BIBLIA ORTODOXA

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O QUE É REALMENTE O ANGLO – CATOLICISMO? | Corpóreo da Ciência


O QUE É O ANGLO – CATOLICISMO?




Rev. Pe. Rodson Ricardo[1]
E – mail: revrodson@hotmail.com
Anglo-católico? Liberal? Evangélico?




 Vamos falar de uma igreja paroquial fortemente ligada à Tradição Católica Anglicana. E que acolhe as contribuições de outras tendências. Esta descrição é a que a que melhor define a identidade espiritual que procuro aludir. Esta tradição é muitas vezes descrita como “anglo-católica” (em oposição a católico-romano) ou “Igreja Alta”, termo pelo qual também é conhecida em outros países. Mas o que significa tudo isso?
Os termos “anglo-católico” e “anglo-catolicismo” descrevem pessoas, crenças e práticas dentro do anglicanismo que afirmam os aspectos católicos, ao invés dos protestantes ou liberais/modernistas. Tais diferenças surgiram no decorrer dos séculos e é parte da história e do património comum do anglicanismo.
Diferenças de perspectivas
Dentro do anglicanismo, especialmente na Igreja da Inglaterra e nos Estados Unidos, vários termos são usados com frequência – e às vezes de forma inconsistente – para designar as três principais tendências eclesiológicas anglicana: a “High Church”, ou “Igreja alta”; a “Low Church”, ou “Igreja baixa” e a “Brow Church” ou “Igreja larga”.
a) “Igreja Alta” é geralmente usada para descrever aquelas formas de anglicanismo influenciadas, em maior ou menor medida, pela tradição católica. O Anglo-catolicismo é frequentemente identificado com esta variedade de organização e espiritualidade;
b) “Igreja Baixa” geralmente refere-se àquelas formas de anglicanismo mais influenciadas pela tradição protestante. Entre elas podemos citar o primado absoluto das Escrituras, a salvação unicamente pela fé etc. Além disso, as “igrejas baixas”, embora mantenham o uso do Livro de Oração Comum, preferem formas menos organizadas de liturgia;
c) “Igreja Larga” é geralmente associada àquelas formas de anglicanismo que, ficando entre o “alto” e o “baixo”, enfatizam as adequações culturais e o primado da razão na vida da Igreja.
História da Tradição Católica
Uma das principais características do Anglo-catolicismo é a afirmação da continuidade essencial do anglicanismo com os primórdios do Cristianismo na Grã-Bretanha. Neste sentido suas origens encontram-se anterior inclusive a decisão do Papa Gregório Magno (590-604) de enviar Santo Agostinho de Cantuária (610) e os seus monges, no século VI, para re – evangelizar os anglo-saxões, um processo praticamente concluído no século VII. Há, portanto, um reconhecimento da influência celta e monástica como parte importante do que é o anglicanismo. Neste sentido o anglo – catolicismo nega que o anglicanismo seja um produto exclusivo da Reforma Protestante do Século XVIII.
Quando a Reforma Protestante eclodiu na Europa, os seus efeitos chegaram à Inglaterra. Por caminhos tortuosos o Rei Henrique VIII (1491-1597) levou a Inglaterra a um cisma com Roma quando o Papa se recusou a declarar nulo o seu casamento com Catarina de Aragão. Apesar disso, Henrique manteve-se ortodoxo em teologia e liturgia, enquanto alguns reformistas (como o Bispo John Hooper) queriam seguir as reformas radicais de Genebra. Esse é um aspecto importante na história da Reforma Inglesa.
Além disso, todas as reformas foram suspensas, brevemente, durante o reinado da profundamente católica, Maria I (de 1516 a 1558), filha de Catarina de Aragão (1485-1536), que retomou a comunhão com Roma, como parte de uma campanha geral para acabar com a influência das idéias da Reforma na Inglaterra e no País de Gales. Esses conflitos políticos – religiosos acarretaram grande dor e sofrimento ao povo inglês, ameaçando inclusive a sobrevivência da Nação.
Consequentemente, quando a rainha Elizabeth I subiu ao trono Inglês, ela procurou seguir uma “via – média” entre o que ela, que ela teologicamente ortodoxa, imaginou ser o desejado entre os excessos de “Roma” (catolicismo) e “Genebra” (protestantismo). Assim nasceu a o “pacto elisabetano” e a promulgação de um único Livro de Oração Comum e de todas as convicções teológicas na Igreja da Inglaterra e, posteriormente, na Comunhão Anglicana. Isto marca o nascimento do “ethos anglicano” que foi defendida com profundidade pelo primeiro teólogo anglicano: Richard Hooker.
Toda a metodologia teológica anglicana estrutura-se a partir do tripé de Hooker: Escritura – Tradição – Razão. O Rev. Richard Hooker viveu entre 1553-1600, em Londres. Ele foi ordenado na Igreja da Inglaterra e, posteriormente, nomeado pela rainha Elizabeth I como Mestre do Templo, tornando-o capelão da “Inns of Court”, uma parte fundamental do sistema de ensino jurídico Inglês. Depois de dez anos ele se mudou para uma paróquia perto de Canterbury, onde, nos restantes cinco anos da sua vida, ele conseguiu pôr em marcha a sua Magnum Opus “As Leis da Política Eclesiástica”. Esta obra marcou profundamente o pensamento inglês, influenciado inclusive o surgimento do liberalismo de John Locke (1632-1704) que a cita diversas vezes. A obra de Hooker foi a primeira defesa sistemática da doutrina da Igreja da Inglaterra após a separação com Roma e por isso ele é considerado o primeiro grande teólogo anglicano. Até mesmo o Papa Clemente VIII (1536-1605) ficou impressionado com o seu trabalho.
A obra de Hooker é amplamente reconhecida por afirmar que a teologia anglicana é baseada na “Escritura, Tradição e Razão”, indo tão longe a ponto de criar uma analogia com um “banquinho de três pernas”. É claro que alguns podem dizer que uma metáfora melhor seria a tentativa de tentar equilibrar três bolas ao mesmo tempo. O malabarismo é complicado pelo fato de que, dependendo do teólogo, uma das bolas é geralmente maior do que as outras. Esta é a origem das correntes anglicanas. Os Evangélicos valorizam as Escrituras do que a Razão ou a Tradição. Os Liberais enfatizam a Razão e os Católicos a Tradição, por entenderem que nela está implícita as Sagradas Escrituras como norma final e o correto uso da razão.
Há um longo rio católico no anglicanismo que partindo do testemunho do Arcebispo William Laud (1573-1645), martirizado pela defesa do anglicanismo, passando pela riqueza das obras do “teólogos Carolinos”[2], unindo-se ao “Movimento de Oxford”, deságua nos movimentos católicos dos dias atuais. Como característica desse movimento a defesa do caráter apostólico e ortodoxo da Igreja, num processo de ligação ininterrupta com os Doze Apóstolos.
Assim, em resposta ao Papa Leão XIII (1810-1903), que com a Bula Apostolicae Curae (1896), declarou inválida a sucessão apostólica anglicana sobre a perspectiva do Vaticano, os Arcebispos anglicanos de Cantuária e York imitiram uma resposta oficial, a Saepius Officio, mostrando que existe uma clara sucessão apostólica ininterrupta no sacerdócio anglicano e que o Episcopado histórico foi mantido nas ilhas britânicas desde os primeiros dias da Igreja, não tendo sido alterado nem mesmo durante os piores momentos da revolução protestante.
O Movimento de Oxford
Como um movimento identificável dentro do Anglicanismo moderno, o Anglo – Catolicismo originou-se entre um grupo de presbíteros e professores da Universidade de Oxford em 1830. Os três líderes mais conhecidos do chamado “Movimento de Oxford” foram: John Keble (1792-1866) Henry Newman (1801-1890) e Edward Jonh Pusey (1800-1882).
O movimento começou em 1833 como uma forma de protesto contra a interferência política do parlamento nos assuntos internos da igreja da Inglaterra. Em 14 de julho de 1843 Keble pregou o famoso sermão “A Apostasia Nacional” na igreja de Santa Maria, a Virgem, no interior da Universidade de Oxford.
Logo após este acontecimento, Keble, Newman, Pusey, e outros começaram a publicar a série de panfletos chamados de Tratados para os nossos tempos. Os membros do movimento tornaram-se assim conhecidos como “os Tractarianos”.
Diferentes visões sobre a igreja
A pergunta central feita inicialmente pelo Movimento de Oxford, dizia respeito à natureza da Igreja. Havia duas formas de pensar a igreja naquela época: como uma instituição simplesmente humana ou como uma instituição essencialmente espiritual e invisível.
A grande realização do Movimento de Oxford deve-se a recuperação de uma terceira visão, solidamente enraizada nas Escrituras e nos Pais da Igreja, que vê a Igreja Santa, Católica e Apostólica como uma sociedade divina visível, fundada pelo próprio Cristo para levar adiante sua missão na terra até o fim dos tempos.
O Tratactarianismo enfatizou que Cristo delegou a autoridade eclesiástica aos seus apóstolos, e seus sucessores, os bispos. Assim, uma marca essencial da igreja católica é a presença das três ordens: bispo, presbítero e diácono, em sucessão apostólica. A Igreja Católica é encontrada, na sua completude, naquelas denominações que historicamente mantiveram a sucessão apostólica e que professam à fé dos credos e dos grandes concílios ecumênicos. Por este critério, as três “grandes famílias católicas” são: a anglicana, a romana e a ortodoxa.
A restauração da liturgia
Às vezes, os visitantes católicos romanos observam como é similar o nosso culto ao deles (na verdade, como o deles se tornou similar ao nosso!). Mas o nosso estilo da adoração não é simplesmente uma imitação das práticas romanas. Ao contrário, a liturgia anglo – católica tem a sua própria história e tradição. De onde, veio e como se formou, então, esta tradição?
A nossa adoração não foi sempre do jeito que vocês vêem agora. Se você entrasse numa paróquia da igreja anglicana há dois séculos atrás você encontraria provavelmente apenas uma Oração Matutina consistindo a liturgia. O oficiante não usaria nenhuma vestimenta litúrgica à exceção de uma simples batina preta. O ponto alto do culto seria o sermão, que poderia durar mais de uma hora. O templo da igreja seria “totalmente nu”, sem nenhum vitral, retratos ou imagens.
Os líderes do movimento de Oxford recuperaram o valor da Liturgia e dos Sacramentos como verdadeiros meios de graça pela qual os adoradores poderiam experimentar a beleza da santidade divina e serem trazidos à presença transformadora de Deus. Os anglo-católicos começaram a regressar a antigas formas de adoração, num processo gradual de redescoberta do estilo de culto existente na igreja pré – reformada, nos períodos patrístico e medieval.
Paulatinamente foram sendo re-introduzidas as tradições e práticas anteriores a Reforma: os altares voltaram a ser adornados com cruzes, velas e frontais; os padres retornaram o uso das casulas e os diáconos da dalmática; a eucaristia passou a ser celebrada pelo menos aos domingos e, em alguns lugares, todos os dias. O incenso, os sinos começarão a ser utilizados na abertura dos ofícios; com coros e leigos paramentados participando do processional, com tocheiros e cruciferários. A água benta e o incenso voltaram a ter função litúrgica. Os elementos consagrados, reservados para a comunhão dos doentes, passaram a ser guardados em local especial (sacrário ou tabernáculo).
A prática da confissão individual foi restabelecida; as orações pelos mortos e as invocações aos santos voltaram a serem realizadas durante a adoração pública. A Virgem Maria teve a sua importância recuperada, purificada dos excessos do catolicismo medieval e do radicalismo dos reformadores.
Cisões no Movimento Católico
Pelo menos desde a década de 1970, o Anglo – catolicismo tem sido dividido em dois campos distintos, ao longo de uma linha simbólica, que talvez possa ser rastreada até o século XIX, com a obra do bispo e teólogo Charles Gore (1853-1932).
O Movimento de Oxford tinha sido inspirado em primeiro lugar por uma rejeição do liberalismo teológico e do latitudinarianismo eclesial em favor da fé tradicional da “Igreja Católica Indivisa”, definida pelos ensinamentos dos Padres da Igreja e as doutrinas comuns da história ocidental e oriental igrejas cristãs durante os cinco primeiros séculos.
Até a década de 1970, portanto, a maioria dos anglo-católicos rejeitava os pressupostos teológicos e políticos dos modernistas, como o racionalismo, a negação dos milagres bíblicos, o acesso das sagradas ordem às mulheres etc. Além disso, os anglo-católicos, mesmo trabalhando com os pobres e marginalizados, viam com suspeita os partidos socialistas e revolucionários. Tudo isso mudaria com a publicação dos escritos de Charles Gore em 1890.
Gore havia sido formado no mais ortodoxo anglo-catolicismo e ela visto como um dos seus mais brilhantes teólogos. Por isso a publicação, sob sua direção, de uma serie de ensaios intitulada Lux Mundi deixou anglo-católicos, liberais e protestantes abismados. Na verdade, Gore fez um verdadeiro esforço para harmonizar a fé cristã com o mundo moderno, nos seus aspectos científicos, históricos, culturais, políticos e éticos. Para isso, precisou, no entanto, “relativizar” questões centrais como a Inspiração das escrituras e a validade dos Pais da Igreja. Dois aspectos merecem destaque: sua cristologia baixa, centrada na idéia de um radical e irrecuperável “rebaixamento” de Deus em Cristo (Kesosis) e sua ligação com o movimento socialista. Estava consolidado o surgimento do que antes era impensável: “um catolicismo liberal”.
A consequência disto é que o catolicismo encontra-se dividido: alguns enfatizando o primeiro termo e outros o segundo. No primeiro caso temos o que chamamos de “tradicionalista anglo-católico”, formado por aqueles que procuram manter a tradição e a doutrina anglicana em linha com o da Igreja Indivisa, priorizando as igrejas Católica Romana e Ortodoxas orientais. Assim temas como a ordenação de sacerdotisas e bispas e de homossexuais praticantes são vistos como incompatíveis com a fé católica. Por isso costumam se aliar com os evangélicos para defender os ensinamentos tradicionais sobre moralidade e fé. A principal organização anglicana a que se encontram filiados é a “Seguindo na fé”, presente principalmente na Europa e nos estados Unidos.
