua última celebração do Sêder de Pêssach, que a matzá (pão sem fermento) representava o corpo dele sendo partido, isto é, sendo oferecido em sacrifício pelos seus talmidim, discípulos.

Todo judeu sabe que as chalot (pães) de shabat simbolizam o maná que desceu do céu. E Yeshua disse que ele próprio é o verdadeiro pão que desce do céu para dar vida ao mundo (Yochanan, João 6:35,41,48,50), e que se os seus discípulos não comessem da sua carne e não bebessem do seu sangue (Yochanan, João 6:51,53-56) não teriam vida neles mesmos. Ora, as leis de kashrut não permitem que nenhum judeu coma carne humana ou beba sangue de nenhum ser. Mas Yeshua apenas falava por parábolas ou metáforas, para que todos entendessem que dependiam do sacrifício de um justo para que eles fossem perdoados por D’us e assim pudessem entrar no Gan Éden, no Paraíso. E por isso mesmo D’us deu permissão ao ser humano de se alimentar de animais (Bereshit, Gênesis 9:3-6), pois isso seria um ato profético sobre a morte do Mashiach para alimentar, dar vida a todos aqueles que cressem nele e sendo isso a única solução de salvação eterna para suas vidas. Mas foi proibido aos homens alimentarem-se do sangue, isso para que todos soubessem que só existe um sangue que de fato pode dar vida ao ser humano – o sangue do Mashiach, o Verbo ou o Porta-Voz de D'us (Yochanan, João 1:1,14; Apocalipse, Revelação 19:13).

Lehitraot.

פולוס וואלי ✡



A CRIAÇÃO DO SER HUMANO


INTRODUÇÃO:

O Eterno criou o homem e o dotou de sete sentidos com várias finalidades, dentre elas a de revelar ao mesmo a existência de dois reinos espirituais:





Data e hora local em Israel



O reino da luz e o reino das trevas

1) O reino da אור, 'or, luz: (I Jo. 1:5,7; Mt. 5:14-16; Jo. 3:21; Cl. 1:12,13).

O reino da luz é o reino de D'us, de Yeshua, dos anjos e homens que estão em plena harmonia com o Eterno e onde tudo é amor, bondade justiça, perfeição, etc., onde não existe mudanças nem sombra de variação. (Tiago 1:17).

2) O reino das חשך, choshékh, trevas: (Ef. 6:12; Jo. 3:19,20).

Já o reino das trevas é o reino dos anjos e homens que estão em rebelião contra o Eterno, onde não existe justiça, verdade, bondade, perfeição, etc.

I – A criação do homem

1) O Eterno criou o homem à sua imagem e semelhança, isto é, dotado também das três essências do seu Criador: (Gn. 1:26,27).

PORTUGUÊS - HEBRAICO - GREGO

a) Espírito - רוח - ruach (vento) - pneuma
b) Alma - נפש - nephesh (folego da vida) - psyke
c) Corpo - גוף - guf (matéria) - soma

2) D'us formou o corpo do homem do pó da terra e dentro do mesmo criou os órgãos e o sangue, com o propósito de que estes, entre outras coisas simbolizassem verdades psicológicas e espirituais. Seguem aqui algumas abordagens sobre o sangue e os principais órgãos do corpo humano com alusões aos fatores psicológicos e espirituais da personalidade do indivíduo:

a) Pulmões – Por que o Eterno criou dentro do nosso corpo dois ראות, rot, pulmões e não apenas um? A resposta é que Ele queria revelar verdades espirituais ao homem e se o homem tivesse apenas um pulmão essas verdades não poderiam ser simbolizadas. Nos pulmões do ser humano D'us realiza um grande milagre: O oxigênio dá vida ao corpo começando pelo sangue. O oxigênio simboliza o Ruach HaShem, o Espírito de D'us que entrou pelas narinas do homem e deu vida ao mesmo. (Gn. 2:7).


O fato de serem dois pulmões é porque um pulmão simboliza o nosso próprio espírito e o local da habitação do mesmo no nosso corpo. E o outro pulmão simboliza o Espírito do Eterno e o local da sua habitação em nosso corpo, pois as Escrituras nos afirmam que somos o templo do Espírito d’Ele. (I Co. 6:19). Portanto, nossos pulmões simbolizam a nossa vida espiritual e o nosso relacionamento com o Espírito do Eterno.

b) Sangue – O nosso דם, dam, sangue (vida física) simboliza nossa alma (vida psicológica). (Gn. 9:4; Lv. 17:11-14). O sangue limpo dá vida ao corpo e órgãos, assim como a alma pura faz bem não só ao corpo, mas também ao espírito.


Quando o sangue de alguém está impuro, isto é, contaminado ou doente, então esse alguém necessita de uma transfusão, para que o seu sangue volte a ser puro novamente. E assim também é com relação a nossa alma e o nosso espírito, pois algumas vezes eles se contaminam com a doença chamada "pecado", daí a necessidade de uma transfusão de sangue a nível metafísico, ou seja, o sangue ou a vida de Yeshua sendo introduzida no profundo do nosso ser, num processo de purificação da nossa alma e do nosso espírito. Então o sangue de Yeshua (Alef Yochanan, 1 João 1:7) nos purifica de todo o pecado! Barukh HaShem!

c) Coração – No idioma hebraico coração é לב, lêv (Pv. 4:23) e no idioma grego é καρδιά, cardia.