O trabalho de Gore, no entanto, que ostenta a marca do protestantismo liberal, abriu o caminho para uma forma “alternativa” de anglo-catolicismo. Assim, nos últimos anos, muitos anglo-católicos aceitaram a ordenação de mulheres ao presbiterato e episcopado, o uso da “linguagem inclusiva“ nas traduções da Bíblia e da liturgia e atitudes “inclusivas” em relação à homossexualidade, chegando inclusive a defenderem a ordenação de clérigos monogâmicos. Além disso, defendem inexistir uma real diferença entre católicos, protestantes ou liberais. Esses segmentos geralmente se referem a si mesmos como “católicos liberais” ou “progressistas”. A principal organização que os representa é o “afirmando o catolicismo” e a “sociedade para os padres católicos” do atual Arcebispo de Cantuária, Rowan Willimas.
Há ainda uma terceira vertente, embora insipiente. Trata-se de uma “via média” entre os dois extremos do catolicismo atual. Seus representantes criticam tanto o liberalismo quanto o conservadorismo e buscam desenvolver as idéias de um movimento teológico do catolicismo romano do século XX: a Nouvelle Théologie do padre Henri de Lubac (1896-1991). O principal representante desse grupo é o teólogo inglês John Milbank. Os trabalhos de Milbank e outros dentro desta vertente têm sido fundamentais para a criação de um movimento ecumênico (embora predominantemente anglicano e Católico Romano), chamado de “Ortodoxia radical” que busca recuperar a relevância do pensamento cristão na cultura e na sociedade.
Existem também aqueles anglo-católicos que perderam a pensam que o processo de liberalização no anglicanismo já foi longe demais e que é incontrolável. Por isso deixaram a comunhão anglicana embora tenham permanecido fiéis a sua doutrina e liturgia: são os “anglicanos confessantes”. É o caso da “Comunhão Anglicana Tradicional” – TAC, presente em quase todo o mundo, inclusive na América Latina e que se encontra num processo avançado de volta para o Catolicismo Romano.
No Brasil o anglo-catolicismo nunca teve de fato grande expressão. A única tentativa dissto foi feita pelo então Rev.Salomão Feraz (1880-1969), energicamente reprimida pelo episcopado da época. Os motivos para essa ausência de comunidades católicas foi o forte víeis protestante dos primeiros missionários episcopais e a hegemonia do liberalismo desde metade do século XX. Neste sentido o predomínio desta vertente acabou impedindo o surgimento de uma tradição realmente católica no país, gerando um estranho amálgama de protestantismo liberal e catolicismo da TL.
O ser católico
Uma questão que vêem sido debatida há séculos é qual a natureza precisa do catolicismo. Esse tema tem sido muito debatido inclusive no interior do anglo-catolicismo. De acordo com as Igrejas Ortodoxas Orientais e as Igrejas Orientais Ortodoxas, Anglo-católicos – juntamente com os Velho-católicos e luteranos episcopais – geralmente apelam para o “cânone” (ou regra) de São Vicente de Lerins (445): “Católico é aquilo que sempre crido, por todos em todos os lugares”.
Embora possam existir diferenças pontuais sobre o caráter do catolicismo os anglo-católicos o compreendem como a determinação positiva da essência mesma do cristianismo. Nas Palavras do teólogo Karl Adam (1876-1966) o catolicismo é “a afirmação integral dos valores, a abertura ao mundo no sentido mais englobante e mais nobre, o casamento da natureza com a graça, da arte com a religião, da ciência com a fé, a fim de que Deus seja tudo em todos”.
Neste sentido uma questão séria para os anglo-católicos é a interpretação e o valor dos “Trinta e Nove Artigos de Religião”, publicados no século XVII. É verdade que, neste documento histórico, é feita distinções entre anglicanos e católicos romanos sobre pontos importantes da doutrina. Não é, portanto de se estranhar que os setores evangélicos o utilizem como prova do “caráter protestante” da igreja. Duas coisas merecem destaque: em primeiro lugar não há em nenhum lugar dos Trinta e Nove artigos menção a palavra “protestante”. Além disso, esse documento não pode ser considerado uma espécie de “confissão de fé protestante” como foi a luterana e a reformada. Mais tão somente garantir a unidade espiritual da nação, livrando-a dos radicalismos de Roma (tridentinos) e Genebra (Puritanos).
Por isso os artigos foram intencionalmente escritos de tal forma a estarem abertos a uma variedade de interpretações tanto protestantes (arminianos e calvinistas) quanto católicas. Por tudo isso os anglo-católicos têm defendido as suas práticas e crenças são coerentes com seu espírito. No entanto, alguns acreditam que devido ao seu “tom áspero”, eles simplesmente deveriam ser suprimidos como fonte de doutrina, garantindo-lhes apenas a importância histórica, o que de fato acabou acontecendo na maioria das províncias da Comunhão Anglicana. É consenso inclusive entre os evangélicos que o “Quadrilátero de Lamberth” é a melhor síntese da unidade necessária a todas as tendências anglicanas.
O Quadrilátero tem servido de base dogmática para a unidade interna e externa de nossa Comunhão e afirma quatro crenças essenciais:
(1ª) A importância da Revelação profética. “Cremos que as Sagradas Escrituras contêm todas as coisas necessárias para a salvação”. Toda nossa doutrina e liturgia estão baseadas e fundamentadas na Bíblia: Cremos no Primeiro e no Segundo Testamento. Ao afirmarmos isso destacamos: a) a continuidade da nossa Igreja com a tradição profética semítica, a supremacia do texto bíblico sobre as autoridades humanas e a negação do enfoque fundamentalista bíblico;
(2ª) A continuidade Apostólica. “Os Credos Apostólico e Niceno – Escritos no tempo da igreja indivisa, constituem a confissão normativa da fé católica que preservamos ainda hoje”. Somos uma igreja histórica, herdeira de uma Tradição de 2000 anos. Consideramos-nos uma parte importante da Igreja de Cristo, mas não a sua totalidade;
(3ª) A realidade da graça divina. “A Igreja Anglicana professa o Batismo e a Eucaristia como legítimos sacramentos diretamente ordenados por Cristo, sendo eles sinais eficazes da graça e da boa vontade de Deus para conosco.” A Igreja Anglicana é uma igreja sacramental. Os sacramentos são sinais externos e visíveis de uma graça divina interna e espiritual. Os sacramentos expressam nossa crença na natureza sacramental do universo e da vida, significando que Deus está presente e atuante na criação em todos os seus aspectos. Para nós Cristo é o maior dos sacramentos. Há dois sacramentos principais: o Santo Batismo e a Santa Eucaristia e outros cinco, chamados também de sacramentos menores ou ritos sacramentais (Crisma, Ordem, Matrimônio Reconciliação e Unção dos Enfermos) que testemunham a presença divina em nossas vidas;
(4ª) A necessidade de uma comunidade de fé. “Professamos que a autoridade transmitida por Cristo aos apóstolos e por esses aos seus sucessores (incluindo nossos bispos) é, ao mesmo tempo, garantia e expressão da universalidade e apostolicidade da Igreja”. Para nós a fé não é uma atitude egoísta e solitária. A fé cristã se fundamenta no amor ao próximo e na vida em comunidade. Toda a comunidade precisa de líderes. Os nossos líderes são os bispos. Na Tradição Anglicana a autoridade é descrita como um círculo, onde o poder flui de fora para dentro. O nosso líder mundial é o 105º Arcebispo de Cantuária, sua Graça Rowan Williams, mas ele não tem autoridade legal fora da sua Província. Ele serve como guia espiritual e símbolo da unidade, e, embora, entendamos que seja necessário a existência de um primado universal, ele não é “nosso Papa”. Além disso, na nossa tradição os leigos também têm participação em todos os níveis das igrejas anglicanas: eles escolhem os seus bispos e padres e participam do dia a dia das suas comunidades. As mulheres também participam do ministério da igreja, podendo serem inclusive ordenadas ao diaconato na maioria das províncias.
Há um conceito importante para compreender o anglicanismo: inclusividade. Por exemplo, a questão da confissão sacramental particular. Embora os sacerdotes anglo-católicos incentivem e pratiquem estes atos nas suas comunidades, como fazem os seus irmãos romanos e ortodoxos, não tornam isto um elemento central da sua doutrina, preferindo seguir o aforismo clássico anglicano: “todos podem, alguns devem, ninguém é obrigado”.
Um aspecto central, porém é a crença na natureza sacramental do sacerdócio, no caráter sacrificial da Missa e a presença real de Cristo no pão e no vinho consagrados da Eucaristia. Para os anglo-católicos é eucaristia é o coração da vida cristã.
Muitos anglo-católicos também incentivam a vida monástica e o celibato sacerdotal. A maioria dos anglo-católicos também encoraja a devoção à Virgem Maria, Especialmente sob o título de Nossa Senhora de Walsingham, por entender que esse é um elemento constitutivo da tradição católica. Há, porém formas variações de intensidade e estilos entre eles.
O mesmo deve ser tido com relação às práticas eucarísticas e paramentos. Se é verdade que todo o anglo-católico utiliza paramentos e utensílios na celebração eucarística (casula, capa, velas, crucifixo, turíbulo etc.) a forma e a intensidade varia conforme a comunidade. Alguns celebram na forma moderna do Livro de Oração Comum (1979), outros preferem a versão clássica de 1928 e alguns a antiga forma Tridentina, ou mesmo o “Rito de Sarum”, base de toda liturgia anglicana.
As principais características de uma espiritualidade “Elevada” (High-Church)
1. Uma visão elevada da adoração de Deus. O Anglo-Catolicismo sempre enfatizou o a importância da reverência, do temor e do sentido de mistério diante do Sagrado, perante o qual até mesmo os anjos do céu cobrem seu rosto;
2. Uma visão elevada da criação. Ao mesmo tempo, nós nos deleitamo-nos na beleza da criação divina. A visão anglo-católica do mundo é altamente sacramental, vendo os sinais da presença e da santidade de Deus em tudo que ele fez. Na adoração, nós recolhemos o que há de melhor na criação: arte, arquitetura, música, poesia, incenso, flores e cores etc;
3. Uma visão elevada da encarnação. Nossa salvação começou quando Cristo fez morada no ventre da Virgem Maria. Cremos que Deus tornou-se realmente humano, a fim de que, por meio dEle, a humanidade pudesse tornar-se divina;
4. Uma visão elevada do sofrimento. O Anglo-Catolicismo olha não somente a encarnação de Cristo, mas também a sua paixão. A imagem de Jesus na cruz nos lembra da profundidade e do horror do pecado humano, e do alto preço que Deus pagou pela nossa redenção. A espiritualidade anglo-católica envolve um continuo processo de mudança do “pecado” à “santidade’, do “mundo” para “Deus”. Para os anglo-católicos o sacramento da penitência é um recurso indispensável nesse processo;
5. Uma visão elevada da Igreja. Nós escolhemos compartilhar a vida do Cristo, morto e ressurreto. Esse processo começa com nossa incorporação em seu corpo com o batismo e continua durante toda nossa existência. Assim, nós não consideramos a Igreja Católica (Universal) nem como uma instituição de origem simplesmente humana, nem como uma associação voluntária e invisível de crentes individuais, mas como um mistério maravilhoso, um organismo supernatural, cuja vida flui entre seus membros através de sua cabeça, Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo.
6. Uma visão elevada da comunhão dos santos. A Igreja, além disso, consiste não somente de todos os cristãos vivos na terra (a Igreja militante), mas também naqueles fiéis que continuam a crescer no conhecimento e no amor do Deus, e nos santos no céu, que já alcançaram o término de sua jornada (a Igreja triunfante). Nós temos a comunhão com todos os que vivem em Cristo. No interior desta comunidade destaca-se a figura da Bem-Aventurada Virgem Maria, mãe do Senhor e da Igreja. O Anglo-Catolicismo afirma também a legitimidade de orarmos pelos mortos, e de pedir aos santos no céu que nos ajudem com suas orações.
7. Uma visão elevada dos sacramentos. Nós acreditamos que Jesus Cristo nos comunica realmente e verdadeiramente sua vida, presença, e graça por meio dos sete sacramentos. Dois desses são destacados. O Santo Batismo estabelece a nossa identidade uma vez por todas, como crianças de Deus e herdeiros do Reino do céu (embora esteja em nós a liberdade para escolhermos aceitar ou repudiar essa herança). E a Santa Eucaristia, onde Cristo tornar-se realmente presente no santíssimo sacramento do seu Corpo e Sangue. A adoração eucarística é assim um componente integral da espiritualidade e da devoção anglo-católica.
8. Uma visão elevada das Sagradas Ordens. Desde os dias do movimento de Oxford, o anglo-catolicismo afirmou que o tríplice ministério dos bispos, dos presbíteros e dos diáconos em sucessão apostólica é um presente de Deus. A validez dos nossos sacramentos e a plena pertença à Igreja Santa, Católica e Apostólica depende da manutenção deste dom divino. Por esta razão, as inovações que ameaçam a autenticidade das nossas ordens apostólicas devem ser resistidas a todo custo.
9. Uma visão elevada de Anglicanismo. Nós afirmamos que as igrejas anglicanas são verdadeiramente parte da Santa Igreja Católica de Cristo. A vocação profética do Anglo-Catolicismo consistiu precisamente em testemunhar a catolicidade do Anglicanismo.
Conclusão
Mas nem tudo é harmonia e tranquilidade. Os novos desafios colocam-se aos anglo-católicos do século XXI: a necessidade de redescobrir o ardor missionário, de dar respostas a problemas contemporâneos como à crise de valores éticos e racionais, particularmente quando isso envolve temas polémicos como a ordenação de sacerdotisas e bispas e o homossexualismo. Cabe-nos aceitar estes desafios na certeza que as Palavras de Cristo são, caminho, verdade e vida: “As portas do inferno não prevaleceram sobre ela”.