O coração é o centro da nossa vida física, pois ele é a bomba que manda o sangue para todo nosso corpo e membros dando vida aos mesmos. E ele simboliza o nosso ego ou centro da nossa vida psíquica. Na realidade é o ego quem decide sobre tudo que é relacionado com o nosso ser, seja físico, psicológico ou espiritual. (Mr. 7:21-23).

d) Rins – Os כליהות, kelaiot, rins são os responsáveis pela filtragem do nosso sangue e distribuem para as vias urinárias todas as enzimas nocivas ao nosso organismo, tais como: uréia, ácido úrico, etc. Um rim simboliza a nossa mente que é o filtro da nossa alma. No idioma hebraico é kelaiot (plural) (Sl. 7:9; 16:7; Jr. 17:10). E no idioma grego é nefrous (Ap. 2:23). E o outro rim simboliza a mente de Yeshua em nós. (I Co. 2:16). Isso porque, se a nossa mente falhar temos a de Yeshua para nos corrigir. A mente interage com o nosso superego, substrato espiritual que atua como sensor ou árbitro separando o certo do errado, o santo do profano, ora nos justificando e ora nos condenando, etc.


e) Cérebro – O מוח ou מח, moach, cérebro é o responsável por todo o processo que comanda todas as atitudes do homem, quer de ordem espiritual, psicológica ou física. É através dele que o espiritual e psicológico se materializa, como por exemplo: Os nossos sonhos, projetos, desejos, o andar, o comer, etc. O cérebro é dividido em: Consciente, subconsciente, inconsciente, memória e raciocínio. Devemos usar o cérebro para as coisas boas.


f) Estômago - O קבה, kevah, estômago é uma parte do tubo digestivo dilatado em bolsa e situado sob o diafragma, entre o esôfago e o intestino delgado, onde os alimentos são revolvidos durante várias horas e impregnados de suco gástrico, que coagula o leite e hidrolisa as proteínas.


E assim como o estômago recebe o alimento, o qual passa pelo processo da digestão para saúde do corpo, assim também a alma e o espírito do ser humano também recebem do alimento psicológico e espiritual, para saúde de ambos respectivamente. E assim como o estômago rejeita aquilo que não faz bem ao organismo, assim também a alma e o espírito devem rejeitar aquilo que não faz bem para eles. Por isso mesmo D'us nos deu as leis de Kashrut, onde Ele nos fala sobre o tipo de alimento que devemos e o que não devemos comer.

g) Intestino - O מעי, meí, intestino é uma víscera abdominal que se divide em intestino delgado e intestino grosso e vai do estômago ao ânus, por onde passa o suco digestivo segregado pelas glândulas do duodeno e do jejuno e que contém numerosas enzimas que agem sobre todas as categorias de alimentos orgânicos. Esse órgão também tem a função de pôr para fora do corpo tudo que não é mais útil ao organismo do mesmo.


Assim como o intestino retira dos alimentos as vitaminas necessárias ao organismo e expulsa o que não mais serve, assim também a alma e o espírito devem fazer uma seleção de tudo que seja proveitoso e rejeitar o que seja nocivo para ambos.

Algumas vezes no intestino localizam-se vermes ou parasitas que sugam as vitaminas destinadas ao organismo do corpo humano, assim também algumas vezes parasitas metafísicos (demônios que introduzem no ser humano a inveja, ciúme, ódio, rancor, mágoa, ira, injustiça, etc.) que sugam a saúde psicológica e espiritual do crente. Mas D'us nos dá o remédio para matar esses vermes - o sangue de Yeshua, o qual contém o antídoto, a cura para esses males se assim desejarmos.

h) E finalmente os órgãos sexuais, o masculino e o feminino:

- Do hebraico זין (zayin), órgão sexual masculino na linguagem do povo.

- E נרתיקה (nartiycah), órgão sexual feminino.

Os órgãos sexuais masculino e feminino do ser humano são os responsáveis pela reprodução desse ser adâmico. E por isso eles simbolizam o poder da reprodução psicológica e espiritual dessa raça. E esse poder reprodutor pode gerar santos ou profanos dependendo do estado em que se encontrar os seus progenitores. Nosso pai Adão pecou e com ele toda raça humana, por isso mesmo consta na Brit ha Chadashah, Nova Aliança ou Novo Testamento o seguinte:

“Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo no Mashiach todos serão vivificados.” (1 Corintios 15:21,22).

Pois a corrente sanguínea de nosso pai, após o pecado dele ficou contaminada pela doença que chamamos de “pecado” e por isso mesmo nos foi transmitida essa tendência pecaminosa, pois o sangue dele corre em nossas veias e artérias.

Nenhum de nós nasceu porque quis e, no entanto herdamos essa tendência pecaminosa de nosso pai, Adão. Contudo, nos foi dada uma oportunidade de sermos salvos, conforme nos diz esse versículo abaixo:

“Mas D’us, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam”. (Atos 17:30).

Quando o ser humano se arrepende de seus pecados e se humilha perante o seu Criador pedindo-lhe o seu perdão, então D’us pelo seu Ruach opera o novo nascimento nesse indivíduo.

As Escrituras nos dizem que os que estão no Mashiach nasceram de novo pelo poder gerador do Ruach HaShem, Espírito de D’us.

No judaísmo a brit milah, circuncisão é feita no órgão sexual masculino. E isso faz muito sentido, porque ela é um sinal dado por D’us de que esse povo pertence a Ele. O fato de D’us exigir isso dos judeus é para que fique bem clara a diferença entre aquele que serve a Ele e o que não O serve, entre o que é justo e santo e o que é ímpio e profano.

Por que D’us ordenou aos judeus que fizessem a circuncisão exatamente no órgão sexual masculino? Porque é através desse órgão que o sêmen é introduzido no útero para ser fecundado um novo ser justo e santo. Mas nem sempre isso se dá porque não basta alguém ser circuncidado no prepúcio para ser justo e santo diante de D’us, pois a circuncisão da carne é apenas um símbolo externo de um posicionamento interno de alguém que se diz ser servo de D’us. Por isso mesmo consta na Torah:

“Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz”. (Devarim, Deuteronômio 10:16).

E também através do profeta Yrmiahu, Jeremias:

“Eis que os dias vêm, diz o Eterno, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá,... Mas este é o pacto (aliança) que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Eterno: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu D’us e eles serão o meu povo”.
 (Yrmiahu, Jeremias31:31,33).

Portanto, a circuncisão no prepúcio simboliza a circuncisão do coração ou do centro da vida psicológica, que vem a ser o próprio ego do ser humano. Por isso não basta que alguém seja circuncidado apenas na carne e não também no coração ou no ego. Porque para D’us há mais valor naquele que é circuncidado de coração mesmo não o sendo na carne do que naquele que é circuncidado apenas na carne.

A circuncisão do coração é simbolizada pela circuncisão do prepúcio do órgão sexual masculino, porque ela faz com que uma pessoa que já tenha passado por esse processo tenha a capacidade, pelo poder do Ruach HaShem de também gerar filhos espirituais. Ora uma criança é gerada no ventre de sua mãe e isso faz sentido com o que Yeshua disse nesse texto abaixo:

"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios dagua viva correrão do seu ventre. Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Yeshua ainda não tinha sido glorificado." (Yochanan, João 7:38,39).

Porque todo aquele que já nasceu do Ruach HaShem, Espírito de D'us está apto para também gerar filhos espirituais, através da vida de boas obras produzidas pelo fruto do Espírito. (Efesios 2:10; Galatas 5:22).

O Ruach HaShem, Espírito de D'us pode ser simbolizado pelo "vento", pois esse é o significado do termo hebraico "ruach" e também simbolizado por um "rio de água viva".

No caso dos pulmões, conforme já disse acima, eles podem simbolizar o espírito do próprio homem e o Espírito de D'us, e também a habitação dos mesmos, pois nosso corpo é chamado por Shaul, Paulo e Keipha, Pedro como sendo um tabernáculo ou uma habitação tanto para o espírito do homem como para o Espírito de D'us. (1 Corintios 6:19; 2 Corintios 5:1; 2 Pedro 1:13-15).

E no caso do útero ou do ventre o Ruach HaShem é simbolizado por esse "rio de água viva".

Mas alguém poderia dizer-me:

- O homem não tem útero para gerar um novo ser.

Então eu lhe diria que o útero ou o ventre da mulher apenas simboliza o interior do ser humano (do homem e da mulher), local onde se processa esse novo nascimento espiritual em todo aquele que crê no Mashiach segundo a Escritura, conforme Yeshua disse.

Portanto, aquele que ainda não passou pelo processo do novo nascimento gerado pelo Espírito de D'us esse ainda continua gerando filhos com aquela mesma velha natureza tendenciosa para pecar, a qual nos foi transmitida por nosso pai, Adão. Mas aquele que já foi transformado numa nova criatura por esse processo do novo nascimento gerado pelo Espírito de D'us esse agora está apto para gerar filhos espirituais justos e santos, embora o germe do pecado ainda habite em seus corpos, porém não mais com o domínio que tinha antes. Pois a Escritura nos diz que o pecado não terá domínio sobre nós. (Romanos 6:14).

II - D'us criou o homem com sete sentidos (cinco físicos e dois metafísicos):


1) Tato – O חוש המשוש, chush ha mishush, tato nos faz sentir o que é liso ou áspero, macio ou duro, etc.


D'us nos proíbe de usar o tato em algumas situações.

. Tocar em coisa imunda. (Is. 52:11; II Co. 6:17).
. Tocar em dinheiro contaminado. (Dt. 23:18).

Mas D'us deseja que usemos o nosso tato para atos santos diante d’Ele. (I Co.16:20).

. Uma mulher tocou nas vestes de Yeshua com fé e ficou curada. (Mt. 9:20-22).

E D'us também nos toca:

. Para o nosso bem. (Is. 6:6,7; Jr. 1:9).
. Para a nossa correção. (Hb. 10:31).
. E para a condenação do ímpio. (Ap. 20:15, 21:8).

2) Olfato – É o ריח, reiach, olfato quem nos capacita a sentir um cheiro agradável e nos faz capaz também de sentir um cheiro desagradável.


. O incenso santo, o qual simboliza as nossas orações. (Ex. 30:34-36).
. O azeite da santa unção, símbolo do Espírito do Eterno. (Ex. 30:23-25).
. O bom cheiro do Messias. (II Co. 2:15).
. O cheiro de coisas novas.
. O cheiro de coisas limpas.
. Uma pessoa asseada e perfumada cheira bem.

Mas assim como existe o bom cheiro do Messias, existe também o cheiro desagradável do pecado e de Satanás.

. O cheiro de comida estragada.
. O cheiro de esgoto.
. O cheiro de coisas velhas.
. O cheiro de uma lixeira.

O Eterno também tem uma lixeira, o lago de fogo e enxofre que em grego chama-se GEENNA (Mt. 5:22,29; Mc. 9:45,47; Tg. 3:6) e sua localização é no vale do Hinom, ao sul de Jerusalém. Esse nome era usado para figurar o sofrimento da alma humana em conseqüência do juízo divino.

Já no livro de Apocalipse aparece um outro nome em grego - LIMNNE TOU PURÓS, Lago de Fogo, o qual figura também o juízo do Eterno sobre anjos e homens ímpios. É também chamado de SEGUNDA MORTE ou morte eterna, isto é, a separação definitiva do Eterno, de todos os anjos e homens rebeldes contra o Senhor. (Ap. 20:14,15).

3) Audição – A שמיעה, shemiyah, audição nos capacita a ouvir o que queremos e até o que não queremos ouvir, seja de bom ou de ruim.


4) Paladar - É o טעם, taam, paladar quem nos capacita a sentir se o que comemos ou bebemos é gostoso ou ruim, doce ou amargo, salgado ou insosso, etc.


D'us criou as árvores frutíferas não apenas para nos alimentar, mas também para que saboreássemos os seus frutos. Porém nem toda árvore produz bom fruto e por isso mesmo precisamos saber, através do paladar se estamos nos alimentando do bom ou do mal fruto.