[1] Pároco da Comunidade Anglo-Católica Anglicana da Natividade – Natal/RN [Natal é um município brasileirocapital do estado do Rio Grande do Norte, pertencente à Região Metropolitana de Natal, à microrregião de Natal, à mesorregião do Leste Potiguar e ao Polo Costa das Dunas].
[2]“Teólogos carolinos” é o nome dado a um grupo de influentes teólogos anglicanos, que viveu durante o reinado de Carlos I e após a Restauração, responsáveis pela “Idade de ouro da teologia anglicana”. São eles: Lancelot Andrews (1555 – 1626); John Cosin (1594 – 1672); Thomas Ken (1637 – 1711), Thomas Espadilha (1635 – 1713); Jeremy Taylor

Ferias no Brasil from Javi Devitt on Vimeo.


Corpóreo da Ciência


As freiras e monges tibetanos passam a vida a estudar o mundo interior da mente e não o mundo físico da matéria. Nesta Primavera, porém, um grupo de 91 religiosos dedicou-se durante um mês ao mundo corpóreo da ciência. Em vez de mergulharem nos textos budistas sobre o karma e o vazio da mente, os religiosos estudaram a lei do movimento acelerado, de Galileu, os cromossomas, os neurónios e o Big Bang, entre outros tópicos de largo alcance.

Muitos dos participantes, com idades dos 20 aos 40, nunca aprenderam Ciências nem Matemática. Nos mosteiros budistas tibetanos, as matérias de ensino ficaram inalteradas durante séculos.

Para agravar ainda mais o desafio, alguns religiosos são pouco fluentes em língua inglesa e tiveram de confiar em tradutores tibetanos para absorverem os ensinamentos do curso acelerado de quatro semanas de Física, Biologia, Neurociências, Matemática e Lógica, ministrado por professores da Emory University de Atlanta.

Mas os religiosos puseram em prática as palestras intensivas. Num campus universitário budista em Daramsala, pátria de exílio do Dalai Lama no Norte da União Indiana, monges e freiras de hábitos encarnados fizeram experiências com pêndulos, colheram no sopé dos Himalaias plantas que revelam a selecção natural e curvaram as cabeças rapadas sobre microscópios para espreitarem o mundo invisível.

A Emory Tibet Science Initiative, em que se inseriu esta sessão, já vai no segundo ano. Foi precedida pelo programa "Ciência para monges" que começou em 2001 com o apoio de Bobby Sager, um filantropo de Boston. Por ordem do Dalai Lama, o programa anterior trouxe professores de Ciências de várias universidades americanas para ensinarem os monges tibetanos na Índia.

O programa evoluiu, transformando-se no plano apoiado pela Universidade de Emory, destinado a introduzir as ciências modernas nos mosteiros tibetanos da Índia nos próximos anos, com o apoio da biblioteca de obras e arquivos do Tibete. A iniciativa de Emory deu origem a um manual de Ciências em tibetano e inglês. As conferências sobre tradução produziram um glossário de Ciências que introduz no léxico tibetano palavras como electromagnetismo, alterações climáticas e clonagem.

O programa original, "Ciência para monges" deu lugar a um programa anual de Verão sobre Liderança científica para estudantes avançados, que são todos geshes, o equivalente monástico a doutorado. Este ano culminou na 1.a "feira da Ciência" realizada aqui, entre 22 e 24 de Junho. Nela, os monges fizeram apresentações sobre ondas sonoras, as origens do Universo e o funcionamento do cérebro.

A universidade Emory concebeu o curso de Verão como um programa de cinco anos, com aulas que se tornarão cada vez mais avançadas nos anos seguintes, para os estudantes que regressarem.

Desde 2002, um terceiro programa - "Encontro da Ciência com Dharma" - já enviou licenciados europeus a ensinar cursos básicos de Ciências nos mosteiros tibetanos da Índia. Os monges que se inscreverem nos programas intensivos de Ciências já terão tido alguns anos de formação científica.

Alunos sofisticados O modo de ensino de Ciências nos mosteiros ainda está em estudo. Os professores ocidentais irão ensinar os religiosos durante períodos prolongados, mas serão recrutados localmente professores laicos para leccionarem nos mosteiros durante todo o ano. O ensino de Ciências já existe no sistema escolar tibetano no exílio, que ensina 28 mil crianças e jovens adultos na União Indiana, no Nepal e no Butão.

De momento, são precisos professores universitários para o curso de Verão de Ciências. Os monges e freiras podem não ter formação científica de base, mas são altamente qualificados em disciplinas como a Filosofia.

"São alunos adultos sofisticados", diz Mark Risjord, professor de Filosofia de Emory, que deu aulas de Matemática e Lógica no Verão passado. Durante o seu bloco de aulas, que durou uma semana, alguns monges mais curiosos instigaram-no a ensinar-lhes um método para "criar regras dedutivamente válidas" e perguntaram-lhe se diferentes premissas podem levar à mesma conclusão.

Embora os livros sagrados budistas contenham a sua própria explicação da Natureza, da mente e do mundo físico, os estudantes não ficaram intimidados com as aparentes contradições entre o budismo e as ciências ocidentais.

"Há contradições no seio da própria filosofia budista", comentou Lobsang Gompo, um monge de 27 anos do mosteiro Drepung no sul da Índia. Os budistas tibetanos já estão habituados a analisar segundo vários pontos de vista, disse.

A confiança de Dalai Lama na "investigação crítica" significa que "se a análise científica vier a demonstrar conclusivamente a falsidade de certos princípios do Budismo, então teremos de aceitar os resultados científicos e abandonar esses princípios", escreve em "The Universe in a Single Atom".