5) Visão - É a ראיה, reiyah, visão quem nos capacita a enxergar tudo que se apresenta diante de nossos olhos, seja bonito ou feio, desde que haja luz suficiente. Podemos testemunhar um ato heróico ou um homicídio. A tendência do homem após a queda no jardim do Éden é de ver coisas que não existem, e ficar cego para as grandes lições que estão diante de seus olhos, essa cegueira tem como causa o pecado. Mas a Bíblia nos diz que a candeia do corpo são os olhos. (Mt.6:22,23).


6) O חוש שישי, chush shishi, sexto sentido é o psicológico – É um sentido metafísico, isto é, não pode ser comprovado através das ciências físicas ou exatas. Esse é o sentido da alma, psique, no grego. E é através desse sentido que o homem pode ter alegria, tristeza, amor, ódio...


7) E o תחושת השביעי, techushat ha sheviyí, sétimo sentido do homem é o espiritual – Esse também é um sentido metafísico. Ele fala da própria razão de ser do indivíduo e é ele quem dita todas as normas para nossa vida (alma) e o nosso corpo físico. D'us usa esse sentido para se revelar ao homem.


Se o espírito do homem estiver morto, separado de D'us, então esse homem fica impossibilitado de conhecê-lo, salvo se o próprio D'us o vivificar, através do novo nascimento operado pelo Espírito do Eterno, o Ruach HaShem ou Ruach HaCódesh, Espírito Santo, pois “o homem natural não compreende as coisas do Espírito do Eterno”... (I Co. 2:14-16). Yeshua disse para Nicodemos, um príncipe e mestre dos judeus: “Aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de D'us”. (Jo. 3:3).

CONCLUSÃO:

Nós fomos criados para o louvor da glória do Eterno. (Ef. 1:12-14). E Ele deseja que todo o nosso espírito, toda a nossa alma e todo o nosso corpo sejam apresentados a Ele plenamente conservados, irrepreensíveis para a vinda do Adoneinu Yeshua ha Mashiach. (I Ts. 5:23).




5 comentários:

MagCalCauvin disse...
O Messias no MACHZOR do Século 13 » por Beny Zahav
A oração que você está a ponto de ler é encontrada num Machzor, o Livro de Orações Judaico que é usado somente nas festas de Rosh Hashanah e Yom Kipur. Esta oração é encontrada nos diversos Machzorim, editados por ‘Hebrew Publishing Company’ nos anos 1928 e 1931, tal como é encontrada no Machzor do século 13. Este Machzor do século 13 está na biblioteca do estado de Hamburgo, consequentemente esta oração é muito antiga! Nesta oração, nós lemos algumas coisas maravilhosas sobre a pessoa do Messias (Ungido):

“Nosso Justo Messias se retirou de nós: o horror tem nos cercado, e nós não temos nada para justificar-nos. Ele Carregou o julgo de nossas iniqüidades, e de nossas transgressões, e é ferido por causa de nossas transgressões. Ele carrega nossos pecados em seus ombros, para que nós possamos encontrar o perdão para nossas iniqüidades. Nós seremos curados pelas suas feridas, será então essa vontade do Eterno criá-lo, o Messias como uma nova criatura, e trazê-lo sob círculo da terra. Ele se levantará de Seir, para ajuntar-nos pela segunda vez no Har halevanon, pela mão de Yinon.” Nota: Original do Machzor 1928 e tal como é encontrado no Machzor do século 13 na Hamburg State Library.
MagCalCauvin disse...
Pinah menu Mashiach Tzadikeinu:

(Midrash Ruth Rabba 5:6, Zohar 2:212ª, Midrash Genesis Rabba 30:cap2 e 23:5,6 cap3:15, Targum Isaías 95, Midrash salmos 2:7, Talmud Yerushalaym trat. Brachot em Miqueias 5:1;2, Midrash Talpiot 58a, Talmud balavi trat; Sanhedrim 98 em Daniel 7:13,15. e etc)



O que nós temos nesta oração do Machzor é maravilhoso, pois é uma citação de Isaías, capítulo 53. Quando nós olhamos bem detalhadamente para esta antiga oração maravilhosa deste antigo Machzor, nós podemos ver a opinião dos antigos Sábios Rabinos. Estes sábios acreditaram que o Messias tinha uma função específica. Vamos dar uma olhada em alguma delas através desta oração que pode ser mais antiga do que imaginamos.

1. O Messias então partiria: deixaria-nos após uma primeira aparição: “Nosso Justo Messias se retirou de nós.”

2. O Messias seria então alguém que vindicasse os povos: o “horror cercou nos, e nós não temos nada para justificar-nos.”

3. O Messias seria ferido. Nós devemos perguntar por que? Por causa das nossos pecados (transgressões) . “Carregou o julgo de nossas iniqüidades, e nossas transgressões, e ferido por causa de nossas transgressões.”

4. Então nós lemos que por “suas feridas” nós seremos curados, quando reaparecer como “uma nova criatura.” “Nós seremos curados pelas suas feridas, então essa é a vontade do Eterno, trazemo-lo sob o círculo da terra.”

5. Agora esta oração indica que ele voltaria por “uma segunda vez”. “ele se levantará de Seir, para ajuntar-nos pela segunda vez no Har halevanon (monte Líbano), pela mão de Yinon.”

6. Que Seir, Monte Líbano, e Yinon significam?
MagCalCauvin disse...
(A) Seir - no Genesis 33:14 nós vemos que Jacob está retornando a sua terra natal, e diz seu irmão Esaú, “ Eu irei a meu senhor (adoni) em Seir”. O que está por traz cabalisticamente na frase deste versículo em hebraico ‘eu irei’. É porque tem uma guematria 4, 4 é a letra hebraica Dalet que significa porta, (João 10:7), outra coisa que temos que notar é que a frase está em tempo futuro ‘eu irei’ (Genesis 33:14).

Isso é muito importante para que nós saibamos.



Agora, isso é o que o grande Rabino Rashi disse: “o Sabios explicam que Jacob estava aludindo ao fim dos dias, pois que, Obadiah profetizou, os descendentes de Ya’akov (Jacó) virão ao Monte Seir para fazer julgamento contra os descendentes de Esav (Esaú).”