Lhadron, a freira, acrescenta: "Os budistas acreditam na realidade, e não apenas no que diz este ou aquele texto."

Os religiosos tibetanos não são os únicos a sair enriquecidos do programa. Há um interesse crescente no Ocidente pelas relações entre a mente e o corpo. Por exemplo, pelos efeitos físicos da meditação.

Neste Verão, um novo programa de Emory para universitários levou a Daramsala 14 estudantes, a maioria de Medicina, para estudarem o pensamento budista e a medicina tibetana. O programa também alarga os horizontes dos professores ocidentais de Ciências, tanto pelo ensino transversal das diferentes culturas, como pelo olhar para a ciência através da ética e valores do Budismo.

Para Arri Eisen, professor de Biologia de Emory, ensinar os monges e freiras ajudou-o a saber "como pensar positivamente. A educação ocidental não favorece a empatia".

As ciências podem estar muito avançadas no Ocidente, mas existe um vazio moral, diz Bryce Johnson, engenheiro do ambiente que coordena o programa "Ciência para monges". "Algo se perdeu no Ocidente", diz Johnson. O encontro da ciência com o budismo é "um intercâmbio saudável, também para os cientistas".
Exclusivo i, The New York Times

Twitter

Mensagens populares

Número total de visualizações de página

A minha Lista de blogues

Twitter

A minha Lista de blogues

OS MEUS GAMES

http://olamha-batheworldtocome.tumblr.com/tagged/blogue-pessoal Quem Sou Eu? Sou judeu sefardita e… Sou católico, apostólico, romano/ortodoxo e monárquico (como Salvador Dalí, https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grande_Masturbador). Também, católico calvinista, florentino, renascentista, aristotélico-tomista e pessimista…. logo ateu/agnóstico/humanista. Acrescento, epicúrio e do Real Madrid e do Futebol Clube do Porto. Ecologista não fanático, vegetariano muitas vezes não praticante, flâneur infatigável, anarquista de direitas e de esquerdas (sinistras) e “frívolo”, mas não superficial.

Pesquisar neste blogue

A carregar...

A minha Lista de blogues

KSS As Favoritas

KSS: LINKS

  • literário calvinista inclusivo do arminiano MEDITAÇÕES SOBRE A VIDA PRIVADA E A MORTE Há 20 minutos
  • Magcalcauvin's Blog, Católico Reformado - Calvinista inclusivo A QUARESMA E O RISO Há 1 hora
  • This Black Sista's Page » Christmas Songs: “Merry Christmas, Baby,” Otis Redding, 1968 Saturday Night Music, March 19, 2011: Sting, “Sister Moon,” 1987 Há 3 horas
  • Últimas atividades em Uniao de Blogueiros Evangelicos Lu Rodrigues agora é amigo de Ana Paula Silva e wagner barros Há 4 horas
  • Urban Dictionary/Word of the Day pillow lust Há 8 horas
  • Actualité Musicale Adam et Eve... La seconde chance ! Há 19 horas
  • Eleitos de Deus Valorizando a Literatura Cristã Há 20 horas
  • Fim dos Tempos.Net-2012 Nsra: O propósito de Meu adversário é destruir a fé de todos, ele procura levar ruína e destruição a todos os lares que puder , Há 1 dia
  • adragononfire.com La parrilla de Telemadrid TV dedicará este sábado al Atlético de Madrid-Real Madrid más de diez horas (de 14:00 a 0O:00 LX). La programación especial comenzará a las 14:00 LX con Telenoticias 2 desde el Vicente Calderón Há 1 dia
  • Convite à Valsa Crucifixo nas escolas não viola direito à educação Há 1 dia
  • Convite à Valsa 2 ANTENA 3 TV E TELE MADRID | EU SOU UM DISSENTER Há 1 dia
  • MyHasbara's Blog » Frei Bento Domingues: O sofrimento dos cristãos e muçulmanos palestinianos Colonização judaica de uma área de 45000 Km2 no planalto de Benguela, Angola. Há 1 dia
  • A Tunisian Girl /بنيّة تونسية La Révolution Tunisienne S'invite au Salon du Livre de Paris Há 1 dia
  • iLeaks.com | Your Daily Music Fix. New Track: Britney Spears – Don’t Keep Me Waiting Há 1 dia
  • End of days » FIM DA ERA DE PEIXES OU DOS TEMPOS ESPECIAL JAPÃO Há 2 dias
  • JOb+ Eu quero um prof assim!!! Há 2 dias
  • Eliana Sá - Blog Misericórdia Gotas de Misericórdia Há 2 dias
  • Guardiã da Meia Noite Quick Bite Especial: Destaques da Editora iD Há 2 dias
  • La Catapulta El patético, inepto y anticatólico Carlos Berzosa Há 2 dias
  • GOOM Radio: Music News Rihanna is still mad at her father Há 3 dias
  • Jesus in Love Blog Rainbow cross lights the way for all Há 3 dias
  • Kehilah.Net Parashah – TZAV Há 4 dias
  • RHEMA DIZENTE - UM BLOG ANTINOMIANO E INCLUSIVO SAFISMO - PURA POESIAhttp://recantodasletras.uol.com.br/poesiaseroticas/1831199 Há 4 dias
  • PDS - PASTORAL DA DIVERSIDADE SEXUAL CAFÉ COM CINEMA Há 1 semana
  • oxysgenos news Maior sismo de sempre no Japão Há 1 semana
  • FERRaN BaRDOLET RIFà - Violoncel CONCIERTO BP Há 1 semana
  • gustavovidalmanzanares MALDICIONES JUDÍAS Y CRISTIANAS, EJEMPLO DE TOLERANCIA Há 1 semana
  • oxysgenos.com Kylie Minogue > All The Lovers (Video) Há 2 semanas
  • NOSSA ALMA O GUIA RAP ENTREVISTA O RAPPER "C.E.L.A" Há 2 semanas
  • Armando's Blog, Os Bailundos, O Evangelho, Angola kids playground 4 leisure and Education | ÌNDICE DESTE BLOGUE Há 2 semanas
  • NOTÍCIAS DE ISRAEL Há 3 semanas
  • TELECINCO - Página Jimdo de tocho1974 CINE--PELICULAS 1 actualizado Há 3 semanas
  • oxysgenos movies Singularity Há 4 semanas
  • Shalom Serra da Estrela em Israel Há 5 semanas
  • Entrepernas & Entrelinhas Furacão Há 2 meses
  • RicardoNetwork.com Britney Spears > Hold It Against Me Há 2 meses
  • A Rick Thing No Pants Day Há 2 meses
  • Ricardo Network Asia Tigarah > Girl Fight Há 2 meses
  • ..........................ABC ASL Animated Video Há 3 meses
  • Rumination Advent Há 3 meses
  • História, Doutrinas e Heresias das Religiões Por Que Aprender Sobre Outras Expressões de Fé? Há 3 meses
  • ANGLICANVM SCRIPTORIVM Há 6 meses
  • As Opiniões Desportivas de Miguel Sousa Tavares O FUTEBOL NÃO É ASSIM TÃO COMPLICADO (09 MARÇO 2010) Há um ano
  • Blogue de Martin Rivas Martín Rivas para Elle Há um ano
  • Os Mormons Acreditam Morôni Rolim Há 2 anos
  • VALORIZAÇÃO MORAL DE FILMES
  • Los 40 Principales Chile
  • Películas - CENSURA ECLESIAL
  • Los 40 - CHILE - Britney, 2011
  • KSS Hemeroteca