(Forthwith from the Pentateuch, J.H.Hertz,2° edição) Nós lemos dentro seu comentário sobre Genesis 33:14 e também podemos notar que; não há nenhum registro que Jacó tenha ido a Seir ver seu irmão. Mas também adicionando os comentários rabínicos; “Jacó ainda virá a visitar seu irmão Esaú nos dias do Messias”. “Quando a reconciliação entre os filhos de Israel e Edom (“nações”) será completada”. Isto é como os dois lados de uma moeda; um lado, um retrato do julgamento, o outro é o da reconciliação! Assim nós vemos também que o Messias, descendente de Jacó, virá de Seir no fim dos dias, trazendo julgamento, e reconciliação! Na linguagem talmúdica da idade media Seir ou Edom ou Esaú: é uma simbologia ou um código para indicar o cristianismo. Seir: Mundo dos gentios.



(B) Har halevanon - Monte Líbano - Líbano é uma simbologia, ou um código, para o Beit Hamikadesh (Templo). O Templo de Jerusalém foi feito dos cedros de Líbano, (1°Reis 5:14,18)



(C) Yinon é um dos “nomes” antigos Rabínicos designados para identificar o Messias de Israel, podemos ver no Talmud no tratado de Sanhedrin 98b que diz sobre Yinon, “seu nome existirá para sempre” (salmo 72:17). E é dito também, que este nome vem da compreensão da palavra, Rimmon (arvore de româ). Na linguagem talmúdica Rimmom é um outro “nome” dato ao Messias.
MagCalCauvin disse...
A compreensão de Isaías 53 começou a mudar e em torno do século 11 na maior parte por causa da influência do Rabino Rashi. Ele era um membro respeitado dos Midrashim de seu dia, e muitos pagaram carona em suas interpretações espirituais não-literal principalmente desta passagem. Entretanto, outros Rabinos não concordavam com seu ponto vista. Um destes tais era o Rabino era o Moises Ibn Cohen Crispim, que em 1336 deixou sua cidade natal Córdoba por Toledo, Espanha, Compôs um tratado sobre divina providência e “vida pós-morte”. Neste século 14, o Rabino Moshe Ibn Cohen Crispim, que era versado nas escrituras aderiu às opiniões dos antigos comentadores rabínicos das escrituras e não concordava com o Rabino Rashi, e afirmava que esta passagem de Isaias 53 não se aplicava á Israel como servo sofredor e que isto era uma distorção da interpretação literal das escrituras. É interessante que o Machzor que traz esta oração é também deste mesmo período.

É aqui está o que o Rabi Moises Ibn Cohen Crispim disse:

“distorcer o verso de seu significado natural… Isto parece em minha opinião que as portas da interpretação literal [de Isaías 53] se fecharam na cara deles, e que eles se fatigaram de fatigou encontrar a entrada. Esqueceram o conhecimento de nossos mestres, e inclinaram se após a insubordinação de seus próprios corações e de sua própria opinião, eu estou satisfeito em interpretar, de acordo com o ensino de nossos antigos Rabinos, que o verso fala do rei Messias...”



Agora, o Rabi Moshe Ibn Cohen Crispim não compreendeu que este era Yeshua (Jesus), o Messias ben Yosef (o sofredor), e que já tinha vindo. Contudo o Rabino Moshe sabia que em Isaías 53 estava referindo sobre a pessoa do Messias de Israel. Ele em sua época não era o único que acreditam assim, Rabi Isaque Abravanel (1434-1508) que também era um membro de boa posição dos Midrashim acreditou esta verdade sobre a pessoa do Messias no texto de Isaias 53. E falou:

“A primeira pergunta a fazer é a quem esta profecia refere, porque os letrados entre os ‘cristãos’ era um homem que crucificado em Jerusalém na época do segundo Templo, e, que de acordo com eles, era filho de D-us e encarnou no ventre de uma virgem, como é falado em suas escrituras. Mas sobre o texto Isaias 53 Yonathan ben Uzziel interpreta-o no Targum como o futuro Messias; e esta é também a opinião de nossos instruídos rabinos na maioria de seus Midrashim.”



Outra vez, por causa da cegueira que foi posta em Israel, não vêem que o Messias já veio como servo sofredor (Mashiach ben Yosef). Foi certamente o Messias aquele Nazareno que foi crucificado no período do segundo Templo e que cumpriu as profecias messiânicas referente ao servo sofredor.

(Deut. 28:28; Isaias 42:20; Mateus 13:13 - 14; Romanos 11:25).

E voltará como o Rei Messias (Mashiach ben David .João 14).



Somente Yeshua (Jesus) encaixa como messias no período do Segundo Templo.

Pois nenhum Messias poderia vir depois que o Templo fosse destruído. Leitura do livro de Daniel 9:26 - 27 deixa claro: “E após as 70 e 2 semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo: e o povo do príncipe que virá destruirá a cidade e o Santuário; e o seu fim será com uma inundação, e até o fim haverá guerras e desolação, são determinados. (O Santuário isto é. O Templo foi destruído no 70 depois de cristo)
MagCalCauvin disse...
Fonte dos comentários supra: http://filhadejerusalem.blogspot.com/