    KSS Etiquetas

    .ROD LAVER (1) "Spousal Mystery" (1) [Canal Livre] Jesus realmente existiu? (1) [TRU:]TV (4) #SpanishRevolution (5) 10 most dangerous toys this holiday season (1) 11-S (2) 15 Maio »» Manifestación 15m. Madrid (1) 2011 - Ano do Pentecostes (1) 2012 (1) 2012 AD (1) 2017 (1) 23 + LINKS (1) 25 de Abril (1) 31 de outubro (1) 5 TOOLS OF CHRISTIAN GROWTH (1) 80 Exits Radio (1) A BODA REAL INGLESA (1) A Cabana (1) A CIDADE DOS MORTOS (1) A Cruz e o Punhal - David Wilkerson on Scribd (1) A Cura Gay - Hélio Schwartsman (1) A DOR MÍSTICA (1) A Igreja Católica admite a predestinação? (1) A Lei do Talião (1) A Mosca (1) A NOITE ESCURA E MÍSTICA DA ALMA (1) A ORIGEM DO MAL (2) A PERVERSÃO DA SOCIEDADE (1) A Rabbi looks at Jesus of Nazareth (1) A Religião e o Exército (1) A Ressurreição não aconteceu num domingo (1) A RITUALIZAÇÃO DAS PASSAGENS DA VIDA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA (2) A Última Ceia/Banquete (2) A VIDA EM UM DIA (1) A3 TV (1) Abolição da Monarquia (1) Aborto (3) Absoluta Depravação (9) Absurdos (2) Academia Yeshiva (1) ACAMPAMENTOS (2) Acidente de trânsito que envolveu 14 carros de luxo (1) Acidentes (1) Acordo Ortográfico (1) Adam (1) Adão (1) Adele – Turning Tables (Live) iTunes Festival 2011 (1) Adorar Jesus (1) Adventistas (1) AFETOS SINCEROS (1) After Life (1) Alauitas (1) Alemães (1) ALIENS (3) Alimentos (1) Alma (7) Alma judaica (1) Amar (1) Amor (5) Amor à primeira vista (1) AMOR AOS INIMIGOS (1) An introduction to 2012 from They Might Be Giants. (1) Anarquistas (7) And there is no life after death (1) ANDALUCIA TV (1) Anders Behring Breivik (1) ANGLO – CATOLICISMO (2) Animais (1) ANO NOVO (1) Anselmo Borges (6) ANTENA 3 E TELE MADRID (2) ANTENA 3 LIVE (1) ANTENA 3 TV (3) AntiCristo (2) ANTICRISTOS (1) ANTINOMISMO (1) António dos Santos Queirós (1) Antropologia (1) Anuradha Koirala (1) Apaixonar-se pelo seu noivo judeu (Yeshua) (1) Aparições Marianas (1) APLAUSOS (1) APOCALIPSE (1) APOCALYPSE (2) Apologética (2) Ariel Álvarez Valdés (1) Arrebatamento (1) Arte (1) ARTE E UFOS (1) Artigos (1) As freiras e monges tibetanos (1) AS SANTAS DE ELEIÇÃO E A POLÉMICA MITIGADA (1) ASSEXUAIS (1) Assexualidade (1) ASSIS (1) Ateus (1) ATO DE FÉ. ATO DE CARIDADE (4) Aura Dione (1) AUSTIN MAHONE (1) Autismo (1) AUTORIDADE (1) Avé Maria (1) AVISO UTÓPICO AOS INTERNAUTAS (1) AVISO: Booty Shakin' in Pittsburg | Aviso do blogger aos inernautas (1) Bad English (1) BAPTISMO (2) Batismo (2) BATISMO PELO ESPÍRITO SANTO (1) Batistas Primitivos (1) BEASTIE BOYS 1998 AD RIP (1) Beatificação de João Paulo II (1) Beleza (1) Bem (1) BENTO DOMINGUES (3) Bento Domingues: A Bíblia sob investigação (1) Bento Domingues: Cidadania em tempo de crise (1) Bento XVI (1) Bento XVI 'versus' Joseph Ratzinger (1) BERLIN FESTIVAL (1) Best Seder in the USA (The Passover Song) (1) BETEL TV (1) Betty Millan (2) BÍBLIA (4) BÍBLIA CONTRA DARWIN: NUNCA FOMOS MACACOS (1) BIBLIOTECA DE TEOLOGIA E EXEGESE ECUMÉNICAS - LINKS (1) Bin Laden (2) Blogue de Frei Bento Domingues (1) BLOGUE SOBRE ANIMAIS E OUTROS BICHOS (1) Blogues da Casa (2) Breast Feeding (1) BRITNEY LOUNGE (8) Britney Spears To Play Free Show In Mexico City (1) Britney's Lounge (1) Budismo (1) Bullying (2) BUZZWORTHY (2) CAB (1) Cabalat Shabat (1) Caim e Abel (1) Caio Fábio (1) Calacús (2) Calvin's Commentaries on the Whole Bible (1) Calvinismo (3) CAMINHOS (1) CAMPOS DE FÉRIAS (1) CANAL + LIVE (1) Capela Ortodoxa Online (1) capitalismo (2) Carabanchel (1) Caridade (2) Carnaval (1) Carreira das Neves (1) Casamento (2) Casamento Ortodoxo (2) Casher (1) CATEQUESE (4) Catholics (1) CATÓL INTEGRISTAS (1) Católicos Ultra Integristas (4) CBN NEWS (1) CEBAPES E DAVID STERN (1) CEGOS (1) Celebração (1) Celibato (1) Censos (1) Censos 2011 AD (3) CENTENÁRIOS (1) Cérebro (2) Chávez (1) Child Sex Abuse (1) Christian Side Hug (1) CHRISTIAN ZIONISM (1) Christimas 2011 Did You Know? (1) CHUECA (1) Ciência (1) Ciência Espírita (1) Ciétologia (1) CINA (2) Cinema (1) Cinzas (1) Circuncisão (1) Cláusula Filioque (1) Coca-Cola FM Radio (1) Coerência Cristã (1) COLUNISTA (1) COM QUEM ME DEVO CASAR (1) Comentários Calvinistas da Bíblia (1) Compaixão (1) Comportamento (1) COMUNA (1) Comunhão (1) Comunistas (1) Concílio Vaticano II (1) CONCILIUM E COMMUNIO (1) Condoms (1) Conferências (1) Constantino (2) Consultório sexual Para Crentes (1) Conversão (1) Copic (1) corpóreo da ciência (1) cremação (1) Crenças (1) Criacionismo (2) Crime (1) Crise (2) Crise económico-financeira (1) Crisma (1) Cristianismo Emergent (2) Cristianismo Emergente (2) Cristianismo Tradicional (3) Cristo (2) Cristo no Hades (1) CRISTO REI (1) Crucifixão (1) Cruz (1) CULÉS (2) Culto (1) Cultura (1) Cura (5) CURA E LIBERTAÇÃO (1) Curta Metragem (1) D-us Nos Bailundos (1) D'US E O MAL (1) D'US ELA ELE (1) Dalai Lama (1) Dalai Lama in Australia (1) das abordagens e dos resultados (2) David Wilkerson (1) DEFICIÊNCIA OPTIMISTA (1) degelo polar (1) DEIDADE (9) Democracia não se vinga (1) Demonstre o seu apoio a uma mulher como todas as outras (1) Depressão Pós-parto (1) Desenvolvimento Mediúnico (1) Desjejum de Oração da Páscoa (1) desporto (1) Deus autem unus est (1) DEUS ELE-ELA (1) DEUS O Criador Tweeter (1) Dez Mandamentos (1) Dia da Criação (1) Dia da Reforma: uma aproximação pentecostal (1) DIA DAS MÃES (1) DIA DO PAI (1) Dia dos Inocentes (1) Dia dos Namorados (1) DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE (1) Diácono (1) DIANTE DO TRONO (1) Diaulas Ribeiro (1) direitos (2) Direitos Humanos (3) Disciplinar Crianças (1) divinity.es (1) DIVINIZAÇÃO (1) Divórcio (1) DÍZIMO (3) Do You Ever Think About Death? (1) Dom António Couto (1) Dominación vs Sumisión (1) Domingo (1) Dominical (1) DOR (2) Dormição (1) DUBSTEP (1) É permitido aos não judeus consultar os astros? (1) é uma alma (1) Easter (1) Economia (3) Ecumenismo (4) Educação (2) El monje Leonard Cohen (1) ELjudio sionista radical Dominique Strauss-Kahn Pdte de FMI fue arrestado por cargos de agresión sexual (1) Em que Consiste este blogue (1) Emergent Christianity (2) Emergent Church (1) Enciclopédia Judaica (1) Encontrada tumba com referência direta a Yeshua como D-us (1) Encontros (2) ENRIQUE IGLESIAS (1) Entre o ateísmo e a Crença (1) Entrevista a Eric Frattini: DEUS NÃO ESTÁ NO VATICANO (1) Erotismo (3) ERROS CONSTANTES DA BRIT HADASHAH NA VERSÃO GOYM (1) Escatologia (17) escatologia bíblica (3) Escola (1) ESCOLA SABATISTA/DOMINICAL (1) Eskup (4) Espírito Santo (1) Espritismo (1) ESTAR APAIXONADO (1) Esteta (1) Estudante da Faculdade de Direito do Largo S. Francisco zomba de mendigo e prostituta em cartaz de festa de formatura (1) ESTUDO SOBRE IDENTIDADES RELIGIOSAS (1) ETA (2) Ética (4) ETIQUETA E BOAS MANEIRAS (1) ETIQUETAS (1) EUA (1) EUCARISTIA (1) EUTANASIA (3) Evangelho de João (1) Evangelical Demonstrators Rally (1) Evolução (5) Exegese (1) Existência de Jesus como D'us (1) EXTRATERRESTRES (1) Eye OS (1) Ezequiel 28 (1) F (1) Facebook (2) Facundo Cabral en 10 canciones (1) Falemos das nossas origens e evolução (1) Falo (1) Família (2) Fariseus (1) FASHION 4 GIRLZ (1) Fátima (3) FÁTIMA NUNCA MAIS (1) faz justiça (1) (1) Fé nos Mortos (1) FEAR (2) FEBRE DE SÁBADO À NOITE (1) Feitiçaria (1) FELICIDADE (2) Feliz Aniversário (1) FÉRIAS (2) Festas (1) FESTAS JUDAICAS E CRISTÃS (1) Festival Aéreo (1) Fighting to make Israel into a military theocracy (1) Filantropia (1) Filhos adultos processam pais para serem sustentados (1) FILOSOFIA (1) Fim (2) Fim do Mundo (1) FLASHMOBS (2) FORMULA GOL NEWS (2) FORMULA GOL TV (1) Fotos (2) FOTOS DA REFORMA (1) four Reformed bodies to recognize each other's baptisms (1) Fraternizar (1) Freiras (1) FRIDAY PARTY (1) From Roman Catholic To Geirim in Orthodox Judaism (1) Fundamentalism (1) FUNDAMENTALISTAS (2) G-D ON THE ROAD (1) G-D'S ANNUAL FALL HOLY DAYS (1) G1 – Dicas de Português – Sérgio Nogueira (1) GAIS (1) GALICIA ES TRILINGÜE (1) Games (1) GAYS (1) Génese (1) Génesis (1) GLBT (15) GLBTI (9) GOD ON THE ROAD (2) GOD TUBE (1) GOL TV (1) Governo Sombra (1) Graça (1) GREEK ORTHODOX CHAPEL ONLINE E LITURGIAS REFORMADAS E CATÓLICA (1) Grupos (1) GTA Bracara Augusta (1) GTV (1) Guerra (1) Guilgul Neshamot (2) HA Satan (1) Hajj (1) HALA MADRID (1) Halloween (1) Hanukkah (2) HAROLD CAMPING (1) Hashem » He-Vau-He-Yod (1) Hélio Schwartsman - Conflito de egos (1) HEMEROTECA (7) HEMEROTECA 2 (1) Hemeroteca 3 (1) Hemeroteca 4 (1) Hermann Tertsch (1) HETEROSEXUAIS (1) Hijab (1) Hindus (1) Hits FM Madrid (1) Holy Days Calendar (1) Homossexual (2) Homossexualidade é doença? (1) Homossexualidade não é opção sexual (1) Horas (1) Hour of Power TV (1) How to Shake Hands (1) Humanitários (1) Humor (4) I am out of control and at times hard to handle. (1) I'm selfish (1) IBREVIARY (1) Ícones (1) Idosos (1) Ignorar a Lei (1) igreja católica (4) IGREJA DE DEUS (1) Igreja e Bíblia (1) IGREJA ORTODOXA DE PORTUGAL (1) Igreja Presbiteriana (2) Imaculada Conceição (2) Imagens que chocaram o Povo de Deus - Especial Britney no Brasil (1) impatient and a little insecure. I make mistakes (1) Imperialistas e humanitários (1) Incidentes (1) inclusive o amor e o respeito de terceiros (1) Inclusivo (1) Índice (1) Índice dos meus blogues (2) INFERNO (3) INRI CRISTO (2) Intimidade Teen em Diferentes Grupos étnicos (1) Intro e Salvação (1) Introdução (3) Introdução a este blogue (Cav by X) (1) IPB LIVE EVENTS (1) IPB TV (2) Islão (4) ISRAEL'S SECRET MESSIAH (1) Jared Leto (1) Jejum (1) Jennifer Knapp (1) Jesus (5) Jesus Cristo (2) Jesus Cristo existiu ou é um mito (zeitgeist)? William Lane e Rodrigo Silva respondem (1) Jesus Cristo resolveu o enigma do século (1) Jesus e o Seu sacrifício ou não sacrifício (2) Jesus nasceu em Belém ou em Nazaré? (1) Jesus realmente existiu? (1) JESUS SIM CRISTO NÃO (1) Jesus was just a man (1) JEW TV (1) Jewish Voice Ministries International (1) JIN (2) JMJ2011 (1) JOÃO PAULO II (3) Jogos (1) José Mourinho (1) José Rodrigues dos santos (1) JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA (1) Jovem escritora fica milionária (1) jóvenes antisociales (2) Jovens (1) Judaísmo (7) Judaismo - Moré Ventura revela o verdadeiro Moises | MAZAL (2) Judaísmo e Islão 101 - Inclui Sechita e Halal | A Partícula de Deus - Anselmo Borges | Aminata - Um caso de Mutilação Genital | O caso da Circuncisão na Alemanha (1) JUDAÍSMO E O ALCOOL (1) Judaísmo Humanista (1) Judaísmo Liberal (1) Judaísmo Tradicional Anti-Zionista (1) JUDAS (3) Julgamento de Jesus (2) JUSTIÇA (1) Justin Bieber (3) JUSTIN BIEBER LOUNGE (3) Justin Timberlake (1) Kaká (1) Kalumbonjambonja (the PDF Edition) - Os Bailundos (1) KCA 2011 (1) Kids (7) Klezmer (1) L'OSSERVATORE ROMANO (1) LA 10 (1) Lady gaga (1) Las mujeres más bellas muestran su lado solidario (1) LDS (1) LEFREVIANOS (1) Lei do Talião (1) Leis Xenófobas (1) Leonard Cohen - "Hallelujah" (1) Leonardo Boff (2) Letra kuf e correção da alma (1) Ley Sinde (1) LGBT (2) LGBTI (4) Liberalismo (2) Liberdade (1) Liga Europa (13) LILITH (2) Língua Portuguesa (1) Literatura Nova (1) Liturgia (1) LIVE (1) LIVE CHAT (1) LIVE SOCCER (1) LIVE TV AND SOCCER (3) LIVING ROOM (1) Livre de doença (1) LIVROS (1) logo (1) Los bebés tienen sentido de la justicia con 15 meses (1) Los profesionales más felices (1) Lúcifer (1) Luto (1) M.FACEBOOK (1) M.PUBLICO.PT (1) M.TSF.PT (1) Maçonaria (1) Mãe/Nai Nossa (1) Magreza (1) Mahdi (1) Mal (1) MANIFS TEENS (3) Manual de Segurança no Trabalho (1) MARCA TV (2) Marcos Andrade Abrão (1) Marcos XVI (1) Marte (1) MASSIACH (1) MASTURBAÇÃO (3) MATEUS 2:23 (1) MAZAL (20) MAZAL PASSOVER | ESCATOLOGIA (1) MAZAL | CINA | O QUE É UM MOSTEIRO | AMOR CONJUGAL (1) MAZAL | CINA | O QUE É UM MOSTEIRO | AMOR CONJUGAL | É permitido aos não judeus consultar os astros? | SIGNIFICADO DE MAZAL (1) Mc Donalds (1) MEDITAÇÃO DO REFORMADOR ALEMÃO MARTINHO LUTERO SOBRE O MAL (1) Megritude (1) Melki-Tsedek (1) MEMORIAL AO MEU AMOR SIRACUSA (1) Menú para Navidad clásico (1) Menú para o Natal (1) MERENGUES (6) Metempsicose (1) Mikvah. Menorah (1) Milagre do Perdão (1) Miley Cyrus (1) Ministério Hora Final (1) Ministrar (1) Mística Paulina (1) Miuda (1) Momento (1) MOMENTOS TEEN - BRITNEY (1) Mona Prince (1) Monoteísmo Original (1) Moré Yossef Felix (1) Mórmones (2) Mormonismo (1) Mórmons (1) Morte (5) Mou (1) Mulheres (1) Mulheres no Poder (1) Musica (3) Música (2) MÚSICA ESPECIAL (1) MÚSICA POPULAR PORTUGUESA (1) MY BUTTON COLLECTION (1) Nacionalismo (1) Nadal (1) Namorar (1) Não cobices D-us a Mulher do Próximo (1) não suje a sua imagem com atitudes duvidosas. (1) Natal (2) Neo-ortodoxia (1) Neurociência da Espiritualidade (1) Neutrinos (1) News (2) Niqabs (1) No es guarra (1) NOÉ NOAH (1) Nojo (1) NOTÍCIAS RELIGIOSAS (1) novidades de 2011. ano de 2011 (1) Números Bíblicos (1) NUTRIÇÃO (1) O AMOR - NA VISÃO DOS MEDIEVAIS (1) o Dinheiro e o Mundo (1) O FEMININO (1) O futuro do planeta (1) O homem não tem uma alma (1) O Judaísmo Nazareno crê que não existem duas noivas do Messias (1) O mal (2) O Maligno (2) O Método da Evangelização Puritana (1) O meu ego prefere (livre agência) ser uma metamorfose ambulante e inclusiva de ÉLDER (1) O MEU LIVRO DA VIDA (2) O MEU SIGNO (1) O MUNDO FEMININO ÀS AVESSAS (1) O PADRE DA LIXA (1) O pecado de copiar coisas da Internet (1) O que a Bíblia permite e a igreja proíbe (1) O que é ser uma pessoa inteligente? Ou não ser? (1) O SACERDÓCIO E A BOA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA (1) O SEXO DOS ANJOS (1) O TEMPO (1) O Último Segredo (1) Obama (1) Obama entrega alimentos por Acción de Gracias (1) OIEV (1) Online Jewish community (1) Opus Dei (1) Organograma (1) Ortodoxos (3) Os 4 Maiores (1) OS DEMÓNIOS E OS MABULIANOS (1) Os grandes Super Dragões (1) OS IRMÃOS EM BRAGA (1) OS MEUS ARTIGOS DISTANTES (1) Os meus livros (2) OS NOVOS DEZ MANDAMENTOS (1) OS POPULARES DA SEMANA II (1) Oswaldo Payá (1) oXysgenos Network (1) Padre Apeles (1) Padre da Lixa (3) Padre Javier Alonso (1) Padre José Tolentino Mendonça (1) PADRE LÉO (1) Padre Mário da Lixa (1) Padre Mário de Oliveira (4) Pai Nosso (1) Palavrões (1) PALESTINA y los PALESTINOS (1) Palestine and the Palestinians (1) PALESTRAS (1) Pamela (1) Papa (4) Papa Francisco I (2) Parkinson (1) Partículas subatômicas com massa viajando em velocidades superiores à da luz (1) Páscoa (3) Pastor (1) Pastor Adúltero (1) Pastor Vítor (1) Pátria (1) PAULO COELHO (2) Paulo no Tribunal Judaico (1) Pause For Thought (1) PDF (1) Pecado Original (3) Pecados Capitais (1) Pederastia (4) Pedobatismo (3) Pedofilia (3) Pedro Abrunhosa (1) Pedro J. Ramírez (1) Pedro Passos Coelho no Fórum TSF (1) Pedro Sukeyiro (1) Pena de Morte (1) PEÑA MADRIDISTA (2) Pentecostalismo (1) Pentecostes (2) People I follow (1) Pepsi AD (1) Perdão (1) Perdidos nas Tribos (1) Person of Interest (1) Pesach (1) Pessach (4) Pessach (Páscoa Judaica) (2) Pessoas que sigo (1) PICARETA SÉNIOR (1) Playground (2) Pluralidade dos métodos (2) Pluralismo Judaico (2) PMS (1) Poder (2) Polémica (1) Polémicas (1) Política (4) Pop + (2) POP ISRAEL RADIO (1) Por que o calendário maia trouxe tanta inquietação aos evangélicos (1) Poreotix - Friday (Rebecca Black) HD (1) Porque é que os judeus não acreditam em Jesus (1) PORQUE OLHAMOS PARA OUTRA MULHER SENDO CASADOS (1) Posições Oficiais deste blogue: entre o liberalismo e a neo-ortodoxia. E a sombra de Karl Barth (1) Possessão (1) Predestinação (5) Predestinação TV (1) Prefácio (1) Preparando otro genocidio Lo típico y lo verosímil: el atentado contra Companys (1) Preservativos (1) Prince William and Catherine Middleton's Wedding: Video Highlights (1) processo de rotação de almas (2) Procissão Ateia (1) Profecia (1) Programa Israelita (1) Programa Israelita 2 (1) Prophets (1) PROSTITUIÇÃO (5) Protestant Churches in the Netherlands G-d doesn’t exist (1) PSICIGRAFIA (1) Punto Pelota (4) Punto Pelota Real a toda velocidade (2) Pure Joy - Hour of Power Eps. 2134 and 2132 - Full Hours (1) Quaresma (2) Queer Theology (1) Question: Why do Jews in America have two Passover Seders? (1) Racialismo no Inverso (1) Racionalismo (1) Racismo (2) Racismo Anti-Semita (1) RÁDIO CADENA SER (1) Rádio Gospel FM (1) RÁDIO H7 (1) RADIO SUL AMÉRICA PARADISO - Regina Navarro Lins (1) Radios (2) RAP-CORE (1) Razão (1) Razões para D´us permitir o mal ou ficar em modo de Teismo Aberto (1) Real Madrid News (6) REBECCA BLACK (3) Recreio (2) Rectidão (1) Reencarnação (2) Reforma Protestante (1) Refutação do Protestantismo (2) Refutação dos Ortodoxos Orientais (1) Reggae (1) Regina Navarro Lins (3) RELAÇÕES UNISSEXUAIS HODIERNAS (1) Religião (1) Religião Estável e Religião Itinerante (1) Religiões Várias (2) RELIGIOSIDADE (1) Ressurreição (7) Restauração (1) REV RUN (1) Revolução (1) Revueltas en el mundo islámico (1) Rezar a Avé-Maria faz bem e muito para lá de todos os preceitos religiosas e de fé inerentes ao acto. (1) Ricardo Araújo Pereira e a questão de Deus (1) Ricardo Araujo Pereira e a Questao do HaShem (D'us) (1) Ricardo Gondim (1) Rihanna (2) Riso (1) RIT TV (2) Ritos (1) Ritos Cristãos (1) Romance (2) Rosh Hashanah: The Start of the Jewish New Year (2) Rosto de Jesus (1) Rostos de Jesus (1) Rouco Varela bendice a Rajoy (1) Roupa (1) Ruah (1) RUM (1) Sabbath (1) Sabedoria (1) Sacerdotes y bomberos (1) SADS (1) SAINT OR SINNER (1) SALTOS ALTOSDEFICIÊNCIA OTIMISTA (1) Samhain (1) Santa Maravillas (1) SANTA PAGE (1) SANTO É O ETERNO (1) Santo? Críticos de João Paulo II duvidam (1) santos (1) Satanismo (1) SATURDAY PARTY (1) Scott Anderson (1) Scriptures Metal "Books" (1) se eles têm a Bíblia? (1) Seitas (2) Semana Santa (1) Semântica (1) Ser que se aparece encarnado en animales y personas (1) Sermão da Montanha Versão Moderna (1) Sermons (1) Serviços Religiosos (3) Sete Leis de Noé (1) Sete Mandamentos para atravessarmos a crise (1) SEVENTH DAY SLUMBER (1) Sexualidade (4) Sexualidade Evangélica (2) Shabbat (4) Shavuot (1) Shmuley Boteach (1) Shroud of Turin (2) SIESTA (1) Sincretismo (1) Sindicalistas (1) Sinto nojo de machistas (1) SIRACUSA (1) SITE 4 JESUS (1) Sítio Pessoal (1) Só Jesus Salva (1) SOCCER (1) SOCCER RADIO (1) Socialistas (1) Software livre (1) Solidariedade (1) Somos responsáveis por tudo o que conquistamos (1) Sonhos (1) Sou um Dissenter (1) Spiritual Growth and Academic Performance (1) SPORTS (1) STATS (2) STATS E LINKS DE QUASE TODOS OS MEUS BLOGUES | A MINHA HEMEROTECA VIDEO (1) STATS E LINKS DE QUASE TODOS OS MEUS BLOGUES | HEMEROTECA VIDEO (1) STRAUSS-KAHN (1) Stress (1) SUD (3) SUDS (1) Suicídio (1) SUICÍDIO BULLYING RACISMO VIOLÊNCIA DE GÉNERO (1) Sunset Airshow FAV 2012 Samil (1) Super Tuesday (1) SuperCrise (2) TAGS (2) TAMBÉM ODEIAS (1) Tanya (1) Tatuagens (1) TEEN CHAT (1) Teens (3) Teísmo Aberto (1) TELE 5 LIVE (1) TELEMADRID (1) Tempo (2) TEOLOGIA (1) Teologia da Presperidade (1) TEOLOGIA FEMININA (1) TERAPIA DA TRISTEZA (1) Terapia de Orientação Sexual (1) Teresa de Ávila (1) Tese - Judeus (1) Tese Sobre Homossexualismo (1) Teshuvá (1) Testemunho de um casal (1) texto de Lutero (1) TEXTOS BÍBLICOS SOBRE O DÍZIMO E OUTRAS OFERTAS (2) The 700 Club (1) THE CERN COLLIDER: DEMONIC PORTALS (1) THE END (1) THE GOLDEN CALF (1) THE MACCABEATS (1) THE VATICAN (1) The Wanted (1) The World Reformed Fellowship Statement of Faith (1) The World's Sexiest Book (1) Tikkun ha-Olam (1) TO BE ONE (1) tolerância (1) Tom Cruise (1) TOM HORN (1) Tools (1) TORAH COMPLETA (1) Trabalho (1) TRADICIONALISTAS (1) Trance (1) TranceFM DJ (1) Transfusão de Sangue (1) Tratado da Verdadeira Devoção - Predestinação Marista (1) TRINDADE (13) TRINDADE - DEBATE (1) Tristeza (1) Tu B’Shevat (1) Tulisa - Young (1) Tumblr (1) TV (5) TV Cancão Nova (1) TV CRISTÃ (1) Tweets (7) TWITLONGER (1) Twitter Pessoal (1) Twitters de Regina Navarro Lins (1) TWWW.TV LIVE (1) Una doble de Justin Bieber arrasa en YouTube (1) Unção (1) Uncharted3 na Jordânia - Curto Circuito (1) UNIÃO CARNAL DE PAULO COM CRISTO (1) UNICISTA (9) Uniões Conjugais fora do Matrimónio (1) UNITÁRIOS (9) Universalismo (1) VERBETES (1) Vermes (1) VERNÁCULO (1) Véu (1) VEVO (1) Vida depois da vida (1) Videos (1) Vigo (1) VIGO VIDEO LIVE WEBCAM (1) VIOLÊNCIA DOMÉSTICA (1) VIRGIN (1) Virgindade de Maria (1) Virtudes Teologais (1) VOCÊ E AS SUAS PARTES PARASHÁ VAYIKRÁ | MAZAL (1) Volta de Jesus (1) WEIRD IN A “GOD” WAY (1) Weird por o Reverendo Craig Groeschel (1) What's that crazy Jew been up to? (1) Women and the NIV Bible (1) Xmas (4) Y la plaza de Chueca no se puso los auriculares (1) Ya somos 7.000 millones (1) Yeshua (2) Yom Huledet Sameach (1) Yoshke of Nazareth (1)