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    Concelho de Braga, Portugal »» Abro uma frente contra o individualismo liberal, que reduz tudo o que envolve a Humanidade à mera economia, e contra o totalitarismo que faz desaparecer o individuo dentro da máquina absorbente do Estado e da Religião, proclamo que somente numa sociedade com vida própria pode desenvolver-se a liberdade concreta a que a humanidade tem direito. O moto “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est” (“Igreja Reformada e sempre reformando-se”) continua vigente. Quero reforçar a sociedade como travão ao Estado e à Religião, a fim de proteger e promover a liberdade do Indivíduo. Corresponde ao Estado a função de coordenador político, para manter a unidade teológica e orgánica do corpo social, dirigindo, vigiando e impulsionando a vida colectiva. Through the grace of our Lord YAOHÚSHUA (Jesus), the love of G-d, and the communion of the ‘Rukha Hol-Hodshúa (Holy Spirit), I trust in the one triune G-d (YÁOHU ULHÍM), the Shúam (Name), the Holy One of Yaoshorúl (Israel), whom alone I worship and serve (http://gamc.pcusa.org/ministries/pda/). God comes to us in free and undeserved favor in the person of YAOHÚSHUA who lived, died, and rose for us that we might belong to G-d and serve Mehushkhay (Christ) in the world. Following YAOHÚSHUA, Presbyterians are engaged in the world and in seeking thoughtful solutions to the challenges of our time. Presbyterians affirm that G-d comes to us with grace and love in the person of YAOHÚSHUA, who lived, died, and rose for us so that we might have eternal and abundant life in him. As Mehushkhay’s (Christ’s) disciples, called to ministry in his name, we seek to continue his mission of teaching the truth, feeding the hungry, healing the broken, and welcoming strangers. G-d sends the ‘Rukha Hol-Hodshúa (Holy Spirit) to dwell within us, giving us the energy, intelligence, imagination, and love to be Mehushkhay’s (Christ’s) faithful disciples in the world. More than two million people call the Presbyterian Church, http://www.pcusa.org/, (in the U.S.A.) their spiritual home. Worshipping in 10,000 Presbyterian congregations throughout the United States (also in other countries and cities like the city of Braga, Portugal [NOT DIRECTLY CONNECTED BUT INSPIRED BY]: Apresento-vos, amados santos (consagrados) do D-us Ela-Ele/Ele-Ela Eterno, formalmente a MINHA AMADA IGREJA/OHOLYÁO/CONGREGAÇÃO OFICIAL, no meu magnífico site/sítio: http://www.wix.com/ViktorMoreno/conviteavalsa: IGREJA BAPTISTA (PRESBITERANA) PENTECOSTAL – Vias Prebendas dignas duma lauda ou de um asteísmo: Rua de S. Martinho, 9 / Rua Manuel Álvares, 9, Braga; Horários: Terça: 20:30/21:00 (Verão: 21:00); Sábado: 19:00 hrs (Abaixo dos Bombeiros Municipais; em frente da gasolineira “BP” – Sapadores) C.P./Cidade: 4700 Braga; Telemóvel oficial do Pastor: 964 803 540, “ESCRITURAS OFICIAIS”: http://verdadesquelibertam.wordpress.com/as-escrituras-na-versao-yaohushua-clique-aqui/), they engage the communities in which they live and serve with G-d’s love. IGREJA EVANGÉLICA CONSERVADORA FUNDAMENTALISTA EM BRAGA Endereço Rua da Cruz da Pedra, 39 Sítio e contacto Ceia do Senhor Domingo, 10:00 Escola Dominical Domingo, 10:45 Preg. Evangelho Domingo, 10:45 Estudo Bíblico Quarta, 21:00 Oração Sexta, 21:00 Jovens Sábado, 20:30 Senhoras Último Domingo, 15:30 Anciãos Samuel Antunes Vieira, Ernesto da Silva Vieira e David Antunes Vieira Observações Início da presença da Igreja na localidade: Junho de 1957 Data de comemoração de aniversário: 4 de Junho