    KSS: TWITTER TRENDS IN SPAIN | KLEZMER MUSIC

    Twitter Trends in Spain

    Twitter Trends, Spain - Trendsmap

    http://amesadecafe.wordpress.com/2008/09/21/musica-klezmer-feita-em-portugal/ http://worldmusic.about.com/od/europeanjudaica/p/Klezmer.htm
    Concelho de Braga, Portugal »» Abro uma frente contra o individualismo liberal, que reduz tudo o que envolve a Humanidade à mera economia, e contra o totalitarismo que faz desaparecer o individuo dentro da máquina absorbente do Estado e da Religião, proclamo que somente numa sociedade com vida própria pode desenvolver-se a liberdade concreta a que a humanidade tem direito. O moto “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est” (“Igreja Reformada e sempre reformando-se”) continua vigente. Quero reforçar a sociedade como travão ao Estado e à Religião, a fim de proteger e promover a liberdade do Indivíduo. Corresponde ao Estado a função de coordenador político, para manter a unidade teológica e orgánica do corpo social, dirigindo, vigiando e impulsionando a vida colectiva. Through the grace of our Lord YAOHÚSHUA (Jesus), the love of G-d, and the communion of the ‘Rukha Hol-Hodshúa (Holy Spirit), I trust in the one triune G-d (YÁOHU ULHÍM), the Shúam (Name), the Holy One of Yaoshorúl (Israel), whom alone I worship and serve (http://gamc.pcusa.org/ministries/pda/). God comes to us in free and undeserved favor in the person of YAOHÚSHUA who lived, died, and rose for us that we might belong to G-d and serve Mehushkhay (Christ) in the world. Following YAOHÚSHUA, Presbyterians are engaged in the world and in seeking thoughtful solutions to the challenges of our time. Presbyterians affirm that G-d comes to us with grace and love in the person of YAOHÚSHUA, who lived, died, and rose for us so that we might have eternal and abundant life in him. As Mehushkhay’s (Christ’s) disciples, called to ministry in his name, we seek to continue his mission of teaching the truth, feeding the hungry, healing the broken, and welcoming strangers. G-d sends the ‘Rukha Hol-Hodshúa (Holy Spirit) to dwell within us, giving us the energy, intelligence, imagination, and love to be Mehushkhay’s (Christ’s) faithful disciples in the world. More than two million people call the Presbyterian Church, http://www.pcusa.org/, (in the U.S.A.) their spiritual home. Worshipping in 10,000 Presbyterian congregations throughout the United States (also in other countries and cities like the city of Braga, Portugal [NOT DIRECTLY CONNECTED BUT INSPIRED BY]: Apresento-vos, amados santos (consagrados) do D-us Ela-Ele/Ele-Ela Eterno, formalmente a MINHA AMADA IGREJA/OHOLYÁO/CONGREGAÇÃO OFICIAL, no meu magnífico site/sítio: http://www.wix.com/ViktorMoreno/conviteavalsa: IGREJA BAPTISTA (PRESBITERANA) PENTECOSTAL – Vias Prebendas dignas duma lauda ou de um asteísmo: Rua de S. Martinho, 9 / Rua Manuel Álvares, 9, Braga; Horários: Terça: 20:30/21:00 (Verão: 21:00); Sábado: 19:00 hrs (Abaixo dos Bombeiros Municipais; em frente da gasolineira “BP” – Sapadores) C.P./Cidade: 4700 Braga; Telemóvel oficial do Pastor: 964 803 540, “ESCRITURAS OFICIAIS”: http://verdadesquelibertam.wordpress.com/as-escrituras-na-versao-yaohushua-clique-aqui/), they engage the communities in which they live and serve with G-d’s love. IGREJA EVANGÉLICA CONSERVADORA FUNDAMENTALISTA EM BRAGA Endereço Rua da Cruz da Pedra, 39 Sítio e contacto Ceia do Senhor Domingo, 10:00 Escola Dominical Domingo, 10:45 Preg. Evangelho Domingo, 10:45 Estudo Bíblico Quarta, 21:00 Oração Sexta, 21:00 Jovens Sábado, 20:30 Senhoras Último Domingo, 15:30 Anciãos Samuel Antunes Vieira, Ernesto da Silva Vieira e David Antunes Vieira Observações Início da presença da Igreja na localidade: Junho de 1957 Data de comemoração de aniversário: 4 de Junho

    Kids Shabbos School

    Esta semana oramos por:

    BÍBLIAS EM VÁRIOS IDIOMAS E TODOS OS MEUS POSTS




    Tags: MTV Shows
    Estudo alerta para ingestão de peixes contaminados com mercúrio A ingestão de peixe contaminado com mercúrio é a principal via de exposição ao metal tóxico e uma ameaça para a saúde no mundo todo, segundo um relatório publicado na revista científica sueca "Ambio". O estudo, elaborado a partir de cinco artigos de especialistas e divulgado hoje pela imprensa britânica, indica que, atualmente, o grau de contaminação com mercúrio industrial é três vezes maior que antes da Revolução Industrial. A poluição de oceanos, lagos, rios e mares deixou alguns peixes com altos níveis tóxicos de mercúrio, cuja ingestão é especialmente prejudicial para grávidas, recém-nascidos e crianças. Os danos causados, inclusive pelos baixos níveis de mercúrio, no desenvolvimento do cérebro são conhecidos há décadas, mas os cientistas do estudo ressaltam que ainda não foi feito o suficiente para reduzir a exposição ao mínimo. O relatório, aprovado por mais de mil cientistas na Conferência Internacional sobre a Contaminação do Mercúrio, realizada no segundo semestre do ano passado, em Madison (Estados Unidos), destaca que os efeitos tóxicos do mercúrio também aumentam o risco de ataques cardíacos, especialmente entre os homens adultos. Apesar da redução das emissões de mercúrio registradas nos países desenvolvidos nos últimos 30 anos, os níveis continuaram elevados por causa das emissões dos países em desenvolvimento. Segundo o professor da Universidade de Wisconsin James Wienes, as implicações políticas da descoberta "são claras". Nos Estados Unidos, a fim de reduzir a exposição ao mercúrio, o Governo lançou uma campanha para alertar as mulheres grávidas para o consumo limitado de peixes, especialmente de pescado branco e mariscos, que devem ser ingeridos em quantidades inferiores a 340 gramas por semana. Uma medida similar é promovida pela agência sanitária britânica, a Food Standards Agency, que aconselha as grávidas a evitar o consumo de tubarão e peixe-espada, e limitar o de atum, já que estes são os peixes com os níveis de mercúrio mais elevados. No entanto, pesquisadores britânicos da Universidade de Bristol descobriram que o pescado também contém ácidos ômega 3 e outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento do cérebro, apesar da ameaça que supõe para a saúde sua contaminação com mercúrio. A partir de um estudo com 9.000 famílias, o relatório, publicado na revista britânica "The Lancet", concluiu que os riscos do consumo de peixes são superados por seus benefícios. Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2007/03/08/ult1766u20692.jhtm
    Thaeme e Thiago - Apocalipse (Part. Marcos e Belutti).mp3
    Força Jovem Brasil
    Vancouver Riots 2011
    Hour of Power 2158 (Full Episode) from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    Kalumbonjambonja (the PDF Edition) – Versão Revista em Junho 2011http://www.scribd.com/embeds/58688769/content?start_page=1&view_mode=list&access_key=key-98b01xvklntkfrsftp0 Os Meus Posts
    Visitar-me em Twix.com

    Religion Blogs
    blog sites
    Festa da Taça já começou, siga aqui!