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    Estudo alerta para ingestão de peixes contaminados com mercúrio A ingestão de peixe contaminado com mercúrio é a principal via de exposição ao metal tóxico e uma ameaça para a saúde no mundo todo, segundo um relatório publicado na revista científica sueca "Ambio". O estudo, elaborado a partir de cinco artigos de especialistas e divulgado hoje pela imprensa britânica, indica que, atualmente, o grau de contaminação com mercúrio industrial é três vezes maior que antes da Revolução Industrial. A poluição de oceanos, lagos, rios e mares deixou alguns peixes com altos níveis tóxicos de mercúrio, cuja ingestão é especialmente prejudicial para grávidas, recém-nascidos e crianças. Os danos causados, inclusive pelos baixos níveis de mercúrio, no desenvolvimento do cérebro são conhecidos há décadas, mas os cientistas do estudo ressaltam que ainda não foi feito o suficiente para reduzir a exposição ao mínimo. O relatório, aprovado por mais de mil cientistas na Conferência Internacional sobre a Contaminação do Mercúrio, realizada no segundo semestre do ano passado, em Madison (Estados Unidos), destaca que os efeitos tóxicos do mercúrio também aumentam o risco de ataques cardíacos, especialmente entre os homens adultos. Apesar da redução das emissões de mercúrio registradas nos países desenvolvidos nos últimos 30 anos, os níveis continuaram elevados por causa das emissões dos países em desenvolvimento. Segundo o professor da Universidade de Wisconsin James Wienes, as implicações políticas da descoberta "são claras". Nos Estados Unidos, a fim de reduzir a exposição ao mercúrio, o Governo lançou uma campanha para alertar as mulheres grávidas para o consumo limitado de peixes, especialmente de pescado branco e mariscos, que devem ser ingeridos em quantidades inferiores a 340 gramas por semana. Uma medida similar é promovida pela agência sanitária britânica, a Food Standards Agency, que aconselha as grávidas a evitar o consumo de tubarão e peixe-espada, e limitar o de atum, já que estes são os peixes com os níveis de mercúrio mais elevados. No entanto, pesquisadores britânicos da Universidade de Bristol descobriram que o pescado também contém ácidos ômega 3 e outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento do cérebro, apesar da ameaça que supõe para a saúde sua contaminação com mercúrio. A partir de um estudo com 9.000 famílias, o relatório, publicado na revista britânica "The Lancet", concluiu que os riscos do consumo de peixes são superados por seus benefícios. Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2007/03/08/ult1766u20692.jhtm
    Thaeme e Thiago - Apocalipse (Part. Marcos e Belutti).mp3
    Força Jovem Brasil
    Vancouver Riots 2011
    Hour of Power 2158 (Full Episode) from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    Kalumbonjambonja (the PDF Edition) – Versão Revista em Junho 2011http://www.scribd.com/embeds/58688769/content?start_page=1&view_mode=list&access_key=key-98b01xvklntkfrsftp0 Os Meus Posts
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    Rapture aside, America's evangelical Christians deserve a little respect
    Tim Stanley - The Telegraph - 22 May 2011          
    Thanks to Vaal for the link Last week I went to a small evangelical church in West Los Angeles to test the mood pre-Rapture. This particular congregation did not buy the prediction by...
    CBS News - CBS - 22 May 2011          
    An aspect of religion that intrigues me is its capacity to con money out of a seemingly endless supply of gullible idiots. Is there anything so stupid that, if you put it out there, you can't find...
    The Thinking Atheist - YouTube - 21 May 2011
    This is worth watching
    Leonard Susskind - TED - 21 May 2011          
    Thanks to weavehole for the link What's it like to be pals with a genius? Onstage at TEDxCaltech, physicist Leonard Susskind spins a few stories about his friendship with the legendary Richard...
    TAGGED: PHYSICS, SPEECHES
    Ben Goldacre - Guardian - 21 May 2011
    Here's no surprise: beliefs that we imagine to be rational are bound up in all kinds of other stuff. Political stances, for example, correlate with various personality features. One major review in...
    Eric MacDonald - Choice in Dying - 21 May 2011          
    This is the second instalment of (former Reverend) Eric MacDonald's replies to reviews of The God Delusion , following the one we posted yesterday. He promises more, and I, for one, look forward to...
    Greta Christina - AlterNet - 20 May 2011          
    Atheists, by definition, don't think any religion has any reasonable likelihood of being true. And yet, for some weird reason, we're often asked to choose between them. Believers often accuse us...
    TAGGED: RELIGION, WINGNUTS
    David Silverman - CNN - 20 May 2011          
    Let nobody doubt that religion hurts people. Good, intelligent, caring people suffer every day and everywhere at the hands of religion, the happy lie. Religion is used by dishonest people who...
    Jerry Coyne - WEIT - 20 May 2011
    I’m so glad that Eric’s website, Choice in Dying, has taken off in a big way. He regularly posts thoughtful commentaries, and, unlike most of us, can’t be accused of theological naivité (he was,...
    Eric MacDonald - Choice in Dying - 20 May 2011
    I’ve been reading reviews of Richard Dawkins’ The God Delusion over the last few days. There are a surprising number of them. Most of them, as is to be expected, no doubt, are written by religious...
    ASHLEY PARKER - The New York Times - 20 May 2011          
    Abby Haddad Carson and Robert Carson say Saturday is Judgment Day; the children, Joseph, Faith and Grace, do not The Haddad children of Middletown, Md., have a lot on their minds: school...
    TAGGED: RAPTURE, WINGNUTS
    - - RDF Store - 20 May 2011          
    Evolution Fun for Kids! Award winning evolution activity playmat, poster and activity guide Special introductory prices, click here to buy
    Bang goes the theory - BBC - 19 May 2011          
    We've already posted a brief, edited version of this conversation, and promised that the full version would come along later. Here, now, is the full version. Link to original post and comments ...
    Ruth Gledhill - The Times - 19 May 2011          
    Religion should not be allowed to “hijack” the great cultural resource of the Bible, according to the atheist scientist Professor Richard Dawkins. Asked by the Labour MP Frank Field, chairman...
    Michelle Boorstein - Washington Post - 19 May 2011          
    UPDATE (thanks to Miranda Celeste for the link): a pdf of the 143-page report itself is here . The largest study ever done on youth sexual abuse by Catholic clergy concludes that the scandal...
    British Humanist Association and RDFRS - BHA website - 18 May 2011          
    Date: 9th June 2011 Start time: 7:00pm for 7:30pm start - 8:30pm Venue: Logan Hall, Institute of Education, 20 Bedford Way, London WC1H 0AL Tickets: Non-members £6.00; £4.00 for BHA members...
    Bart Erhman - YouTube - 18 May 2011          
    This is a very nice – and witty – little vignette by Bart Ehrman. The central Christian dogma of the Trinity, it turns out, occurs in only one place in the bible, in the first epistle of John,...
    TAGGED: RELIGION