    Rapture aside, America's evangelical Christians deserve a little respect
    Tim Stanley - The Telegraph - 22 May 2011          
    Thanks to Vaal for the link Last week I went to a small evangelical church in West Los Angeles to test the mood pre-Rapture. This particular congregation did not buy the prediction by...
    CBS News - CBS - 22 May 2011          
    An aspect of religion that intrigues me is its capacity to con money out of a seemingly endless supply of gullible idiots. Is there anything so stupid that, if you put it out there, you can't find...
    The Thinking Atheist - YouTube - 21 May 2011
    This is worth watching
    Leonard Susskind - TED - 21 May 2011          
    Thanks to weavehole for the link What's it like to be pals with a genius? Onstage at TEDxCaltech, physicist Leonard Susskind spins a few stories about his friendship with the legendary Richard...
    TAGGED: PHYSICS, SPEECHES
    Ben Goldacre - Guardian - 21 May 2011
    Here's no surprise: beliefs that we imagine to be rational are bound up in all kinds of other stuff. Political stances, for example, correlate with various personality features. One major review in...
    Eric MacDonald - Choice in Dying - 21 May 2011          
    This is the second instalment of (former Reverend) Eric MacDonald's replies to reviews of The God Delusion , following the one we posted yesterday. He promises more, and I, for one, look forward to...
    Greta Christina - AlterNet - 20 May 2011          
    Atheists, by definition, don't think any religion has any reasonable likelihood of being true. And yet, for some weird reason, we're often asked to choose between them. Believers often accuse us...
    TAGGED: RELIGION, WINGNUTS
    David Silverman - CNN - 20 May 2011          
    Let nobody doubt that religion hurts people. Good, intelligent, caring people suffer every day and everywhere at the hands of religion, the happy lie. Religion is used by dishonest people who...
    Jerry Coyne - WEIT - 20 May 2011
    I’m so glad that Eric’s website, Choice in Dying, has taken off in a big way. He regularly posts thoughtful commentaries, and, unlike most of us, can’t be accused of theological naivité (he was,...
    Eric MacDonald - Choice in Dying - 20 May 2011
    I’ve been reading reviews of Richard Dawkins’ The God Delusion over the last few days. There are a surprising number of them. Most of them, as is to be expected, no doubt, are written by religious...
    ASHLEY PARKER - The New York Times - 20 May 2011          
    Abby Haddad Carson and Robert Carson say Saturday is Judgment Day; the children, Joseph, Faith and Grace, do not The Haddad children of Middletown, Md., have a lot on their minds: school...
    TAGGED: RAPTURE, WINGNUTS
    - - RDF Store - 20 May 2011          
    Evolution Fun for Kids! Award winning evolution activity playmat, poster and activity guide Special introductory prices, click here to buy
    Bang goes the theory - BBC - 19 May 2011          
    We've already posted a brief, edited version of this conversation, and promised that the full version would come along later. Here, now, is the full version. Link to original post and comments ...
    Ruth Gledhill - The Times - 19 May 2011          
    Religion should not be allowed to “hijack” the great cultural resource of the Bible, according to the atheist scientist Professor Richard Dawkins. Asked by the Labour MP Frank Field, chairman...
    Michelle Boorstein - Washington Post - 19 May 2011          
    UPDATE (thanks to Miranda Celeste for the link): a pdf of the 143-page report itself is here . The largest study ever done on youth sexual abuse by Catholic clergy concludes that the scandal...
    British Humanist Association and RDFRS - BHA website - 18 May 2011          
    Date: 9th June 2011 Start time: 7:00pm for 7:30pm start - 8:30pm Venue: Logan Hall, Institute of Education, 20 Bedford Way, London WC1H 0AL Tickets: Non-members £6.00; £4.00 for BHA members...
    Bart Erhman - YouTube - 18 May 2011          
    This is a very nice – and witty – little vignette by Bart Ehrman. The central Christian dogma of the Trinity, it turns out, occurs in only one place in the bible, in the first epistle of John,...
    TAGGED: RELIGION

    AVISO DO BLOGUE:
    Abro uma frente contra o individualismo liberal, que reduz tudo o que envolve a Humanidade à mera economia, e contra o totalitarismo que faz desaparecer o individuo dentro da máquina absorbente do Estado e da Religião, proclamo que somente numa sociedade com vida própria pode desenvolver-se a liberdade concreta a que a humanidade tem direito. O moto "Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est" ("Igreja Reformada e sempre reformando-se") continua vigente. Quero reforçar a sociedade como travão ao Estado e à Religião, a fim de proteger e promover a liberdade do Indivíduo. Corresponde ao Estado a função de coordenador político, para manter a unidade teológica e orgánica do corpo social, dirigindo, vigiando e impulsionando a vida colectiva. Through the grace of our Lord YAOHÚSHUA (Jesus), the love of G-d, and the communion of the 'Rukha Hol-Hodshúa (Holy Spirit), I trust in the one triune G-d (YÁOHU ULHÍM), the Shúam (Name), the Holy One of Yaoshorúl (Israel), whom alone I worship and serve (http://gamc.pcusa.org/ministries/pda/). God comes to us in free and undeserved favor in the person of YAOHÚSHUA who lived, died, and rose for us that we might belong to G-d and serve Mehushkhay (Christ) in the world. Following YAOHÚSHUA, Presbyterians are engaged in the world and in seeking thoughtful solutions to the challenges of our time. Presbyterians affirm that G-d comes to us with grace and love in the person of YAOHÚSHUA, who lived, died, and rose for us so that we might have eternal and abundant life in him. As Mehushkhay's (Christ’s) disciples, called to ministry in his name, we seek to continue his mission of teaching the truth, feeding the hungry, healing the broken, and welcoming strangers. G-d sends the 'Rukha Hol-Hodshúa (Holy Spirit) to dwell within us, giving us the energy, intelligence, imagination, and love to be Mehushkhay's (Christ’s) faithful disciples in the world. More than two million people call the Presbyterian Church, http://www.pcusa.org/, (in the U.S.A.) their spiritual home. Worshipping in 10,000 Presbyterian congregations throughout the United States (also in other countries and cities like the city of Braga, Portugal (Observation: My Church is not directly connected but inspired by): Apresento-vos, pois, formalmente a MINHA AMADA IGREJA OFICIAL, http://www.wix.com/ViktorMoreno/conviteavalsa: IGREJA BAPTISTA (PRESBITERANA) PENTECOSTAL - Vias Prebendas dignas duma lauda ou de um asteísmo: Rua de S. Martinho, 9 / Rua Manuel Álvares, 9, Braga; Horários: Terça/Quinta: 20:30/21:00 (Verão: 21:00); Sábado: 19:00 hrs (Abaixo dos Bombeiros Municipais; em frente da gasolineira "BP" - Sapadores) C.P./Cidade: 4700 Braga; Telemóvel oficial do Pastor: 964 803 540, "ESCRITURAS OFICIAIS": http://verdadesquelibertam.wordpress.com/as-escrituras-na-versao-yaohushua-clique-aqui/), they engage the communities in which they live and serve with G-d’s love. To ilustrate read the blog's article about women's leadership in Church: http://supralapsarianismo.wordpress.com/2010/10/11/damasio-%e2%80%9co-signo-o-tempo-e-a-consciencia%e2%80%9d-maria-a-mae-de-yaohushua-era-hermafrodita-como-o-afirmam-alguns-muculmanos/
    Também temos uma reflexão democrática com o contraditório: http://conviteavalsa.blogspot.com/2010/09/yaohushua-e-o-nosso-sumo-bem-da.html

    Bento Domingues: Os partidos na Igreja

    No "Público" de 22 de Maio de 2011 AD


    USA DENOMINATIONS LINKS
      DENOMINATIONS
      • Link to denominations | Portuguese Denomination: Metodistas de Portugal
      • Circuito de Braga
        alt BRAGA
        Morada: Travessa Dr. Francisco Machado Owen, 45 (Bairro Social St.ª Tecla) 4710 - 322 Braga Telefone: 253 271 266 Horário das Reuniões: Domingo - 10:00 Escola Dominical Domingo - 11:00 Culto 5ª Feira - 21:00 Estudo Bíblico Pastor responsável: Revª. Eunice Alves Telemóvel: 963 107 631
    ANTENA3 TV
    Fluir.tv
    edsom on livestream.com. Broadcast Live Free
    Watch live streaming video from apliveroyalwedding at livestream.com
    Fernanda Henriques, da Universidade de Évora, constatando que D'us se tornou um ídolo masculino patriarcal - se D'us é masculino, o masculino é D'us e, então, como é que as mulheres se pensam quando se dirigem a D'us figurado no masculino -, afirmou que as teologias feministas devem ser um braço da teologia da libertação, fundamentais para a renovação da Igreja (independente da denominação cristã) e decisivas para equilibrar as representações do homem e da mulher no seu valor na sociedade.
    Documento Final – Compromisso da Cidade do Cabo - Parte I PDF Imprimir E-mail
    Seg, 16 de Maio de 2011 AD
    Documento Final – Parte 2/4
    Congresso Lausanne III
    Compromisso da Cidade do Cabo
    5. Nós amamos o Espírito Santo
    Nós amamos o Espírito Santo na unidade da Trindade, juntamente com o Deus Pai e o Deus Filho. Ele é o Espírito missionário enviado pelo Pai missionário e pelo Filho missionário, que sopra vida e poder na Igreja missionária de Deus. Nós amamos e oramos pela presença do Espírito Santo, pois sem que o Espírito testemunhe de Cristo, o nosso testemunho é inútil. Sem a obra de convencimento do Espírito, é vã nossa pregação. Sem os dons, a direção e o poder do Espírito, nossa missão é mero esforço humano. E sem o fruto do Espírito, nossas vidas desinteressantes não conseguem refletir a beleza do evangelho.
    A) No Antigo Testamento vemos o Espírito de Deus ativo na criação, em obras de libertação e de justiça, enchendo pessoas do Espírito e capacitando-as para todo tipo de serviço. Profetas cheios do Espírito aguardavam ansiosamente a vinda do Rei e Servo, cuja Pessoa e obra seriam capacitadas pelo Espírito de Deus. Os profetas também aguardavam a era que seria marcada pelo derramamento do Espírito de Deus, trazendo nova vida, obediência renovada e dons proféticos para todo o povo de Deus, jovens e velhos, homens e mulheres.[17]

    Leia mais...
    Follow me on Twitter!
    [TRU:] YOUNG TELEVISION
    TV IPB
    Follow me on TwitLonger! Clique no http://www.twitlonger.com/index.php/main_new The Lord's Prayer by Huntley Brown - 2147 from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    Hour of Power Ep. 2153 - Full Hour from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    Amazing Grace performed by Crystal Cathedral Choir & Worship Team - 2153 from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    Hour of Power EP. 2154 - Full Hour from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.
    [TRU:] YOUNG TELEVISION
    TV IPB
    Watch live streaming video from tvbetel at livestream.com

    KSS: SHABBOS/SHABBAT

    CATEGORIAS FUNDAMENTALISTAS NÃO INCLUSIVAS E INCLUSIVAS | A ESPERANÇA DOS DEFICIENTES

    2120 Full Hour from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.

    The Fundamental Top 500


    The Baptist Top 1000 


    IFB1000
    http://unisinos.br/blog/ihu/category/juventude/ » Estudo do Ibase mostra como pensa a juventude sul-americana A juventude perdida da América Latina Uma selvagem celebração da liberdade, da juventude, do excesso » http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=34669 A fé da juventude. Estudos inéditos apontam um descrédito das religiões ‘Hoje não há geração, há tribo’. A diferença entre a juventude de 1968 e hoje. Entrevista com Zuenir Ventura ||| http://magcalcauvin.files.wordpress.com/2011/05/dc3adzimo.pdf »»»» DÍZIMO PDF ESPECIALMENTE A PÁGINA 5 » http://magcalcauvin.wordpress.com/2011/05/10/dizimo-uma-ideia-de-genio-de-agostinho/

    The Expanded Bible New Testament | Youthworks Bible Studies - Sex, Relationship & the Bible