    AVISO DO BLOGUE:
    Abro uma frente contra o individualismo liberal, que reduz tudo o que envolve a Humanidade à mera economia, e contra o totalitarismo que faz desaparecer o individuo dentro da máquina absorbente do Estado e da Religião, proclamo que somente numa sociedade com vida própria pode desenvolver-se a liberdade concreta a que a humanidade tem direito. O moto "Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est" ("Igreja Reformada e sempre reformando-se") continua vigente. Quero reforçar a sociedade como travão ao Estado e à Religião, a fim de proteger e promover a liberdade do Indivíduo. Corresponde ao Estado a função de coordenador político, para manter a unidade teológica e orgánica do corpo social, dirigindo, vigiando e impulsionando a vida colectiva. Through the grace of our Lord YAOHÚSHUA (Jesus), the love of G-d, and the communion of the 'Rukha Hol-Hodshúa (Holy Spirit), I trust in the one triune G-d (YÁOHU ULHÍM), the Shúam (Name), the Holy One of Yaoshorúl (Israel), whom alone I worship and serve (http://gamc.pcusa.org/ministries/pda/). God comes to us in free and undeserved favor in the person of YAOHÚSHUA who lived, died, and rose for us that we might belong to G-d and serve Mehushkhay (Christ) in the world. Following YAOHÚSHUA, Presbyterians are engaged in the world and in seeking thoughtful solutions to the challenges of our time. Presbyterians affirm that G-d comes to us with grace and love in the person of YAOHÚSHUA, who lived, died, and rose for us so that we might have eternal and abundant life in him. As Mehushkhay's (Christ’s) disciples, called to ministry in his name, we seek to continue his mission of teaching the truth, feeding the hungry, healing the broken, and welcoming strangers. G-d sends the 'Rukha Hol-Hodshúa (Holy Spirit) to dwell within us, giving us the energy, intelligence, imagination, and love to be Mehushkhay's (Christ’s) faithful disciples in the world. More than two million people call the Presbyterian Church, http://www.pcusa.org/, (in the U.S.A.) their spiritual home. Worshipping in 10,000 Presbyterian congregations throughout the United States (also in other countries and cities like the city of Braga, Portugal (Observation: My Church is not directly connected but inspired by): Apresento-vos, pois, formalmente a MINHA AMADA IGREJA OFICIAL, http://www.wix.com/ViktorMoreno/conviteavalsa: IGREJA BAPTISTA (PRESBITERANA) PENTECOSTAL - Vias Prebendas dignas duma lauda ou de um asteísmo: Rua de S. Martinho, 9 / Rua Manuel Álvares, 9, Braga; Horários: Terça/Quinta: 20:30/21:00 (Verão: 21:00); Sábado: 19:00 hrs (Abaixo dos Bombeiros Municipais; em frente da gasolineira "BP" - Sapadores) C.P./Cidade: 4700 Braga; Telemóvel oficial do Pastor: 964 803 540, "ESCRITURAS OFICIAIS": http://verdadesquelibertam.wordpress.com/as-escrituras-na-versao-yaohushua-clique-aqui/), they engage the communities in which they live and serve with G-d’s love. To ilustrate read the blog's article about women's leadership in Church: http://supralapsarianismo.wordpress.com/2010/10/11/damasio-%e2%80%9co-signo-o-tempo-e-a-consciencia%e2%80%9d-maria-a-mae-de-yaohushua-era-hermafrodita-como-o-afirmam-alguns-muculmanos/
    Também temos uma reflexão democrática com o contraditório: http://conviteavalsa.blogspot.com/2010/09/yaohushua-e-o-nosso-sumo-bem-da.html

    Bento Domingues: Os partidos na Igreja

    No "Público" de 22 de Maio de 2011 AD


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        Morada: Travessa Dr. Francisco Machado Owen, 45 (Bairro Social St.ª Tecla) 4710 - 322 Braga Telefone: 253 271 266 Horário das Reuniões: Domingo - 10:00 Escola Dominical Domingo - 11:00 Culto 5ª Feira - 21:00 Estudo Bíblico Pastor responsável: Revª. Eunice Alves Telemóvel: 963 107 631
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    Fernanda Henriques, da Universidade de Évora, constatando que D'us se tornou um ídolo masculino patriarcal - se D'us é masculino, o masculino é D'us e, então, como é que as mulheres se pensam quando se dirigem a D'us figurado no masculino -, afirmou que as teologias feministas devem ser um braço da teologia da libertação, fundamentais para a renovação da Igreja (independente da denominação cristã) e decisivas para equilibrar as representações do homem e da mulher no seu valor na sociedade.
    Documento Final – Compromisso da Cidade do Cabo - Parte I PDF Imprimir E-mail
    Seg, 16 de Maio de 2011 AD
    Documento Final – Parte 2/4
    Congresso Lausanne III
    Compromisso da Cidade do Cabo
    5. Nós amamos o Espírito Santo
    Nós amamos o Espírito Santo na unidade da Trindade, juntamente com o Deus Pai e o Deus Filho. Ele é o Espírito missionário enviado pelo Pai missionário e pelo Filho missionário, que sopra vida e poder na Igreja missionária de Deus. Nós amamos e oramos pela presença do Espírito Santo, pois sem que o Espírito testemunhe de Cristo, o nosso testemunho é inútil. Sem a obra de convencimento do Espírito, é vã nossa pregação. Sem os dons, a direção e o poder do Espírito, nossa missão é mero esforço humano. E sem o fruto do Espírito, nossas vidas desinteressantes não conseguem refletir a beleza do evangelho.
    A) No Antigo Testamento vemos o Espírito de Deus ativo na criação, em obras de libertação e de justiça, enchendo pessoas do Espírito e capacitando-as para todo tipo de serviço. Profetas cheios do Espírito aguardavam ansiosamente a vinda do Rei e Servo, cuja Pessoa e obra seriam capacitadas pelo Espírito de Deus. Os profetas também aguardavam a era que seria marcada pelo derramamento do Espírito de Deus, trazendo nova vida, obediência renovada e dons proféticos para todo o povo de Deus, jovens e velhos, homens e mulheres.[17]

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    Follow me on TwitLonger! Clique no http://www.twitlonger.com/index.php/main_new The Lord's Prayer by Huntley Brown - 2147 from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    Hour of Power Ep. 2153 - Full Hour from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    Amazing Grace performed by Crystal Cathedral Choir & Worship Team - 2153 from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    Hour of Power EP. 2154 - Full Hour from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
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    KSS: SHABBOS/SHABBAT

    CATEGORIAS FUNDAMENTALISTAS NÃO INCLUSIVAS E INCLUSIVAS | A ESPERANÇA DOS DEFICIENTES

    2120 Full Hour from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.

    The Fundamental Top 500


    The Baptist Top 1000 


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    http://unisinos.br/blog/ihu/category/juventude/ » Estudo do Ibase mostra como pensa a juventude sul-americana A juventude perdida da América Latina Uma selvagem celebração da liberdade, da juventude, do excesso » http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=34669 A fé da juventude. Estudos inéditos apontam um descrédito das religiões ‘Hoje não há geração, há tribo’. A diferença entre a juventude de 1968 e hoje. Entrevista com Zuenir Ventura ||| http://magcalcauvin.files.wordpress.com/2011/05/dc3adzimo.pdf »»»» DÍZIMO PDF ESPECIALMENTE A PÁGINA 5 » http://magcalcauvin.wordpress.com/2011/05/10/dizimo-uma-ideia-de-genio-de-agostinho/

    The Expanded Bible New Testament | Youthworks Bible Studies - Sex, Relationship & the Bible